fbpx
Início » Valor da conta de luz em 2024 deve ter aumento médio de 5,6%

Valor da conta de luz em 2024 deve ter aumento médio de 5,6%

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Novo aumento na tarifa de energia à vista! Isso mesmo! O valor da conta de luz em 2024 deverá subir 5,6%, em média, para os consumidores brasileiros. Essa é a projeção divulgada pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta terça-feira (23). Trata-se, portanto, de uma estimativa mais alta que a inflação prevista pelo Banco Central para esse período, ou seja, de 3,87%.

Em 2023, a ANEEL, já havia informado que esperava uma alta média de 6,8% na conta de luz do consumidor. No entanto, a porcentagem de aumento ficou em 5,9% no ano passado.

> Leia mais: Em 2024, aumento na conta de luz deverá atingir uma média acima da inflação

Aumento da conta de luz em 2024 – reajuste anual

conta de luz em 2024conta de luz em 2024

As tarifas de energia sofrem reajuste todos os anos pela ANEEL. Isso ocorre sempre na data de “aniversário” de cada concessão.

Toda vez que a agência decide fazer reajustes, alguns fatores são levados em conta. Assim, é considerado o custo da geração e da transmissão de energia e os encargos setoriais. São computados, também, os custos próprios da operação da distribuidora, bem como a inflação ocorrida no período.

A Volt Robotics também previu reajustes médios da conta de luz em 2024 acima da inflação para os consumidores brasileiros. Dessa forma, a empresa especializada no uso de ciência de dados e de sistemas inteligentes de gestão para o setor de energia fez um levantamento. Nele, enfatizou que o maior aumento na conta de luz em 2024 ocorrerá na região Sul.

E, o que fazer para começar, de uma vez por todas, a contornar os reajustes constantes na conta de luz em 2024 e nos anos que seguirão?

Reajustes na conta de luz em 2024 – energia solar é a solução

energia solar continua sendo a melhor opção para quem quer economizar e reduzir em até 95% a sua conta de luz! Com o aumento na conta de luz em 2024, prestes a acontecer, verificamos o quanto o investimento em energia solar vale a pena. Ao investir em energia solar, o consumidor pode economizar até 90% na conta de energia!

Diferente da energia elétrica convencional (fonte hídrica e outras), que seguirá aumentando anualmente, a energia solar se mostra muito mais estável e previsível. Segundo a pesquisa encomendada pela ABSOLARa energia solar pode reduzir a conta de luz em 5,6% até 2031.

> Leia mais: Energia solar pode reduzir a conta de luz em 5,6% até 2031

Reajustes na conta de luz em 2024 – Energia solar já é a segunda maior fonte de energia 

conta de luz em 2024

De acordo a ABSOLAR, avançar com a fonte solar no Brasil é fundamental para acelerar nosso desenvolvimento econômico, social e ambiental. Isso porque a tecnologia envolvida auxilia na diversificação da matriz elétrica do País e reduz a pressão sobre os recursos hídricos naturais.

A fonte solar também aumenta a segurança de suprimento e minimiza os aumentos de preço na tarifa de energia. Além do mais, segundo a entidade, a expansão da fonte solar fortalece a sustentabilidade, a competitividade dos setores produtivos e favorece a transição energética.

Segundo a ABSOLAR, usinas solares de grande porte têm capacidade de geração de energia a valores até dez vezes menores que as termelétricas fósseis. O mesmo benefício vale para a energia importada de países vizinhos. Com sua agilidade e versatilidade, grandes usinas se tornam operacionais em menos de 18 meses. Enquanto isso, a geração distribuída só precisa de 24 horas para funcionar.

Energia solar supera a eólica e já é a segunda maior fonte da matriz nacional

Bastou apenas uma década para que a energia solar partisse do zero em capacidade instalada para a segunda colocação na matriz elétrica brasileira. Com isso, ficou atrás apenas das usinas hidrelétricas. O avanço tecnológico, a redução dos custos, a evolução do marcado aqui no Brasil e a ótima qualidade de incidência solar em terras brasileiras contribuíram enormemente para tal crescimento.

Acrescenta-se a tudo isso, também, uma forte política de incentivos pelo Estado, direcionada às energias renováveis como pilar de sustentação ao crescimento. Tudo em conformidade com o projeto Economia da Inovação Energética e Transição do Sistema.

Tudo leva a crer que a energia solar continuará expandindo rapidamente. Segundo a Bloomberg, até 2050 a fonte solar ocupará o primeiro lugar na matriz nacional, ultrapassando as hidrelétricas. Trata-se de um caminho com potencial para ser percorrido de forma ágil, conforme as políticas públicas adotadas em consonância com o uso dessas tecnologias nos programas governamentais.

É importante salientar que a fonte solar é relevante na matriz energética em razão da geração distribuída. A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz brasileira. E, segundo a ABGD, as eólicas levaram mais tempo para atingir o mesmo patamar que a solar.

Além disso, o crescimento desta foi essencial para o desenvolvimento econômico, social e ambiental no Brasil. Isso ocorreu quando o consumidor passou a ter mais opção de produzir sua própria energia.

Muitos consumidores já perceberam isso, tanto é que a fonte solar se tornou a segunda maior matriz elétrica brasileira, ultrapassando a eólica.

> Leia mais: Entenda os benefícios da Geração Distribuída solar no Brasil

Que tal começar o seu projeto solar? Basta solicitar um orçamento com uma empresa confiável e saber como obter o seu equipamento. Agora você já tem motivos de sobra para conhecer mais sobre energia solar e planejar o seu projeto.

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

conta de luz em 2024

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating