fbpx
Início » Carregadores EV obrigatórios poderão ser alugados entre vizinhos

Carregadores EV obrigatórios poderão ser alugados entre vizinhos

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Os carregadores EV obrigatórios estão sendo decretados em diversos países. O decreto-lei foi criado com o objetivo de ampliar a eletromobilidade, estabelecendo novos requisitos à concessão ou renovação de edifícios. Assim, a medida promove um melhor desempenho energético.

No Brasil, temos o exemplo da cidade de São Paulo, que desde março de 2021, exige que novos condomínios residenciais e comerciais disponibilizem estações de recarga para carros elétricos e híbridos nas garagens, com medição independente de consumo.

Similarmente, na Inglaterra, desde 15 de junho de 2022, todas as novas casas e edifícios comerciais devem ter carregadores EV obrigatórios. Além de facilitar que moradores de casas recém-construídas possuam carros elétricos, isso possibilita que a população alugue seus carregadores EV obrigatórios. Desse modo, a vizinhança se torna mais sustentável e adquire renda extra!

Entenda mais sobre o aluguel de carregadores EV obrigatórios a seguir.

Saiba mais: Califórnia apoia inclusão de geradores solares em edifícios novos

Os benefícios de alugar carregadores EV obrigatórios

A nova lei será ideal para moradores que desejam adquirir carros elétricos ou híbridos. Claro que sempre existirão aqueles que preferem continuar com os veículos à gasolina ou diesel. Porém, seus carregadores EV obrigatórios não devem ficar parados acumulando poeira por anos.

Só para se ter uma ideia, apenas no Reino Unido são 14 milhões de pessoas no que vivem em pequenos apartamentos e estão desesperadas para se livrarem de seus veículos movidos aos combustíveis fósseis, porém não têm acesso a um carregador.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre carros elétricos

Além disso, é importante destacar o quanto a lei trará uma boa solução ao problema. A compra e instalação de carregadores públicos custa caro. Direcionar a maioria dos carregamentos para os carregadores EV obrigatórios em residências será o ideal.  Espera-se que a nova lei trará a instalação de 145 mil novos pontos de recarga todos os anos, sem que seja gasto o dinheiro público.

Dessa forma, o aluguel de carregadores EV obrigatórios é rentável e tem impacto social. Para aqueles que vivem em apartamentos ou coberturas e não podem ter um carregador, podem alugar o equipamento por meio de Community Charging (carregamento comunitário). É possível escolher o valor, e assim, gradualmente, recuperar o valor investido na instalação do carregador.

Ou seja, a notícia de que o governo tornará os carregadores EV obrigatórios é extremamente positiva. Desse modo, os moradores podem aderir aos carros elétricos sem pagar os custos da instalação. Mesmo que não tenham veículos, a opção de alugar é ótima para complementar a renda.

Como funciona o aluguel de carregadores EV obrigatórios

Os hosts, como são chamados os moradores que decidem alugar seus carregadores EV obrigatórios, são livres para escolher quanto cobrar. Além disso, também são livres para determinar quando seus carregadores EV obrigatórios estarão disponíveis para aluguel ou não.

Os vizinhos que buscam locar os carregadores são chamados de chargees. Segundo especialistas, os hosts não precisam se preocupar com chargees estranhos frequentando suas casas. Afinal, com a vasta disponibilidade, é esperado que apenas os vizinhos mais próximos aluguem regularmente os carregadores EV particulares.

O modelo de Community Charging é incentivado pelo governo. Com a alta do preço da energia elétrica, o aluguel de carregadores EV obrigatórios trará mais independência financeira e qualidade de vida. Prefeituras como as das cidades de Kent e Dorset, na Inglaterra, já declararam apoio para o Community Charging em seus sites oficiais.

Como serão os carregadores EV obrigatórios no Brasil

No Brasil, a nova lei foi proposta pelo vereador Camilo Cristófaro (PSB) e sancionada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB). Ela possui ainda algumas exceções.

A lei não se aplica para:

  • Empreendimentos construídos com recursos públicos
  • Habitação social

Porém, é preciso comprovar a impossibilidade técnica ou econômica para estar isento da lei dos carregadores EV obrigatórios.

100 mil carros elétricos  e carregadores EV obrigatórios

Segundo o relatório da Bloomberg NEF (BNEF), em 2025, a frota mundial de eletrificados pode chegar a 77 milhões, e em 2030, a 229 milhões. No Brasil, a expectativa é chegar a 100 mil carros elétricos até agosto de 2022.

DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) destacou que há veículos desse tipo circulando em todos os 26 estados e Distrito Federal. No entanto, a maior parte deles se concentra em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

De acordo com estes dados, podemos constatar que o crescimento dos eletrificados no Brasil é muito promissor, marcando um real avanço da eletromobilidade. E isso já coloca o país no mapa mundi das tecnologias inovadoras.

Agora, devemos expandir a descarbonização da mobilidade ampliando o etanol, os híbridos flex e os elétricos movidos a bateria, a maior tendência global.

Leia também: Conheça os dez carros elétricos mais vendidos em 2022

Geradores fotovoltaicos com estação de recargacarregador de veículos elétricos Wallbox

A Aldo Solar já disponibiliza os novos geradores fotovoltaicos com estação de recarga. Esses equipamentos chegam ao mercado com a tecnologia avançada dos inversores Growatt e módulos fotovoltaicos da Jinko Solar.

carregadores EV obrigatórios

E, para quem já está a caminho da sustentabilidade, os novos modelos geradores fotovoltaicos com estação de recarga para carros elétricos Growatt constituem uma fantástica solução para maximizar ainda mais os benefícios da energia solar com uma estação própria de recarga seja em empresas ou residências.

Tudo isso porque são inúmeros os benefícios gerados pela eletromobilidade somados a geração própria da energia através do sol para subsidiar o consumo do carro elétrico maximizando o ROI com muito mais praticidade, economia e sustentabilidade.

O posto de abastecimento gratuito da Aldo

Aldo Solar aposta em seu Programa de Mobilidade Elétrica. Assim, disponibiliza ao público a primeira garagem pública para abastecimento de carros elétricos e/ou híbridos alimentada por energia solar do sul do país.

blog aldo garagem solar BMW i3

Maringá e outras cidades do Brasil têm postos de abastecimento de carros movidos à energia elétrica. No entanto, todos estão ligados à rede oficial de distribuição de energia. A grande diferença é que nesta garagem a eletricidade é gerada pelo sol.

Sendo assim, a garagem foi montada no modelo de carport solar. Trata-se de uma estrutura construída a partir de painéis fotovoltaicos para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia a partir da luz do sol. Dessa forma, a solução oferece um ganho duplo. Enquanto protege os veículos do sol, as placas captam a luz solar, convertendo-a em “combustível” para abastecer os carros elétricos ou híbridos.

A garagem fica aberta ao público na sede da Aldo 24 horas por dia, de segunda a domingo, totalmente gratuito. Conta, ainda, com três vagas para abastecimento de carros elétricos.

Confira as características técnicas da Garagem Solar da Aldo:

  • 27 módulos fotovoltaicos;
  • 1 inversor Fronius 8.2kw;
  • carregadores veicular trifásico de até 40kw;
  • Autonomia do BMW I3 – até 385km.

Horário de funcionamento da garagem: todos os dias, 24 horas por dia, totalmente sem custo.

Endereço:  Avenida Advogado Horácio Raccanello Filho, nº 1.836, Bairro Vila Nova, Maringá, PR.

Energia positiva é a que vem do sol

Por fim,  comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto, opções de financiamento e receba um orçamento grátis de um revendedor autorizado Aldo Solar.

Carregadores EV obrigatórios

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating