fbpx
Início » Conheça os dez carros elétricos mais vendidos em 2022

Conheça os dez carros elétricos mais vendidos em 2022

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em
Tempo de leitura: 6 Minutos

Você sabe quais foram os dez carros elétricos mais vendidos em 2022 até agora? De acordo com Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado brasileiro vendeu 70 modelos de veículos leves eletrificados no primeiro quadrimestre de 2022. Assim, essas vendas totalizaram quase 13 mil emplacamentos.

Esse número considera, também, os carros híbridos (HEV), os híbridos plug-in (PHEV) e os veículos elétricos movidos a bateria (BEV).

> Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre carros elétricos

Carros elétricos mais vendidos: mercado aquecido

Somando os 3.123 emplacamentos feitos em abril, o mercado automotivo contabilizou 12.976 unidades vendidas no ano, contra 7.290 só no primeiro quadrimestre de 2021. A ABVE aponta, portanto, que o estoque total de veículos eletrificados circulando no país chegou a 90 mil.

As opções ajudaram o crescimento do segmento em 78% nos quatro primeiros meses deste ano, comparando-se com o mesmo período de 2021. Dessa forma, no ritmo em que estamos, esse número deve ultrapassar os 100 mil entre julho e agosto de 2022.

Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos até agosto

Considerando os dez carros elétricos mais vendidos em 2022, o mercado de carros elétricos e híbridos, em 2021, apresentou um recorde de 34,9 mil unidades vendidas. Esses números, portanto, superaram todas as expectativas da ABVE e significam um aumento de 77% em relação aos 19,7 mil emplacamentos feitos em 2019. E para 2022, a expectativa é que o Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos até agosto.

DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) destacou que há veículos desse tipo circulando em todos os 26 estados e Distrito Federal. No entanto, a maior parte deles se concentra em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Tipos de veículos e os mais sustentáveis

Hoje, o mercado está dividido entre três tipos de veículos: elétricos, híbridos e motor a combustão. Os 100% elétricos são os mais sustentáveis, sem motor a combustão e movidos a bateria recarregável, representando a menor parte da frota: 8% do total. Contudo, sua proporção está aumentando, com uma venda três vezes maior a cada ano que passa. E claro, o Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos em circulação ainda em 2022.

Podemos citar, ainda, os modelos híbridos, compostos de motor a combustão movidos por gasolina, diesel ou álcool, combinado a um motor elétrico com bateria recarregável. Dessa forma, a eletricidade é obtida por meio da energia perdida nas frenagens, o que representa um dos dois tipos de híbridos. O outro, oferece a alternativa de recarga externa e são os híbridos plugáveis.

> Leia mais: Como a energia solar atua na recarga de veículos elétricos?

Carros elétricos mais vendidos e cidades com maior circulação VEs

Quanto às cidades, existe maior circulação de elétricos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. E isso se deve ao grande incentivo dado à eletromobilidade nessas regiões, incluindo a elaboração de plano de mudanças climáticas e suas metas de diminuição de poluentes.

Além disso, acrescenta-se os incentivos para redução do IPVA, investimentos robustos em ampliação de infraestrutura de recarga e isenção do rodízio de automóveis.

Carros elétricos mais vendidos em 2022

Confira a seguir, a lista com os dez carros elétricos mais vendidos em 2022 no Brasil:

  • 1º lugar: Toyota Corolla Cross (HEV);
  • 2º lugar: Toyota Corolla Altis (HEV);
  • 3º lugar: Volvo XC60 (PHEV);
  • 4º lugar: Volvo XC40 Recharge (PH;
  • 5º lugar: BMW X5 XDrive 45E (PHEV);
  • 6º lugar: Kia Stonic MHEV SX (HEV);
  • 7º lugar: Jaguar Land Rover Discovery D200 MHEV (HEV);
  • 8º lugar: Mercedes C200 AMG Line (HEV);
  • 9º lugar: Jaguar Range Rover (PHEV);
  • 10º lugar: BMW X3 XDrive 30E (PHEV).

Necessidade de mudanças

Diversos países assumiram compromissos na COP-26 em favor da redução de emissões de carbono, que é o principal responsável pelo efeito estufa. Isso aumenta cada vez mais a pressão ambiental para reduzir o uso dos combustíveis fósseis.

Nesse cenário, os veículos elétricos colaboram com a redução da emissão desses poluentes. Hoje, um carro elétrico está custando, no mínimo, R$ 150 mil no mercado brasileiro. Com os carros elétricos mais vendidos em 2022, listados neste artigo, percebemos a mudança e o crescimento rumo à adesão desses carros, apesar dos valores ainda altos.

> Leia mais: SP aprova lei para incentivar carros elétricos com desconto do IPVA

Carros elétricos mais vendidos: alternativa para a alta dos combustíveis

Já estamos presenciando diariamente que, além dos problemas óbvios de poluição, os combustíveis fósseis não param de ter reajustes de preços. Além disso, estão com os dias contados, tornando-se obsoletos e escassos. Diante disso, o setor automotivo já está buscando soluções alternativas e sustentáveis para contornar o problema no mundo todo. Não à toa, comemoramos a publicação da lista dos carros elétricos mais vendidos em 2022!

Assim, os carros elétricos são alternativa para a alta dos combustíveis e a eliminação dos poluentes emitidos na atmosfera. Mesmo ainda mais caros que os convencionais, a tendência é que os veículos elétricos ganhem a preferência do consumidor.

Energia solar para carregar veículos elétricos

Utilizar a energia solar para carregar carros elétricos é a forma mais inteligente de potencializar as suas principais qualidades, permitindo que o sol “encha o tanque” do veículo com a própria energia gerada. E assim, fica fácil aliar economia e sustentabilidade nos modelos carros elétricos mais vendidos em 2022.

Por isso, a Aldo Solar lançou recentemente geradores fotovoltaicos com estação de recarga com carregador de veículos elétricos Wallbox da Growatt. É uma solução robusta e eficiente para recargas de veículos elétricos com maior velocidade, economia e praticidade.

Geradores fotovoltaicos com estação de recarga

carros elétricos mais vendidos

Assim, os novos geradores fotovoltaicos com estação de recarga chegam ao mercado com a tecnologia avançada dos inversores Growatt e módulos fotovoltaicos da Jinko Solar. E, claro, são a opção ideal para abastecer os carros elétricos mais vendidos em 2022 com a luz do sol

E, para quem já está a caminho da sustentabilidade, vale muito a pena os novos modelos geradores fotovoltaicos com estação de recarga. Os geradores para para carros elétricos maximizam os benefícios da energia solar com uma estação própria de recarga seja em empresas ou residências.

Tudo isso porque são inúmeros os benefícios gerados pela eletromobilidade somados a geração própria da energia por meio do sol. Isso possibilita subsidiar o consumo do carro elétrico maximizando o ROI com muito mais praticidade, economia e sustentabilidade.

Saiba mais: Aldo lança geradores fotovoltaicos com estação de recarga para veículos eletrificados

Carregador de veículos elétricos ou híbridos

carros elétricos mais vendidos

Conheça os carregadores monofásicos EV Thor Smart para carros elétricos, com potência de 7,4 kW e 32A de corrente elétrica.

Assim, o veículo elétrico será abastecido na potência máxima, proveniente de uma fonte de energia renovável ou simplesmente da rede. Além disso, oferece suporte a várias estratégias de controle de temporizador, capacidade de carga e taxa de cobrança.

Principais características dos carregadores EV THOR Smart

  • Potência: 7,4 Kw | 32A
  • Monofásico 220V (F-F / F-N)
  • Plug: tipo 2 com cabo de 5m
  • Sistema de comunicação: conectividade wi-fi | autenticação: RFID e App
  • THOR EV Charger atende todo público e todas as possibilidades, desde residencial a comercial

Para se ter uma ideia, com um investimento de R$ 10 mil é possível rodar 1.500 KM/mês sem custos adicionais por 30 anos. Assim, basta plugar e funciona com todas as marcas de veículos elétricos.

A energia positiva que vem do sol

Por fim, agora que você já sabe quais são os carros elétricos mais vendidos em 2022conheça mais sobre energia solar e sobre o futuro da eletromobilidade. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto, opções de financiamento e receba um orçamento grátis de um revendedor autorizado Aldo Solar.

carros elétricos mais vendidos

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating