Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Conheça o potencial da venda de veículos eletrificados em 2022 – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Conheça o potencial da venda de veículos eletrificados em 2022 – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Conheça o potencial da venda de veículos eletrificados em 2022

Conheça o potencial da venda de veículos eletrificados em 2022

Veículos eletrificados: mais econômicos, sustentáveis e convenientes

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A venda de veículos eletrificados, à primeira vista, pode não parecer tão promissora quanto realmente é. Isso porque, para a maioria da população, ainda não é rotineiro ver uma boa quantidade de pessoas falando sobre seus carros elétricos.

Porém, os números surpreendem. Desde 2021, o mercado de automóveis e comerciais leves eletrificados no Brasil cresceu 77% sobre os 19.745 emplacamentos de 2020, e 195% sobre os 11.858 de 2019. Foi o melhor resultado histórico da Associação Brasileira de Veículo Elétrico, com um recorde de 34.990 unidades vendidas.

Leia também: Tudo que você precisa saber sobre carros elétricos

Agora, pensando em 2022, os números seguem impressionando. Com 3.435 emplacamentos, as vendas de veículos eletrificados no Brasil tiveram o melhor mês de fevereiro da série histórica da ABVE. Desde já, esse número equivale a um aumento de 147% sobre fevereiro de 2021 (1.389) e de 34% sobre janeiro de 2022 (2.558). Corresponde também a 2,8% das vendas domésticas totais de automóveis e comerciais leves no Brasil, que foram de 120.192, segundo a Fenabrave.

Acima de tudo, essa evolução indica que os eletrificados conquistam cada vez mais participação no mercado doméstico total. Em janeiro, por exemplo, o market share dos eletrificados foi de 2,2%. Em 2021 (janeiro a dezembro), de 1,8%.

Neste artigo, você confere mais detalhes sobre o crescimento da venda de veículos eletrificados. Entenda o histórico de crescimento e o potencial para 2022!

Os recordes de 2021 na venda de veículos eletrificados

Anteriormente, apenas em dezembro, foram 4.545 eletrificados vendidos. Dessa forma, tivemos o melhor mês da história da eletromobilidade no Brasil até então.

Ou seja: a venda de veículos eletrificados teve aumento de 29% sobre novembro de 2021 (3.505) e de 133% sobre dezembro de 2020 (1.949). Os números se referem ao total de automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos puros (BEV) emplacados de janeiro a dezembro de 2021.

O presidente da ABVE, Adalberto Maluf, comemorou os resultados. Segundo Adalberto, os resultados mostram a força do transporte elétrico no Brasil, apesar do ambiente regulatório pouco favorável.

“O brasileiro está claramente optando pelo veículo elétrico limpo, silencioso e sustentável. A eletromobilidade avança no país, em contraste com o mercado convencional de veículos a combustível fóssil”.

O vice-presidente de Veículos Leves da ABVE, Pedro Bentancourt, completou: “a eletromobilidade é uma realidade inexorável e irreversível – no Brasil no mundo”.

Leia também: Sustentáveis, carros elétricos são alternativa para a alta dos combustíveis

Venda de veículos eletrificados em 2022

Assim como em 2021, o mercado segue batendo grandes metas. Primeiramente, se olharmos por tipo de motorização elétrica, as vendas de fevereiro de 2022 foram as seguintes:

  • 2.344 HEV (elétrico híbrido): 68% do total do mês (60% em janeiro);
  • 689 PHEV (híbrido plug-in): 20% (25,5% em janeiro);
  • 402 BEV (100% elétrico): 12% (14,5% em janeiro).

De acordo com os dados, dos 2.344 HEV emplacados em fevereiro, 2.057 correspondem aos veículos híbridos flex a etanol (60% do total).

Do mesmo modo, as vendas foram puxadas pelos Corolla e Corolla Cross fabricados no Brasil pela Toyota, que aumentaram sua participação entre os eletrificados.

Leia também: 2022 promete! Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos

Market Share de veículos eletrificados em 2022

Como resultado do crescimento constante da venda de veículos eletrificados, podemos perceber cada vez mais a evolução da participação dos eletrificados leves nas vendas domésticas totais no Brasil. Assim, somando autos + comerciais leves + utilitários/BEV (não inclui veículos pesados e levíssimos). HEV + PHEV + BEV, temos:

  • 2020: 19.745 eletrificados vendidos – 1% de market share
  • 2021: 34.990 – 1,8%
  • Janeiro 2022: 2.558 – 2,2%
  • Fevereiro 2022: 3.435 – 2,8%.

(Fonte: ABVE/Renavam).

Veículos eletrificados: mais econômicos, sustentáveis e convenientes

Desde já, os combustíveis fósseis não param de ter reajustes de preços. Além disso, estão com os dias contados, tornando-se obsoletos e escassos.

Diante disso, o setor automotivo já está buscando soluções alternativas e sustentáveis para contornar o problema no mundo todo. Assim, os carros elétricos são alternativa para a alta dos combustíveis e a eliminação dos poluentes emitidos na atmosfera.

Os carros movidos a eletricidade estão cada vez mais eficientes. São, também, considerados uma boa alternativa para contornar os efeitos causados pelos combustíveis fósseis em larga escala.

Atualmente, a estimativa é de que esse número chegue a 56 milhões até 2040, o que representará mais da metade da frota de carros do planeta.

Postos no Brasil para veículos eletrificados

Hoje, o Brasil conta aproximadamente 350 postos de recarga para carros elétricos em rodovias e locais públicos.

Do ponto de vista de eficiência, emissão de carbono e outros benefícios, essa transição do carro a combustão para eletricidade não tem mais volta. As duas tecnologias são incomparáveis, no entanto, embora as montadoras estejam migrando para os modelos elétricos, as dificuldades ainda são grandes.

Encontre a estação de carregamento rápido mais próxima

Está procurando um lugar para carregar o seu carro? Com o PlugShare ficou muito mais fácil encontrar uma estação de carregamento e a garagem da Aldo também já está na lista.

O app é gratuito para IOS, Android e web e além de conectar os proprietários de veículos elétricos, também permite encontrar e avaliar estações de carregamento, como a da Aldo.

E então, já é tempo de se preparar para começar a circular com carros elétricos movidos a energia solar, não? Afinal, eles são altamente tecnológicos e sustentáveis. Essa já é uma realidade do presente, então, o futuro já começou.

Garagem da Aldo

Maringá e outras cidades do país, mantêm pontos de recarga de veículos elétricos e híbridos plug in. No entanto, a grandeGaragem Solar e Carro eletrico maioria está conectado diretamente à rede de distribuição de energia.

Assim, a Aldo já anunciou a primeira garagem pública para recarga de carros elétricos e/ou híbridos plug in no sul do país, abastecida por energia solar.

 

Leia também: Aldo tem posto de abastecimento de carros elétricos movidos a energia solar

Veículos eletrificados: uma realidade que não pode ser ignorada

Em amplo crescimento do mercado, e diante de tantas vantagens para o bolso e para o planeta, o mundo não deve voltar atrás. Afinal, o planeta não pode mais ficar à mercê do mercado de combustíveis fósseis.

Daqui para a frente, precisamos abraçar as novas tecnologias disponíveis em prol de um futuro não apenas mais sustentável, mas também mais econômico.

Que tal começar já? Continue aqui com a gente no blog da Aldo e saiba mais sobre mobilidade elétrica e as tendências e soluções no Brasil e no mundo!

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

veículos eletrificados

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating