Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021 – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021 – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021

Energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A energia solar parece ser mesmo a fonte limpa mais procurada pelo mundo afora, de acordo com informações divulgados pela IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável). O estudo mostra que a energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021 entre todas, demonstrando que as fontes limpas continuam seu ritmo de crescimento em alta. Dessa forma, está ganhando cada vez mais impulso no mundo todo, apesar de tantas incertezas.

Segundo a IRENA, houve um aumento no estoque de energia renovável do planeta em 9,1%. Isso significa uma capacidade mundial de geração de energia renovável que ficou em 3.064 GW, até o final de 2021. E nesse cômputo, a energia solar foi a renovável com mais adeptos entre todas as demais fontes limpas.

> Leia mais: Saiba tudo sobre as fontes de Energias Renováveis

A energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021

A energia que vem das hidrelétricas ainda representa a maior parte da capacidade total de geração de fontes renováveis, com 1.230 GW. Assim, as Estatísticas de Capacidade Renovável da IRENA 2022 demonstraram que as fontes eólica e solar permanecem dominando a nova capacidade de geração de renováveis.

Fonte solar lidera

Sendo assim, em conjunto, as duas tecnologias colaboraram com 88% da participação do total da nova capacidade de renováveis de 2021. Dessa forma, com um incremento de 19%, a capacidade da fonte solar lidera e aumenta sua expansão em 13%. E assim, a energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021.

Progresso contínuo

Trata-se de um progresso contínuo, que demonstra a resiliência das fontes renováveis, com um desempenho apontando para mais oportunidades aos países. Com isso, se torna possível colher múltiplos benefícios socioeconômicos neste tipo de investimento.

Transição energética

No entanto, embora haja uma tendência mundial encorajadora, estudos recentes, como o Word Energy Transitions Outlook, relatam que estamos longe de completar uma transição energética ampla e rápida. Desse modo, fica impraticável evitar as consequências das mudanças climáticas.

Energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021

Por outro lado, está mais que evidente o fato de que o mundo não pode mais depender dos combustíveis fósseis para atender as demandas de energia. Os investimentos destinados às usinas de combustíveis fósseis resultam em pouca gratificação. Isso em relação à sobrevivência das nações e do planeta. A boa notícia é que a energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021.

> Leia mais: Energia solar para reverter as mudanças climáticas que afetam o planeta

Energia solar foi a renovável com mais adeptos: é preciso uma expansão mais rápida

Segundo o entendimento da IRENA, é preciso trabalhar no sentido de transformar a adesão às energias renováveis uma norma em todo o planeta. Dessa forma, é necessário expandir sua presença a um ritmo muito mais ágil que a demanda por energia. Só assim é possível minimizar os efeitos terríveis do aquecimento global.

Contudo, segundo a entidade, apesar de um impulso significativo no uso das renováveis para gerar eletricidade, muitos países ainda não chegaram a esse estágio.

Confira os números atualizados – energia solar foi a renovável com mais adeptos

Conforme dados da IRENA, a nova capacidade de gerar energia renovável em 2021 ficou em cerca de 68% adicionada na Ásia. O resultado foi de um total de 1.46 TW de capacidade. Em todo o continente asiático, a China foi o país que mais contribuiu, injetando 124 GW. Enquanto isso, a energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021.

Já, na Europa e na América do Norte, o resultado ficou, respectivamente, em 39 GW e 38 GW acrescentados durante o ano. Também houve um crescimento da capacidade de energia renovável em 3,9% na África e 3.3% na América Central e no Caribe.

> Leia mais: Setor de energias renováveis busca talentos

Ritmo estável, porém, lento

Nas duas regiões, apontadas logo acima, verificamos um crescimento das renováveis de forma estável. Contudo, o ritmo de ambas é muito mais lento que o observado na média mundial. Isso aponta para a necessidade de uma cooperação internacional mais forte. Dessa forma, torna-se mais viável otimizar os mercados de eletricidade e impulsionar investimentos mais robustos nessas regiões.

Destaques em relação a tecnologias

Energia hidrelétrica

As hidrelétricas cresceram em 2021 de maneira constante, com comissionamentos de diversos projetos atrasados até 2021.

Energia solar

Nos anos anteriores houve um aumento na nova capacidade em todas as principais regiões do planeta. Agora, a capacidade solar mundial total ultrapassou a capacidade da fonte eólica. E dessa forma, a energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021.

Energia eólica

Em 2021, a expansão da energia eólica se manteve a um ritmo inferior a 2020. Foram +93 GW em comparação aos +111 GW de expansão em 2020.

Bioenergia

Sua expansão em capacidade líquida aumentou em 2021, com +10,3 GW comparados aos +9,1 GW de 2020.

Energia geotérmica

Sua capacidade de crescimento teve um aumento excepcional em 2021 e apresentou +1,6 GW.

Eletricidade fora da rede

Fora da rede, a capacidade de geração cresceu 466 MW em 2021, com +4% para chegar a 11,2 GW.

> Leia mais: Crescem os postos de trabalho para energias solar e eólica

Fonte solar fotovoltaica no Brasil

A energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021. Confira, então, nossos novos números no Brasil:

Com os dados acumulados desde 2012, são mais de 15 GW de capacidade operacional, mais de R$ 78,5 bilhões em novos investimentos. Temos, ainda, mais de 450 mil novos empregos gerados, mais de R$ 21,7 bilhões em arrecadação de tributos e mais de 20,8 milhões de toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas.

A energia solar foi a renovável com mais adeptos em 2021. Assim, estamos a caminho de um mundo mais solar, sustentável e livre de emissão de poluentes em larga escala.

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Energia solar foi a renovável com mais adeptos

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Confira também as opções de financiamento da Aldo Solar com a Caixa Econômica Federal!

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating