Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Melhor estação para energia solar é mesmo o verão? Melhor estação para energia solar é mesmo o verão?
Início » Verão: melhor estação para energia solar?

Verão: melhor estação para energia solar?

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Na última sexta-feira, dia 22, presenciamos a chegada oficial do primeiro dia da estação mais quente do ano: o verão. É um período ainda muito aguardado pelos fãs de altas temperaturas e dias mais longos e ensolarados. Nessa época muita gente aproveita para curtir o lazer a céu aberto com suas inúmeras possibilidades. Mas, será que o verão é a melhor estação para energia solar?

Segundo informações do Climatempo, embora essa estação, amada por uns e odiada por outros, apresentar maiores índices de incidência de radiação solar, talvez não seja a ideal para os geradores fotovoltaicos. Na verdade, o calorão do verão brasileiro pode representar desafios consideráveis para a eficiência das placas solares. Assim, o verão pode não ser a melhor estação para energia solar.

> Leia mais: Em momento de maior demanda da população a solar atendeu 19,2% do consumo de energia

Melhor estação para energia solar?

melhor estação para energia solar

Muita gente acredita que no verão a eficiência da geração de energia fotovoltaica atinge o seu ponto máximo. Na realidade, algumas regiões do país apresentam chuvas intensas com nuvens densas. E, nessas condições, a capacidade de captação de irradiação solar é reduzida, o que compromete a geração de energia solar.

Além do mais, nesse período do ano, as temperaturas extremas afetam de forma negativa a performance dos equipamentos fotovoltaicos. Isso ocorre porque o calor intenso acelera a degradação das células fotovoltaicas, conforme o coeficiente de temperatura do painel fotovoltaico.

E, como se não bastasse, temos mais razões para questionar se o verão é a melhor estação para energia solar. A produção de energia solar não é o único desafio no verão. Precisamos, ainda, enfrentar a questão do consumo de energia.

Temperaturas altas, como as que estamos enfrentando, levam a população a aumentar o uso de aparelhos de ar-condicionado. Isso resulta em uma demanda por energia elétrica mais robusta. Os banhos são mais frequentes, além de outros hábitos cultivados em períodos de calor intenso. Tudo isso colabora para uma elevação muito alta do consumo de energia.

Melhor estação para energia solar? O lado positivo do verão para a geração fotovoltaica

Melhor estação para energia solar

No entanto, apesar das adversidades que o verão oferece para a tecnologia fotovoltaica, essa estação tão quente não é de todo desprovida de benefícios para gerar energia solar. O fato de contar com dias mais longos o verão proporciona mais horas de luz solar para gerar energia.

Além disso, nessa época, os sistemas híbridos podem ser úteis, como os geradores movidos a combustíveis limpos e os sistemas de armazenamento de energia. Por isso, é importante atentar para as oportunidades que viabilizam a otimização da geração de energia solar.

E qual é a melhor estação para energia solar, afinal?

melhor estação para energia solar

Ao contrário do que se percebe ou se pensa, os recordes de produção de energia solar acontecem na primavera, na maior parte das vezes. Nessa estação, as temperaturas também são elevadas, porém, não tão extremas quanto no verão.

As pancadas de chuva também são mais brandas na primavera em comparação ao verão. E essa combinação de fatores cria as melhores condições para se produzir energia solar, favorecendo um aumento no consumo de energia mais controlado.

> Leia mais: Apagão em São Paulo: como não ficar no escuro com energia solar

E o que dizer da influência do fenômeno El Niño?

O El Niño sempre acrescenta um elemento de imprevisibilidade a mais ano cenário das altas temperaturas. Este fenômeno meteorológico se caracteriza pelo aquecimento atípico das águas do Oceano Pacífico, provocando intensificação do calor, que interfere no regime das chuvas.

Dessa forma, a influência do El Niño de 2023/2024 deverá se destacar por pancadas de chuva provocadas pelo forte calor e pela umidade elevada. Assim, segundo a Climatempo, as grandes e persistentes áreas de instabilidades não deverão ser sua principal causa, conforme já aconteceu em anos anteriores.

Ondas de calor

Segundo especialistas, a onda de calor acontece quando temos uma temperatura acima da média por um período de mais de cinco dias. Na atual onda de calor, classificada como uma das mais intensas do ano, a temperatura está 5°C acima da média.

A onda de calor é comum todos os anos na “transição” entre a primavera e o verão. De acordo com o Centro Nacional de Desastres Naturais (Cemaden), nessa época, a Terra já está mais exposta ao Sol com a proximidade do verão.

E as temperaturas altas ocorrem porque é uma temporada sem chuva e, com isso, menos nuvens para impedir a passagem de tanto calor.

Os dados mostram que, década após década, aumentou o total de dias do ano sob efeito de ondas de calor. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até os anos 1990, eram sete dias em média. Os dados mais recentes indicam mais de 50 dias de calor atípico em média por ano.

Esses dados indicam que precisamos nos mobilizar urgentemente para mitigar os efeitos do aquecimento global em prol da sustentabilidade. Precisamos analisar que tipo de planeta pretendemos deixar para as próximas gerações e como tomar atitudes que amenizem novas ondas de calor. 

As constantes ondas de calor desse ano assustaram o mundo em muitos sentidos. Mas, a tecnologia fotovoltaica já tem algumas soluções interessantes, que você encontra na Aldo. Conheça a tecnologia TopCon e mantenha a eficiência de seu gerador solar durante as ondas de calor.

> Leia mais: Gerador Personalizado Aldo: como impulsionar suas vendas com essa nova funcionalidade

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

melhor estação para energia solar

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating