Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Carro elétrico com autonomia de 4 meses: conheça essa inovação! Carro elétrico com autonomia de 4 meses: conheça essa inovação!
Início » A Lightyear deve lançar carro elétrico com autonomia de 4 meses

A Lightyear deve lançar carro elétrico com autonomia de 4 meses

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A fabricante holandesa é pioneira na fabricação de veículos elétricos movidos a energia solar e já conquistou um alto nível de desempenho e autonomia. Isso porque seu protótipo One rodou 710 km com apenas uma carga completa e 11 mil km gestando recargas solares e do freio regenerativo. Agora, a Lightyear deve lançar carro elétrico com autonomia de 4 meses sem a necessidade de recarga na tomada!

> Leia mais: Como a energia solar atua na recarga de veículos elétricos?

Carro elétrico com autonomia de 4 meses: desempenho inédito 

Esse novo carro elétrico com autonomia de 4 meses surge com um desempenho inédito na história dos veículos dessa categoria. Assim, assegura seu lançamento cumprindo boa parte das promessas da empresa, em 2019, durante a etapa de captação de investimentos.

O CEO e cofundador da empresa, Lex Hoefsloot, esclareceu que esse feito do novo veículo consumindo energia de apenas 137 Wh a cada 1,6km, a 85km/h. Hoje, até mesmo os carros elétricos mais eficientes do mercado consomem em torno de 50% a mais de energia, rodando a essa velocidade.

Encomendas para o carro elétrico com autonomia de 4 meses

Foram 6 anos de desenvolvimento e, agora, finalmente o veículo está pronto e disponível para encomendas a partir do terceiro trimestre. Dessa forma, a primeira linha de carro elétrico com autonomia de 4 meses será produzida na Finlândia, com 946 unidades a um valor inicial de 250 mil euros. Convertendo de forma direta, são R$ 1,3 milhão.

A startup afirmou, ainda, que o carro pode rodar cerca de 50 km durante todo um dia ensolarado médio na Holanda. Isso graças à energia produzida nos 5 metros quadrados de módulos solares instalados no capô e no teto.

> Leia mais: Crescimento de veículos elétricos impulsiona mercado de carregadores

Carro elétrico com autonomia de 4 mese bare recorde em economia

A premissa do Lightyear 0 é um carro elétrico com autonomia de 4 meses. Portanto, ele será movido a energia solar e promete bater recorde em economia. Assim, esse sedã com design e desempenho futurista terá o início de sua produção no final deste ano.

No início de junho, a empresa holandesa apresentou a versão final do três-volumes. Ele será, então, o primeiro carro de produção movido a energia solar. Por isso, o teto de caimento cupê é composto por um painel solar de cinco metros quadrados.

Aumento da autonomia com bateria de 60 kWh

Sua autonomia é melhorada graças a uma bateria de 60 kWh, que permite o alcance de até 625 km no ciclo WLTP. Contudo, a fabricante declarou que o carro é predominantemente movido por energia solar capaz de garantir até 70 km por dia.

Portanto, ao considerar uma condição hipotética, em um ano com 365 dias ensolarados geraria até 11 km de autonomia para o veículo. O único “porém” é ter um clima ensolarado durando tanto tempo, principalmente na Holanda. Isso nos faz pensar no quanto esse carro elétrico com autonomia de 4 meses pode ser bem-aproveitado no Brasil.

> Leia mais: Conheça os dez carros elétricos mais vendidos em 2022

Sendo assim, dependendo do uso do veículo e da condição climática, muitos meses sem recarga são garantidos. No entanto, quando necessário, o carro pode receber o equivalente a 32 km de autonomia em 1 hora ao ser conectado a uma tomada doméstica. Nesse mesmo período, pode alcançar 520 km com uma fonte de recarga rápida.

O foco não será no desempenho

Os dados de potência e torque dos quatro motores da versão final do veículo não foram fornecidos pela Lightyear. Assim, os propulsores do protótipo forneciam 138 cv e 122,4 kgfm em conjunto. Sabe-se apenas que o modelo de produção não supera os 160 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Entretanto, o veículo impressiona pelo seu coeficiente de arrasto, que é o menor já visto entre sedãs, ou seja, de 0,19 cx.

Apesar de ser equipado com placa solar e medir mais de 5 metros de comprimento, o Lightyear 0 pesa apenas 1.575 kg. Trata-se, portanto, de um peso equivalente ao de um Jeep Compass, que tem 1.504 kg. O sedã é, ainda, 500 kg mais leve que o Porsche Panamera, que pesa 2.070 kg devido à sua carroceria, feita de fibra de carbono.

Materiais veganos e sustentáveis

O interior do novo carro elétrico com autonomia de 4 meses é composto apenas de material vegano e sustentável, como couro sintético de origem natural e garrafas PET. Minimalista, ele tem uma central de entretenimento de 10,1 polegadas para comandar quase todas as funções do veículo. No entanto, essa central se compatibiliza apenas com Android Auto.

A fabricação carro elétrico com autonomia de 4 meses terá início no final de outubro deste ano e seu valor será bem mais alto que o Tesla e Lucid Air. Assim, ele custará a partir de 250 mil euros, ou seja, R$ 1,3 milhão na atual cotação.

A empresa holandesa pretende criar um segundo veículo com base no Lightyear 0. No entanto, ele deve ser mais simples para garantir um preço final mais acessível. Sua estreia, então, deve acontecer entre o final de 2024 e começo de 2025.

> Leia mais: Gigantes se unem para impulsionar o carro elétrico no Brasil

Energia solar para carregar veículos elétricos

Utilizar a energia solar para carregar carros elétricos é a forma mais inteligente de potencializar as suas principais qualidades. Asssim, é possível “encher o tanque” do carro elétrico com autonomia de 4 meses quando precisar, apenas com a energia dos geradores de energia solar. E assim, fica fácil aliar economia e sustentabilidade para chegarmos a marca de21 milhões de carros elétricos circulando no mundo até 2025.

carro elétrico com autonomia de 4 meses

Por isso, a Aldo Solar lançou recentemente geradores fotovoltaicos com estação de recarga com carregador de veículos elétricos Wallbox da Growatt. É uma solução robusta e eficiente para recargas de veículos elétricos com maior velocidade, economia e praticidade.

Tudo isso porque são inúmeros os benefícios gerados pela eletromobilidade somados a geração própria da energia por meio do sol. Isso possibilita subsidiar o consumo do carro elétrico maximizando o ROI com muito mais praticidade, economia e sustentabilidade.

Energia positiva é a que vem do sol

Por fim, agora que você já sabe mais sobre o novo carro elétrico com autonomia de 4 mesesconheça mais sobre energia solar e sobre o futuro da eletromobilidade. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto, opções de financiamento e receba um orçamento grátis de um revendedor autorizado Aldo Solar.

carro elétrico com autonomia de 4 meses

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn Instagram.  Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating