Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Energia solar já superou 1 TW no mundo todo – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Energia solar já superou 1 TW no mundo todo – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Energia solar já superou 1 TW no mundo todo

Energia solar já superou 1 TW no mundo todo

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A energia solar já superou 1 TW ao redor do globo e está avançando cada vez mais rapidamente. Assim, seu protagonismo cresce no mundo todo e o Brasil já é líder em adoção desta fonte renovável na América Latina.

Com isso, tendemos a nos tornar um dos mais relevantes mercados globais dentro dos próximos anos. Dessa forma, até 2026, aumentam as chances de atingir 54 GW de capacidade solar total.

Essas são informações fornecidas pelo Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026. Trata-se de um estudo internacional promovido na Alemanha, durante os trabalhos da Intersolar Europe – a maior feira do setor solar.

> Leia mais: Por que a energia solar é a mais democrática fonte renovável?

Energia solar já superou 1 TW: marca histórica

O estudo, acima citado, teve participação da ABSOLAR e demonstrou que a fonte solar já superou 1 TW! Isso é uma marca histórica em termos de potência instalada no mundo todo.

Sendo assim, o relatório anual apontou que, apesar dos impactos inéditos causados pela pandemia de Covid-19 no mundo, a energia solar só prospera. Assim, sua capacidade instalada já dobrou nos últimos anos.

Por isso, existe uma expectativa, baseada em projeções, de que a fonte solar fotovoltaica continue progredindo e ultrapasse a marca de 2 TW em menos de quatro anos. E, segundo o estudo, isso representará o dobro da capacidade de geração de energia da Alemanha e da França juntas.

Energia solar já superou 1 TW e Brasil foi um dos líderes em 2021

A energia solar já superou 1 TW no mundo todo. E, segundo Rodrigo Sauaia, da ABSOLAR, em 2021, o Brasil foi um dos líderes no mercado solar mundial em instalação de novos sistemas fotovoltaicos. Com isso, adicionou 5,7 GW durante o ano, levando em conta a soma as grandes usinas fotovoltaicas e dos sistemas de geração própria. Esses, constituídos por fachadas, telhados e pequenos terrenos.

Fonte solar está em 5º lugar na matriz brasileira

Hoje, a fonte solar ocupa o quinto lugar entre as fontes de energia que compõem a matriz energética brasileira. Com isso, apresenta 15,3 GW de capacidade instalada operando.

Destacamos que, desde 2012, o setor solar já proporcionou ao Brasil mais de R$ 82,1 bilhões de investimentos e mais de 459 mil novos empregos acumulados. Além disso, evitou a emissão de 22 milhões de toneladas de CO2 durante a geração de eletricidade.

> Leia mais: Capital paulista triplicou as instalações de sistemas fotovoltaicos em 2021

10 anos de Geração Distribuída e energia solar já superou 1 TW

No dia 17 de abril de 2022, o setor de energia solar do Brasil comemorou 10 anos de geração distribuída. Com isso , lembramos que no dia 17 de abril de 2012, a ANEEL publicou a Resolução Normativa nº 482. E seu objetivo era formatar regras mais claras que facilitassem o acesso à geração distribuída (GD) no país.

Nesses 10 anos de existência, a modalidade de energia solar fotovoltaica já foi capaz de gerar mais 420 mil empregos e atraiu mais de 74 bilhões de reais em investimentos novos. Além disso, enquanto  a energia solar já superou 1 TW, o Brasil comemora, também, 10 GW de potência instalada en geração própria de energia solar.

Já são mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras

Enquanto a , no Brasil já são mais de 1,1 milhão de unidades consumidoras aproveitando a geração de energia elétrica limpa e renovável gerada em mais de 930 mil sistemas de geração. Desde 2012, o segmento acumula mais de 300 mil empregos gerados e mais de R$ 52,4 bilhões em investimentos!

> Leia mais: Em um ano a Geração Distribuída cresceu mais de 70%

Microgeração e minigeração

O marco da GD no Brasil foi firmado em 2012. Assim, o acesso de micro e minigeração distribuída pode ocorrer pelos sistemas de distribuição de energia elétrica nacionais, ou seja, as redes elétricas das concessionárias. E isso pode ser feito por meio das normas criadas pela Resolução 482 da ANEEL.

Assim, qualquer consumidor com cadastro ativo no Ministério da Fazenda, por meio de CPF ou CNPJ, pode conectar um sistema de geração própria de fontes renováveis. Essas fontes compreendem energia solar, hídrica, eólica, biomassa ou cogeração qualificada. E podem ser paralelas às redes de distribuição das concessionárias.

> Você conhece as diferenças entre minigeração e microgeração distribuída?

Energia solar já superou 1 TW: conquistas 

As escolhas tecnológicas sustentáveis representam, também, benefícios socioeconômicos profundos. Hoje, o setor de energias renováveis emprega mais de 11 milhões de pessoas em todo mundo, segundo a IRENA, Agência Internacional de Energias Renováveis.

E a quantidade de países que produzem, comercializam e instalam energias renováveis, a cada ano, só aumenta. Enquanto a transformação energética global continua ganhando impulso – e a energia solar já superou 1 TW – essa empregabilidade garante sustentabilidade e autonomia ao setor em expansão. Oferece, também, mais uma razão para que os países se comprometam com um futuro renovável.

Mercado fotovoltaico não para de crescer no país

Os dados falam por si – a energia solar já superou 1 TW em todo o mundoe a o setor de geração distribuída está em pleno crescimento no Brasil. Milhares de oportunidades e várias empresas estão ingressando no mercado fotovoltaico no Brasil. Agora, com 10 anos de geração distribuída temos uma urgência maior de fazer a transição da matriz energética no mundo, isso tende a aumentar ainda mais.

Com 10 anos de geração distribuída, já podemos apostar que a energia solar só tem a crescer e contribuir com uma vida mais sustentável para todos.

> Leia mais: Quem são as mulheres no mercado de renováveis?

A energia positiva que vem do sol

Por fim, agora que você já sabe que a energia solar já superou 1 TW, conheça mais sobre energia solar. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

Energia solar já superou 1 TW

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating