Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Novos carros a gasolina serão proibidos na Califórnia até 2035 Novos carros a gasolina serão proibidos na Califórnia até 2035
Início » Novos carros a gasolina serão proibidos na Califórnia

Novos carros a gasolina serão proibidos na Califórnia

O objetivo é estar livre das emissões de combustíveis fósseis até 2035

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O mais rico estado norte-americano, a Califórnia, deve proibir a venda de novos carros a gasolina a partir de 2035. O plano do estado americano foi anunciado na última quinta-feira, dia 25/08. Dessa forma, a medida inovadora pode surtir grandes efeitos em um esforço para enfrentar os problemas gerados pelas mudanças climáticas. Isso deve acelerar a transição mundial para a adoção de veículos elétricos.

O objetico de proibir a venda de novos carros a gasolina a partir de 2035 é começar sua implementação agora, segundo publicação do The New York Times. Nesse sentido, foi emitida uma regra pelo Conselho de Recursos Aéreos. O propósito é de exigir que todos os novos carros vendidos no estado da Califórnia estejam livres das emissões de combustíveis fósseis até 2035.

> Leia mais: Em 2025 serão 21 milhões de carros elétricos vendidos no mundo

Até hoje, os combustíveis usados para abastecer veículos são responsáveis pelo aquecimento do planeta acima dos 12% atuais. Assim, também foram estabelecidas metas provisórias exigindo que 35% dos novos veículos de passageiros vendidos na Califórnia até 2026 produzam zero emissões. Esse número aumentaria para 68% até 2030.

Proibição de novos carros a gasolina podem influenciar outros estados

Essas restrições quanto à venda de novos carros a gasolina são bastante relevantes. Isso porque a Califórnia é o maior mercado automotivo dos Estados Unidos. Com isso, outros estados americanos tendem a seguir o exemplo da Califórnia, quando seus padrões de emissões estiverem definidos.

Nesse sentido, estima-se que pelo menos mais outros 12 estados americanos poderiam aderir à nova regra de veículos com zero emissão iniciada pela Califórnia. Assim, informou o NYT que dentro de um ano, mais cinco estados devem tomar a mesma providência e não mais comercializar novos carros a gasolina. Caso esses estados sigam em frente com a novidade, as restrições às vendas de novos carros a gasolina seriam aplicadas a um terço do mercado automobilístico dos EUA.

> Leia mais: Conheça os dez carros elétricos mais vendidos em 2022

A crise climática pode ser contornada com a proibição de novos carros a gasolina

De acordo com o governador da Califórnia, a crise climática pode ser solucionada se focarmos nas medidas ousadas e necessárias para frear a poluição por carbono. O estado da Califórnia anunciou tal medida logo que o presidente Joe Biden retificou a maior lei climática da história dos EUA. No texto está previsto que US$ 370 bilhões serão destinados a créditos fiscais para alimentar programas de energia limpa. Isso inclui o desenvolvimento de tecnologias de geração de energia verde e de sequestro de carbono, incluindo energia eólica e solar.

Ao cumprir a nova lei, portanto, os EUA poderão reduzir suas emissões em 40% até 2030. Contudo, isso não será o bastante para eliminar as emissões do país até 2050, que ficou definido no Acordo de Paris. Na ocasião, cientistas disseram que as principais economias precisam cumprir tal acordo a fim de evitar os impactos mais graves, incluindo as mudanças climáticas.

> Aldo lança geradores fotovoltaicos com estação de recarga para veículos eletrificados

Compensação pela Casa Branca

Diante do impasse, com intuito de compensar a lacuna formada, funcionários da Casa Branca prometeram que associarão o projeto de lei a regulamentações novas sobre veículos. E, assim, o governo federal também afirmou que políticas estatais agressivas serão necessárias para alcançar a ambiciosa meta, tal qual a Califórnia decidiu.

No entanto, a Alliance for Automotive Innovation, se pronunciou dizendo as novas regras de venda de veículos elétricos na Califórnia seriam super desafiadoras.

> Leia mais: Carros elétricos são a solução para a mobilidade urbana?

Segundo a entidade tais requisitos podem ou não ser alcançáveis e realistas. Mas, a questão está diretamente associada a fatores externos, como infraestrutura de recarga de combustível, inflação, cadeias de suprimentos, mão de obra, escassez de semicondutores e outros.

Ainda, de acordo com a AAI, o estado deve aumentar a capacidade de que o país obtenha minerais indispensáveis para fabricar baterias, como cobalto e lítio. E, ainda, garantir a acessibilidade dos veículos elétricos ao consumidor provendo acesso igualitário às bases de carregamento rápido.

A nova lei federal instituída por Biden inclui incentivos fiscais de US$ 14 bilhões para compra de veículos elétricos usados e novos.

Metas de outros países

Os governos do Reino Unido, do Canadá e mais nove outros países europeus, definiram metas para eliminar gradualmente a venda novos carros a gasolina entre 2030 e 2040. No entanto, nenhum deles dispõe de regulamentos e mandatos definidos como o da Califórnia.

Já, em Washington, o presidente Biden assinou, em 2021, uma ordem executiva. Nela, ele solicita a garantia pelo governo de que metade dos veículos vendidos até 2030 sejam elétricos. Até agora, são apenas 6%, apesar de a ordem não conter força obrigatória legal.

> Leia mais: Carros elétricos podem salvar o bolso com o mega-aumento no preço dos combustíveis

Conta de gastos climáticos

O presidente Biden também promulgou políticas federais para ampliação do uso de veículos elétricos nos EUA. É a nova conta de gastos climáticos. Em 2021, a Agência de Proteção Ambiental reparou e reforçou uma regra do governo Obama, de economia de combustível que Donald Trump ignorou. Nela, há a exigência de que os veículos de passageiros rodem mais de 23 Km por litro até 2026, de um pouco menos de 18 Km por litro atualmente.

Tal regulamentação é bem menos ambiciosa que a regra estabelecida na Califórnia. Porém, o presidente Biden permitiu que o estado levasse adiante uma política tão ousada. Dessa forma, ao restaurar uma isenção da Lei do Ar Limpo, o governo federal deu autoridade legal à Califórnia para definir regras mais rigorosas. O intuito é diminuir a poluição automotiva e a quilometragem em relação aos padrões federais. E, trata-se de uma decisão poderosa que foi também interrompida por Trump.

> Leia mais: 2022 promete! Brasil pode chegar a 100 mil carros elétricos

A Aldo Solar na missão de impulsionar o carro elétrico no Brasil

A Aldo Solar apoia a eletromobilidade por entender que é um caminho sem volta, que maximiza os benefícios de sustentabilidade e economia. São inúmeros os benefícios da energia solar e eletromobilidadeprincipalmente com relação ao baixo investimento dos geradores de energia solar quando comparados aos preços dos carros eletrificados.

Para comprovar esses benefícios, a Aldo possibilita acesso a tecnologias e soluções para impulsionar os veículos eletrificados no Brasil. Um dos exemplos é a garagem solar instalada na sede da Aldo.

1ª garagem solar pública do país

 A garagem foi montada no modelo de carport solar. É uma estrutura construída com painéis fotovoltaicos para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia a partir da luz solar. Dessa forma, a solução oferece um ganho duplo. Enquanto protege os veículos do sol, as placas captam a luz solar, convertendo-a em “combustível” para abastecer os carros elétricos ou híbridos.

impulsionar o carro elétrico no Brasil

A garagem fica aberta ao público na sede da Aldo 24 horas por dia, de segunda a domingo, totalmente gratuito. Conta, ainda, com três vagas para abastecimento de carros elétricos.

> Como a energia solar atua na recarga de veículos elétricos?

Soluções da Aldo Solar para impulsionar o carro elétrico no Brasil

Novos carros a gasolina

 

Outra solução que promete impulsionar o carro elétrico no Brasil, são os novos geradores fotovoltaicos com estação de recarga, disponíveis na Aldo SolarDessa forma, eles chegam ao mercado com a tecnologia avançada dos inversores Growatt e módulos fotovoltaicos da Jinko Solar.

E, para quem já está a caminho da sustentabilidade, os novos modelos geradores fotovoltaicos com estação de recarga para carros elétricos Growatt constituem uma fantástica solução para maximizar ainda mais os benefícios da energia solar com uma estação própria de recarga seja em empresas ou residências.

Novos carros a gasolina

Tudo isso porque são inúmeros os benefícios gerados pela eletromobilidade somados a geração própria da energia através do sol para subsidiar o consumo do carro elétrico maximizando o ROI com muito mais praticidade, economia e sustentabilidade.

A força que vem do sol

Agora que vc. já conhece os esforços da Califórnia para  proibir a venda de novos carros a gasolina a partir de 2035, conheça mais sobre energia solar. Acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação e confira também as opções de financiamento da Aldo Solar!

Novos carros a gasolina

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating