Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Brasil atingiu 18 GW de potência instalada em energia solar Brasil atingiu 18 GW de potência instalada em energia solar
Início » Brasil atingiu 18 GW de potência instalada em energia solar

Brasil atingiu 18 GW de potência instalada em energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Segundo dados da ABSOLAR o Brasil atingiu 18 GW de potência instalada em energia solar. Trata-se de um novo recorde desta fonte renovável que equivale, agora, a 8,5% da matriz elétrica do país. E, foi impulsionado pelas grandes usinas e os sistemas menores de geração distribuída, instalados em estabelecimentos comerciais e residências durante o ano de 2022.

Esse é o resultado observado no mercado das energias renováveis do Brasil, que cresceu significativamente ao longo de 2002.

> Leia mais: Conheça 5 razões para investir em energia limpa

Brasil atingiu 18 GW de potência instaladaPrincipais motivadores

O Brasil atingiu 18 GW de potência instalada e a ABSOLAR apontou os principais motivos para os resultados positivos desse segmento nos últimos meses. Trata-se das grandes usinas que produzem em escala e dos pequenos sistemas de geração em pequena escala. São as fachadas, os telhados e os pequenos terrenos.

De acordo com mapeamento feito pela entidade, houve uma comprovação entre os meses de janeiro e agosto de 2022. Assim, foi constatado que a potência instalada de energia solar no Brasil aumentou 38,4%, passando de 13 GW para 18 GW. Com isso, garante uma expansão considerável.

Além disso, os últimos três meses apresentaram resultados ainda mais promissores. Isso porque a potência instalada cresceu 1 GW por mês e, assim, colocou essa fonte limpa e renovável em terceiro lugar como a maior fonte na matriz energética nacional.

> Energia solar já é a terceira maior fonte na matriz elétrica brasileira

Brasil atingiu 18 GW de potência instalada com fortes investimentos

Com a adesão à solar aumentando, o Brasil atingiu 18 GW de potência instalada e os investimentos nesse segmento estão crescendo fortemente ao longo dos anos. Assim, a fonte solar fá foi capaz de trazer ao Brasil mais de R$ 93,7 bilhões em investimentos novos. Além disso, gerou mais de 540,5 mil empregos acumulados desde 2012.

Finalmente, presenciamos a remoção de mais de 26,5 milhões de toneladas de CO2 nos processos de produção de energia elétrica. Dessa forma, segundo a ABSOLAR, nos últimos anos, o setor cresceu em grande escala, tendo em vista os avanços das usinas.

> Leia mais: A hora de investir em energia solar é agora! Saiba por quê!

De acordo com a associação, a ampliação das usinas vem se mostrando fundamental para assegurar um desenvolvimento socioeconômico satisfatório ao Brasil. Isso se explica pelo fato de que o mercado de energias renováveis é um dos que mais criam oportunidades de emprego. Com isso, está atraindo investimentos à nossa economia.

Brasil atingiu 18 GW de potência instalada e diversifica o suprimento de energia

A energia solar proporciona inúmeros benefícios e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do Brasil. Além disso, reduz a pressão sobre os recursos hídricos e o fantasma dos aumentos sucessivos na conta de luz do consumidor.

Uma das maiores responsáveis pela elevação das tarifas nos últimos anos sobre a população são as usinas termelétricas fósseis emergenciais. Além delas, respondem pelo aumento a energia elétrica importada de países vizinhos. Por outro lado, verificamos que as usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores que as primeiras.

Hoje, o Brasil já tem mais de 5,6 GW de potência instalada nas usinas de grande porte. Trata-se, portanto, de um segmento que já atraiu por volta de R$ 28,1 bilhões em investimentos novos. Também gerou mais de 168,5 mil empregos acumulados. Assim, a fonte solar tem potencial para ampliar ainda mais esses números por meio de investimentos.

Alta da conta de luz? Energia solar é a saída!

Excesso de tributos na conta de luz

Brasil atingiu 18 GW de potência instalada e a adesão à solar está aumentando. Nesse cenário, uma pesquisa do DataFolha, encomendada pela Abraceel, aponta que 83% dos brasileiros consideram o preço de energia caro ou muito caro. Segundo a análise, os impostos são o principal motivo apontado pelos entrevistados para o encarecimento do preço da eletricidade. Isso porque 53% entendem que há um excesso de tributos lançados na conta de energia.

O Brasil precisa de mais energia solar instalada: sinal de alerta

Portanto, esses dados são um sinal de alerta às autoridades públicas. Por isso, é preciso repensar as prioridades e as medidas de curto, médio e longo prazos, para efetivamente reduzir o uso de termelétricas fósseis.

Essas fontes de energia são as mais caras e poluentes e precisam ser substituídas para que possamos atingir a tão almejada transição energética no País. Por isso, o Brasil precisa de mais energia solar instalada.

Caminhos para a transição energética

Foi realizado um estudo de três anos de intensos trabalhos técnicos intitulado “Integração de Fontes Renováveis Variáveis na Matriz Elétrica do Brasil”. O estudo contou com a participação dos governos brasileiro e alemão e aponta os caminhos para a transição energética no Brasil.

De acordo com o estudo, a maior presença das fontes renováveis na matriz elétrica nacional é ambientalmente desejável, tecnicamente sólida e economicamente viável. Assim, as conclusões confirmam que é possível aumentar a participação destas renováveis em mais de quatro vezes. Então, elas passam dos atuais 10% para mais de 40%.

> Leia mais: Energia solar residencial deve dobrar até o fim do ano

Dessa forma, mantêm a confiabilidade, segurança e estabilidade, com equilíbrio técnico e econômico para a expansão e operação, do sistema elétrico brasileiro.

A iniciativa demonstrou a existência de grande força energética entre os recursos renováveis do Brasil. São recursos de natureza hídrica, solar, eólica, da biomassa, entre outros. A iniciativa também desbancou o velho mito de que o país dependeria de mais termelétricas para dar suporte ao crescimento das renováveis e mostrou o contrário.

Na realidade, as avaliações apontaram que o equilíbrio do sistema, quando há variações nos ventos e no sol é fornecido em especial pelas hidrelétricas renováveis, não pelas termelétricas fósseis.

Geração própria como complemento

Em complementação às grandes usinas de geração de energia elétrica, é possível promover a geração própria de energia a partir de sistemas solares em telhados e pequenos terrenos. Essa, então, é parte da solução para a redução de gastos e custos do setor elétrico, que hoje são compartilhados com todos os consumidores brasileiros.

Brasil atingiu 18 GW de potência instalada

 

Por isso, se você tem interesse em gerar sua própria energia, acesse a nova Calculadora Aldo Solar e saiba em poucos cliques o projeto ideal para sua casa!

 

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating