fbpx
Início » A hora de investir em energia solar é agora! Saiba por quê!

A hora de investir em energia solar é agora! Saiba por quê!

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em
Tempo de leitura: 4 Minutos

O Marco Legal para a geração distribuída de energia renovável trouxe a isenção de taxa até o final deste ano. Só para relembrar, após dois longos anos discutindo e tramitando no Congresso, o Brasil conquistou o tão batalha do Marco Legal para a energia solar. Diante desse fato, não podemos mais adiar, a hora de investir em energia solar é agora!

Assim, a nova Lei está em vigência desde o dia 06 de janeiro de 2022 (Lei Federal 14.300/2022) trazendo mais segurança jurídica para o setor solar. Convém lembrar que a adesão à energia solar está expandindo rapidamente desde a década passada.

> Leia mais: Energia solar já é a terceira maior fonte na matriz elétrica brasileira

A hora de investir em energia solar é agora

A chegada da nova lei deixa claro que agora é a hora de investir em energia solar. O momento é ideal para os consumidores adquirirem seus sistemas fotovoltaicos para geração própria, ou seja, os empresariais e os residenciais. E os motivos são muitos, porém, destacamos apenas alguns dos principais, a seguir:

Mais economia na fatura e retorno do investimento

Todo o investimento feito pelo consumidor já se paga com a economia conseguida na conta de luz. Assim, o payback, isto é, o tempo que transcorre para o retorno do investimento acontecer varia de acordo com cada caso. Isso depende muito do investimento feito e do consumo de energia anterior. Portanto, a hora de investir em energia solar é agora!

Muitos podem se perguntar por que há economia na conta de luz. Isso acontece pelo fato de que a energia que passa a ser consumida não é mais originária da rede de distribuição. E eletricidade passa a ser captada dos painéis fotovoltaicos instalados da propriedade do usuário.

Se é hora de investir em energia solar, participe dessa super promoção entre 29/07 a 04/11/2022

hora de investir em energia solar

Existência de um Marco Legal

A primeira razão é a fixação do marco legal de uma lei para determinar os direitos e as obrigações entre as partes. Isso porque a segurança jurídica é fundamental para os consumidores.

> Leia mais: Marco Legal e 2022: melhor ano para energia solar

Isenção de taxa até o final de 2022

Com o marco legal estabelecido, ficou definido que ao longo dos 12 meses seguintes à sua sanção, todos estão livres da taxação prevista nas novas normas legais. E isso é válido para quem solicitar autorização para instalar sua geração de energia solar à rede de distribuição da concessionária local nesse intervalo.

Tal benefício é válido até 2045, da mesma forma que acontece com os demais usuários que já produzem sua própria energia solar. Sendo assim, ao investir dentro dos próximos meses, você garante ainda mais os benefícios proporcionados pela energia solar. Então, a hora de investir em energia solar é agora!

Linhas de crédito para financiamento

A hora de investir em energia solar é agora! Muitos bancos e outras instituições financeiras já contam com linhas específicas de financiamento para facilitar a instalação de geradores fotovoltaicos em suas residências e prédios comerciais e industriais.

Hoje, as instalações realizadas no Brasil já somam mais da metade via financiamento. E, entre os micro e pequenos geradores, esse percentual é ainda mais relevante, ou seja, em torno de 74%.

> Leia mais: Calculadora solar da Aldo agenda visitas técnicas, simula crédito e financiamento

Hora de investir em energia solar: Sustentabilidade

Já presenciamos uma assustadora realidade, em que o aquecimento do planeta favorece longas estiagens e temporais nunca vistos. Por isso, todo o investimento feito em fontes alternativas, de mínimo impacto e renováveis é uma importantíssima contribuição para o microclima. Da mesma forma, é providencial para o clima em escala global. Por tudo isso, a hora de investir em energia solar é agora!

Desde 2012, a geração de energia solar aqui no Brasil vem ampliando. Isso passou a acontecer a partir de uma resolução da ANEEL, que permitiu a cada brasileiro que instalasse sua própria fonte renovável. Desse modo, ao gerar excedente de energia o usuário passava a receber créditos para abater em sua conta de luz.

Assim, de acordo com dados da ABSOLAR, em um período se quatro anos, o país atingiu 93 MW de capacidade instalada em energia solar. E, entre 2016 e 2017, essa capacidade instalada saltou para 1.160 MW. Hoje, já contamos com 13 mil MW, segundo informações da ABSOLAR.

A associação, portanto, estima que em 2022 podemos quase que dobrar essa capacidade, chegando a 25 mil MW. Isso significa que 2022 é o ano em que podemos apostar em um crescimento ainda mais significativo e sólido para o setor solar.

> Leia mais: Módulos da família Tiger Neo de ultra eficiência do Tipo N chegam à Aldo Solar

Módulos da família Tiger Neo da Jinko Solar

E para aproveitar que a hora de investir em energia solar é agora, nada melhor que incluir nos seus projetos os novos módulos da família Tiger Neo.

hora de investir em energia solar

Os módulos Tiger Neo com ultra eficiência de até 21,87% do Tipo N TopCon da Jinko Solar chegam ao mercado com a maior garantia do Brasil. Eles garantem a geração de energia linear de 87,4% ao completar 30 anos de durabilidade.

Esses painéis foram desenvolvidos para os telhados brasileiros, pois são leves e muito pequenos quando comparados com outros da mesma categoria. O módulo de 465W tem apenas 2,16m² (1903 x1134 mm) com 24,2 kg e o módulo de 565W mede 2,58m² (2278 x 1134 mm) e pesa apenas 28 kg.

Diferentemente dos modelos mais básicos de painéis, os módulos Tiger Neo de ultra eficiência do Tipo N apresentam grandes diferenciais aos projetos fotovoltaicos. Isso porque eles são considerados o “estado da arte” no segmento.

Os novos módulos Tiger Neo de ultra eficiência do Tipo N, estão agora disponíveis no Brasil por intermédio da Aldo Solar, com exclusividade!

Aproveite o momento você também! Embarque nessa ideia e faça a diferença em ações sustentáveis e econômicas. A hora de investir em energia solar é agora!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating