Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Energia solar atinge 27 GW no país Energia solar atinge 27 GW no país
Início » Energia solar atinge 27 GW no país

Energia solar atinge 27 GW no país

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A energia solar atinge 27 GW no país, incluindo os sistemas de geração própria ou geração distribuída. Além disso, contam as usinas de grande porte ou geração centralizada. Esses são os dados apontados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Assim, de acordo com os números divulgados pela ANEEL, a fonte solar praticamente dobrou sua expansão no Brasil durante um ano. Com isso, saltou de 14 GW em março de 2022 para os 27 GW atuais. Desde julho de 2022, a tecnologia solar está acrescentando pelo menos 1 GW ao mês à matriz elétrica do país. Com isso, a energia solar atinge 27 GW no país.

> Leia mais: Geração de energia solar aumentou 74,7% em fevereiro

Energia solar atinge 27 GW no país – 18,75 GW apenas em GD

A adesão à energia solar atinge 27 GW no país e apenas no segmento de geração distribuída já alcançamos 18,75 GW de potência instalada. Com isso, conseguimos chegar a 49,2% de geradores de energia solar realizadas em residências, ou seja, 9,24 GW. No total, então, já contamos com um pouco mais de 1,79 milhão de conexões fotovoltaicas feitas em micro e minigeração distribuída.

Hoje, as regiões que contam com os maiores volumes de potência instalada nesta modalidade de geração são as seguintes:

  • Sudeste, com 6,27 GW;
  • Sul, com 4,73 GW;
  • Nordeste, com 3,73 GW;
  • Centro-Oeste, com 2,83 GW;
  • Norte, com 1,19 GW.

A energia solar atinge 27 GW no país e quanto à geração centralizada, acumulamos 8,27GW de potência, com mais de 18 mil usinas de grande porte operando. Assim, os estados em destaque são: Minas Gerais, com 2,58 GW, Piauí, com 1,46 GW e Bahia, com 1,35 GW.

Energia solar atinge 27 GW no país – investimentos

Segundo dados atuais fornecidos pela ABSOLAR, a energia solar já responde pela atração de mais de R$ 129,6 bilhões em investimentos no país. Isso acontece desde o começo da expansão da adoção desta fonte de energia elétrica, no ano de 2012. De acordo com a associação, durante esse período, a energia solar ajudou o país, também, a criar cerca de 781,6 mil empregos diretos. Além disso, conseguiu evitar a emissão de 34,5 milhões de toneladas de CO2 no ar.

O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU divulgou, em seu relatório síntese do atual ciclo de avaliações acerca do aumento do aquecimento global. E, assim, concluiu a necessidade de se investir em fontes limpas como a eólica e a solar como forma de preservar a sobrevivência humana e da natureza.

> Leia mais: Vendas de energia solar em 2023: o que esperar e como se posicionar

No Brasil, existem cerca de 88 milhões de unidades consumidoras preparadas para produzir sua própria energia, incluindo residências e apartamentos. Mas, entre elas, de acordo com um levantamento feito pela ABSOLAR, apenas 2,2% investem em geradores fotovoltaicos.

Isso acontece porque a evolução do setor solar entra em conflito com questões ligadas à tecnologia na fabricação de equipamentos fotovoltaicos e às políticas públicas insuficientes.  Ainda assim, o Brasil tem chances de se tornar líder na geração de energia solar, uma vez que conta com todos os recursos naturais disponíveis para isso.

Desafios na ampliação do setor solar no Brasil

O Brasil poderia ser líder na geração de energia solar. Mas, segundo a vice-presidente da ABSOLAR, Bárbara Rubim, os recursos fotovoltaicos no Brasil são desenvolvidos há aproximadamente uma década. E esse período é muito recente se compararmos com outros países, como a Alemanha, que já está atuando neste segmento há 20 anos.

Há pouco tempo, em 2021, o Brasil apresentou a 13ª maior capacidade solar fotovoltaica acumulada do mundo. Na ocasião, a capacidade era de 13,6 GW. Dentro desse mesmo ranking, contudo, a Europa ficou em 4º lugar, com 58,4 GW, perdendo apenas para a China, que apresentava 306,4 GW.

Na sequência, os Estados Unidos apresentaram 93,7 GW e o Japão, 74,1 GW. Esses dados foram coletados pela ABSOLAR em 2022 baseados em informações fornecidas pela IRENA (Agência Internacional de Energias Renováveis) e pela ANEEL.

Planos do governo para o setor

Após as últimas eleições para eleger o novo Presidente da República, ao longo do período de transição de governo, o grupo que analisava o setor energético sugeriu a inclusão de equipamentos fotovoltaicos no Minha Casa, Minha Vida. Vale dizer que este programa foi retomado no dia 14 de fevereiro e, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, a sugestão continua em análise.

Assim , há um plano para construir um programa que dê acesso e inclusão das fontes de energia renovável focado nos consumidores de baixa renda. Segundo estimativas do MME, as usinas solares e eólicas deverão responder por mais de 90% do avanço da energia elétrica em 2023. Assim, podem alcançar até 10,3 GW.

Embora tenhamos que enfrentar obstáculos, hoje a energia solar já é a segunda maior fonte de eletricidade do país. Por isso, de acordo com a ABSOLAR, ela representa cerca de 11% da matriz elétrica brasileira. Assim, há perspectivas de que o setor expanda e ocupe a primeira colocação, até 2050. Dessa forma, Brasil pode se tornar líder na geração de energia solar.

> Leia mais: Consumidor pode produzir sua própria energia: conheça as vantagens

Agora que você já sabe que a energia solar atinge 27 GW no país, comece a executar o seu projeto. Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas soluções.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

Energia solar atinge 27 GW

Seja você também o seu próprio gerador de energia limpa. Acompanhe, também, todas as novidades da Aldo em outros canais como TwitterFacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating