Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Geração de energia solar aumentou 74,7% em fevereiro Geração de energia solar aumentou 74,7% em fevereiro
Início » Geração de energia solar aumentou 74,7% em fevereiro

Geração de energia solar aumentou 74,7% em fevereiro

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Em fevereiro deste ano a geração de energia solar aumentou 74,7%, de acordo com dados preliminares do Boletim Info Mercado Quinzenal da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). Além disso, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica informou que a produção de energia eólica cresceu 45,4%.

Em relação às usinas hidrelétricas, estas continuam expandindo sua produção de energia elétrica para o Sistema SIN (Sistema Interligado Nacional). E isso está acontecendo em razão das chuvas favoráveis no período.

Assim sendo, no mês anterior as hidrelétricas produziram 57.474 MWmed (Megawatt médio) para a rede. Trata-se, portanto, de um volume 1,7% mais alto se compararmos com o restante do ano. Tal cenário ajudou, ainda, a diminuir o despacho das termelétricas em 37,9%. Enquanto isso, a geração de energia solar aumentou 74,7%.

> Leia mais: Oportunidades do Marco Legal da Geração Distribuída em 2023

A geração de energia solar aumentou: energia consumida

A CCEE demonstrou, também, que no mês de fevereiro o país consumiu 69.522 MWmed de energia elétrica. Este volume é 1,6% maior que o volume registrado no mesmo período em 2022. Dessa forma, a geração de energia solar aumentou 2,3% no mercado livre.

Já, no ambiente regulado, esse crescimento foi de 1,1%. Este mercado, em especial, a geração de energia solar aumentou e respondeu pelo atendimento de parte da demanda que viria da rede elétrica. Assim, caso não pudéssemos contar com a geração distribuída, a expansão no segmento teria sido de 4,1 em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Consumo de energia por região

A geração de energia solar aumentou e, de acordo com a avaliação regional, os aumentos mais significativos foram notados no Maranhão, com 42,2%. Depois, vem Rondônia, com 8,9% seguido do Pará, com 7,2%. Esses valores são comparados com o mesmo período de 2022.

Segundo informações da CCEE, esse avanço se deve a uma associação de menor ocorrência de chuvas com temperaturas mais altas. Essa combinação resulta em aumento da necessidade de usar aparelhos de ar-condicionado. Houve, ainda, um efeito relevante quanto à demanda de determinados setores que adquirem energia no mercado livre.

No mês de fevereiro, o Brasil exportou 1.086 MWmed de energia elétrica para a Argentina, além de 353 MWmed para o Uruguai. Para efeito de contabilização do setor, a venda do excesso para os países vizinhos é considerada consumo no segmento de serviços. Se levarmos em conta esse fato, o crescimento do volume consumido total teria sido de 3,7% em relação ao mesmo mês de 2022.

A geração de energia solar aumentou e é preciso investir ainda mais nas fontes renováveis

Hoje, existe um consenso de que muitos países já trabalham no estímulo da adesão às fontes alternativas para produzir energia elétrica. O intuito é abandonar o uso de combustíveis fósseis e adotar meios renováveis e limpos. Nesse sentido, a energia solar se encaixa perfeitamente e podemos usufruir ao máximo dos benefícios da geração distribuída solar no Brasil e no mundo.

O sistema já está avançando rapidamente pelo Brasil, que dispõe de altos níveis de insolação. Com a tecnologia já bastante disseminada entre os usuários, os preços dos equipamentos estão reduzindo e abrindo espaço para sua popularização. Dessa forma, está cada dia mais comum o surgimento de condomínios produzindo toda a energia que consomem, por exemplo.

> Leia mais: 10 alterações do Marco Legal da geração distribuída

A geração de energia solar aumentou  e isso mostra que a GD (geração distribuída), portanto, é uma fonte de energia conectada diretamente à rede de distribuição local convencional. Assim, o termo é usado para designar a energia que é gerada no local de consumo ou próxima a ele. Então, quando dizemos “distribuída”, estamos falando que a geração de energia está compartilhada em diversos pontos, nos quais se encontram os sistemas geradores.

É o contrário da geração centralizada, no qual as grandes usinas geradoras produzem e distribuem a energia aos consumidores por meio das linhas de transmissão. Assim, ela chega até os consumidores pelas distribuidoras locais.

> Entenda os benefícios da geração distribuída solar no Brasil

A importância das fontes renováveis, portanto, aumenta a cada dia que passa e isso fican cada vez mais evidente quando constatmos que geração de energia solar aumentou. Com poucas chuvas em determinados locais, os reservatórios das hidrelétricas esvaziam-se constantemente. Isso força a ativação das usinas termelétricas, que acabam funcionando intensamente e encarecem muito a conta de luz. E ninguém quer ver esse tipo de medida se perpetuando, ainda mais agora que temos outras opções muito mais sustentáveis e baratas.

Por isso, toda vez que o consumidor produz sua própria energia limpa, ele está automaticamente ajudando a solucionar esse problema. Isso quer dizer que menos termelétricas acionadas equivale a mais água economizada e conta de luz reduzida.

Por que aderir à geração distribuída solar

geração distribuída de energia solar fotovoltaica abastece todos os lugares. Ela está no campo, na cidade, no comércio, na indústria e na casa do consumidor. Assim, a GD movimenta a nossa economia e beneficia amplamente toda a nossa população. Diante desse fato, 9 entre 10 brasileiros já manifestaram o desejo de gerar a própria energia em casa, segundo dados do Ibope de 2020.

Assim, diante de tudo o que foi dito aqui, fica claro porque são tantos os benefícios da geração distribuída solar. Com tantos problemas no clima, na distribuição de água e a necessidade urgente de poupar a natureza, não há outro caminho melhor que esse. Trata-se de um sistema mais eficiente, sustentável, econômico, com custos baixos e que beneficia a todos.

A geração de energia solar aumentou e ampliou a redução dos impactos ambientais

Esse benefício é extremamente importante e evidente. Evita-se, por exemplo, a necessidade de construir reservatórios e linhas de transmissão. Esse tipo de medida é imprescindível nas hidrelétricas, que precisam causar grandes intervenções alagando regiões extensas e até mesmo cidades inteiras. Isso afeta profundamente os ecossistemas locais, impactando a fauna, a flora e o microclima.

Com a geração distribuída, nada disso é necessário, uma vez que os equipamentos podem ser instalados em pequenos espaços.

> Leia mais: Governo reconhece protagonismo da geração distribuída

Agora que você sabe por que a geração de energia solar aumentou, passou a ter ainda mais motivos para aderir a essa fonte limpo e inesgotável.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis. Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

Geração de energia solar aumentou

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

 

 

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating