Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Seguro para energia solar: vale a pena adquirir? Seguro para energia solar: vale a pena adquirir?
Início » Seguro para energia solar: vale a pena adquirir?

Seguro para energia solar: vale a pena adquirir?

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A possibilidade de gerar a própria energia por meio de sistemas fotovoltaicos atrai um número cada vez maior de interessados. O principal motivo para tanta procura é a economia proporcionada na conta de luz por esses equipamentos. Além disso, podemos contar com inúmeros benefícios ao meio ambiente. Mas, para garantir o máximo de proveito, muitos adeptos têm buscado o seguro para energia solar.

O seguro para energia solar cobre determinados incidentes e o segurado pode acioná-la para tomar as medidas necessárias e indenizar o consumidor. E como isso funciona?

> Leia mais: Como abrir uma empresa de energia solar

Como funciona o seguro para energia solar?

O seguro para energia solar funciona basicamente como qualquer outro tipo de seguro. Assim, quando ocorrem incidentes, a seguradora deve ser acionada para providenciar o que for necessário.

Dessa forma, incêndios, vendavais, danos aos equipamentos e furtos podem ser indenizados. O seguro para energia solar é próprio para pessoas jurídicas e físicas que tenham imóveis residenciais, comerciais ou industriais com sistemas fotovoltaicos instalados.

Por que o seguro para energia solar é interessante?

A grande vantagem do seguro para energia solar a garantia de reparo ou de indenização por problemas causados por intempéries. Além disso, ele cobre roubo e furto dos equipamentos, danos gerados por terceiros, erros de projeto e danos nos módulos.

Seguro para energia solar durante a instalação dos painéis

Seguro para energia solar

Trata-se do seguro de riscos de engenharia e de responsabilidade civil de obras. Ele tem o escopo de cobrir prejuízos que decorrem de acidentes na fase de instalação dos equipamentos novos e das máquinas, durante uma obra. Portanto, pode ser contratado por pessoa física e jurídica que atuem na execução de obras de engenharia.

Por exemplo: se uma empresa integradora contrata esse serviço, seus colaboradores têm sua segurança garantida. Da mesma forma, recebem esse benefício os clientes e seus equipamentos contra danos resultantes de acidentes como explosões e desmoronamentos. Além disso, há cobertura de danos causados a terceiros durante trabalhos de execução de serviços, entre outras incontáveis coberturas.

> Leia mais: Quer otimizar as vendas em energia solar? Confira as dicas

Com isso, se uma empresa integradora derruba algum pallet de equipamentos fotovoltaicos no chão, acidentalmente, e isso causar danos, será possível obter indenização por meio do seguro de Riscos de Engenharia.

Pode, ainda, haver danos provocados por um vendaval ou um acidente em virtude de um erro de execução do projeto. Se isso prejudicar a empresa ou terceiros, a seguradora também cobre o prejuízo causado aos envolvidos.

Seguro para painéis solares durante sua operação

A partir do momento em que os painéis solares já estão em operação, é necessário determinar qual será o destino da energia produzida pelo equipamento. Então, se a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos for destinada a uso próprio, o seguro mais indicado é o de equipamentos. Já o produto Agro é para instalações em zonas rurais, enquanto o de Riscos Diversos é ideal para os usuários de zonas urbanas.

É, também, um seguro para proteger os equipamentos de energia solar fotovoltaica após o término da montagem, quando já estão funcionando. A cobertura básica cobre danos causados por incêndios de qualquer natureza, explosões, raios, roubos, furtos qualificados, granizo, vendavais ou outra causa externa.

Como posso contratar um seguro para energia solar?

Tendo em vista todas as coberturas mencionadas anteriormente, as seguradoras oferecem proteção de acordo com as necessidades. Por isso, é importante saber quais são as possibilidades antes de assinar um contrato.

Assim, o seguro para energia solar pode ser contratado pelo proprietário do imóvel que instalou um sistema. E, da mesma forma, pelo empresário que instala ou vende módulos fotovoltaicos. Então, cada seguradora é responsável por definir seu portfólio contendo os planos, informando os riscos excluídos e incluídos.

Além disso, deve esclarecer sobre as coberturas básicas e as adicionais. Seguros são medidas de proteção fundamentais para garantir a proteção do sistema de energia solar fotovoltaica. Por isso, é um seguro essencial para assegurar o investimento e evitar prejuízos.

E, para avaliar qual tipo de seguro é o mais indicado para o seu sistema de energia solar fotovoltaica, é importante consultar um corretor especializado para garantir mais segurança da contratação.

Excelente custo-benefício

Investir em um seguro para energia solar é excelente e um ótimo custo-benefício. Com essa medida você fica mais tranquilo quanto a gastos inesperados causados por acidentes que prejudiquem seus equipamentos ou causem danos a terceiros.

Contribui, ainda, para o restabelecimento mais acelerado das operações, bem como do fluxo de caixa, conforme as coberturas contratadas. Todo contratante de um seguro consegue muitos benefícios com os serviços ofertados e com as assistências.

> Leia mais: Mitos e verdades sobre o Regime Tributário Lucro Real

O valor do seguro para energia solar varia seus preços conforme o valor do equipamento. Mas, é baixo considerando seus benefícios. Além disso, conta com opções de parcelamento. E, diante das diversidades de opções, é fundamental contar com a expertise de um profissional especialista no assunto a fim de contratar uma apólice ideal às suas necessidades.

> Saiba também: Reciclagem de painéis solares já é realidade na Aldo Solar

Agora você já tem motivos de sobra para conhecer mais sobre energia solar, planejar o seu projeto e contratar o melhor seguro. Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas informações e produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto, opções de financiamento e receba um orçamento grátis de um revendedor autorizado Aldo Solar.

Seguro para energia solar

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis. Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Seguro para energia solar

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating