Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Instalar um sistema fotovoltaico: saiba como fazer corretamente Instalar um sistema fotovoltaico: saiba como fazer corretamente
Início » Saiba como instalar um sistema fotovoltaico corretamente

Saiba como instalar um sistema fotovoltaico corretamente

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A fonte solar fotovoltaica é limpa, inesgotável e sustentável e muitos adeptos aderem a essa tecnologia, que tem se tornado cada dia mais popular. Mas, instalar um sistema fotovoltaico de forma correta é vital para assegurar a máxima eficiência, desempenho e durabilidade do seu equipamento.

Existe um passo a passo que devemos levar em conta no momento de instalar um sistema fotovoltaico de maneira bem-sucedida. Quer saber como? Acompanhe o post e entenda o que fazer em cada um dos passos!

> Leia mais: Mercado internacional e painéis solares com os preços mais baixos da história

Avaliar o local de instalação

instalar um sistema fotovoltaico

A primeira coisa a se fazer, antes de instalar um sistema fotovoltaico é analisar, detalhadamente, o local onde ele será fixado. Durante essa inspeção, portanto, é necessário incluir uma análise da exposição solar, do ângulo de inclinação do telhado, do sombreamento e do espaço disponível.

Para tanto, é fundamental contar com a expertise de um profissional, que poderá definir se o local é realmente apropriado para instalar um sistema fotovoltaico. Dessa forma, ele determinará o tamanho ideal do sistema e analisará a exposição solar que ali incide. Para tanto, levará em conta a quantidade de luz solar direta recebida no local ao longo do ano, com base nas estações e na trajetória do sol.

Da mesma forma, o profissional deverá analisar a influência do sombreamento das árvores, dos edifícios, entre outros obstáculos a serem percebidos e amenizados para que afetem o sistema minimamente. Além desses fatores, deve-se calcular o ângulo de inclinação do telhado ou das estruturas de montagem a fim de tornar a captação de energia do sol mais eficiente possível.

Como instalar um sistema fotovoltaico: equipamentos mais adequados

Para instalar um sistema fotovoltaico e garantir que ele funcione corretamente é necessário escolher todos os equipamentos do kit, de forma adequadas e com alta qualidade. É importante, ainda, atender às necessidades específicas de cada projeto, em atendimento às regulamentações e às normas locais. 

Lembre-se de que as diferentes marcas e tipos de painéis solares variam em tamanho, eficiência e tecnologia. Sendo assim, a sua escolha deve se ajustar às condições do local de instalação para assegurar um excelente desempenho. Um inversor, por exemplo, exerce um papel crucial no processo de conversão da energia solar em eletricidade útil. Assim, sua escolha do inversor precisa se basear nas particularidades do sistema.

Elaborar o melhor projeto para o sistema

instalar um sistema fotovoltaico

Se você pretende instalar um sistema fotovoltaico que funcione adequadamente, é fundamental elaborar muito bem o projeto. Considere todos os detalhes, com disposição dos módulos, escolha da fiação e a integração com o sistema elétrico disponível no local. E, claro, sempre conte com um técnico ou engenheiro.

Leve em conta, ainda, os códigos de construção e os regulamentos da localidade, incluindo o dimensionamento correto dos componentes elétricos, como cabos e disjuntores. Isso é indispensável par garantir a segurança das pessoas e do sistema.

Módulos fotovoltaicos

instalar um sistema fotovoltaico

Na etapa seguinte de instalar um sistema fotovoltaico , começa a instalação dos painéis solares, que torna tudo mais visível. Eles devem ser fixados ao telhado com toda a segurança por meio de estruturas de fixação apropriadas. Para tanto, é necessário se certificar que os equipamentos estão corretamente alinhados e inclinados da direção que melhor aproveita a luz solar.

Ao longo do trabalho de instalação, as melhores práticas de selagem e fixação devem ser seguidas a fim de garantir a resistência do equipamento às intempéries e aos vazamentos. Isso requer a análise da integridade estrutural da estrutura de fixação ou do telhado para que o peso dos painéis seja suportado.

Instalar o Inversor

Nesta etapa do guia sobre como instalar um sistema fotovoltaico, o inversor solar converte a luz solar captada pelos módulos em energia apta para o consumo. Por isso, o inversor deve ficar em local protegido das intempéries, mas de acesso fácil para manutenção. Lembre-se de que o desempenho geral do sistema depende muito da qualidade da instalação desse equipamento.

Dessa forma, considere, no local de instalação, a dissipação de calor, uma vez que, durante a operação, há produção de calor. Assim, é interessante escolher um local com espaço suficiente e boa ventilação em torno do inversor. Com isso, evita-se o superaquecimento do aparelho.

> Leia mais: Energia solar em residências triplica e chega a 1,7 milhão de unidades consumidoras

Conectar com a rede elétrica

instalar um sistema fotovoltaico

Caso seja preciso conectar o sistema à rede elétrica, siga as regulamentações e os procedimentos locais e garanta uma conexão segura e dentro das normas. Isso pode significar a necessidade de um medidor bidirecional para registrar a energia gerada de consumida. Além disso, resguarda a segurança da rede.

Mais uma vez, é preciso confiar esse trabalho a um profissional qualificado, como um eletricista licenciado. Só ele poderá confirmar se as conexões são seguras e corretas e em conformidade com os regulamentos da concessionária local.

Realizar testes e comissionamento

Após instalar um sistema fotovoltaico, testes rigorosos são exigidos para averiguar o funcionamento e a segurança dos componentes do sistema, por um técnico qualificado.

Já, o comissionamento requer a verificação de todos os parâmetros do sistema, como corrente, tensão e eficiência. Se houver algum desvio dos valores esperados, a identificação e correção são essenciais para garantir o funcionamento do sistema.

Realizar manutenção regularmente

instalar um sistema fotovoltaico

instalar um sistema fotovoltaico

O desempenho do sistema fotovoltaico em longo prazo pode ser garantido com manutenções regulares. Assim, inspecionar as conexões elétricas, limpar os painéis e analisar o estado geral do sistema são ações básicas para manter tudo funcionando bem.

Verificações periódicas, portanto, são necessárias, embora, a maioria dos sistemas exijam pouca manutenção. Mas, locais com alta incidência de poeira ou poluição atmosférica demandam a limpeza constante dos painéis. Acúmulo de detritos e sujeira comprometem consideravelmente a eficiência dos módulos. E, conexões elétricas exigem inspeções regulares para que não sofram folgas ou corrosões.

Monitorar o sistema

Depois de instalar um sistema fotovoltaico, é interessante e recomendado um acompanhamento para verificar seu desempenho com o passar do tempo. Assim, é possível identificar rapidamente qualquer falha e corrigir prontamente.

Dessa forma, você aproveita a produção da energia solar ao máximo, fazendo a medição periódica, detectando falhas e gerando relatórios acerca do desempenho do sistema. 

Cumprir normas e regulamentações

instalar um sistema fotovoltaico

Além da manutenção do sistema, ao instalar um sistema fotovoltaico, é importante manter tudo de acordo com as regulamentações e as normas locais e nacionais. Mantenha, portanto, as licenças exigidas, seguindo as diretrizes de instalação e de segurança, evitando problemas futuros, como multas ou, até mesmo, desativação do sistema.

Quais são os benefícios de se instalar um sistema fotovoltaico adequadamente?

Ao optar pela forma correta de instalar um sistema fotovoltaico você garante uma série de benefícios, como:

  • sustentabilidade, contribuindo com a redução de gases poluentes, usando energia limpa;
  • economia de energia e de custos na conta de luz em longo prazo;
  • independência energética;
  • valorização do seu imóvel;
  • durabilidade do sistema por décadas.

De acordo com tudo o que foi exposto neste post, concluímos que instalar um sistema fotovoltaico da maneira correta é fundamental para o seu melhor aproveitamento. O processo, sem dúvida, é complexo, exigente e requer um plano detalhado, com escolha de equipamentos de qualidade e profissionais habilitados para executar o projeto.

>Leia mais: Brasil é o segundo maior importador de painéis solares da China

Contudo, os benefícios compensam imensamente todo o esforço inicial, resultando em economia, valorização do imóvel e sustentabilidade em longo prazo. Se você seguir o passo a passo, acima descrito, poderá desfrutar de uma fonte de energia limpa, sustentável e econômica por muito tempo.

Então, que tal começar o seu projeto agora mesmo? Na Aldo você encontra tudo o que é necessário para instalar o melhor sistema fotovoltaico. Acesse o site da Aldo Solar e confira nossas informações e produtos. 

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

instalar um sistema fotovoltaico

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating