Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Gerador solar off-grid: saiba como dimensionar corretamente! Gerador solar off-grid: saiba como dimensionar corretamente!
Início » Como dimensionar um gerador solar off-grid?

Como dimensionar um gerador solar off-grid?

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

A energia solar fotovoltaica é fonte limpa, renovável e inesgotável de energia. Já exploramos este conteúdo em alguns artigos mostrando que são inúmeros os benefícios e que ela tem se expandido a passos largos no Brasil. Comumente, ouvimos falar mais dos geradores de energia solar on-grid, mas o foco do nosso artigo de hoje é o gerador solar off-grid. O gerador on-grid tem como objetivo fazer a conversão da energia gerada pelos painéis solares. É por meio deste equipamento que a energia de corrente contínua é transformada em corrente alternada (CA), permitindo sua utilização em empresas e residências.

Por sua vez, o gerador solar off-grid também exerce essa função, no entanto, possui algumas particularidades que devem ser consideradas. A principal delas é que o gerador de energia solar off-grid não precisa da rede pública de distribuição energética para funcionar. Isso significa que mesmo os lugares mais remotos que não dispõem de rede elétrica podem instalar e aproveitar os benefícios do sistema de energia solar.

Energia Solar para todos

Segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente – IEMA, mais de 990 mil pessoas não tem energia no Brasil. Elas estão localizadas na Amazônia Legal que abrange 9 estados, sendo que somente no Estado do Pará são mais de 400 mil pessoas sem energia elétrica. Segundo os pesquisadores, parte destas pessoas não querem acesso à energia, mas os que gostariam de ter, enfrentam imensas dificuldades e carecem de qualidade de vida, passando por dificuldades diárias.

Perfis de clientes para o gerador de energia solar off-grid

Vamos entender primeiramente quem são os potenciais clientes de um gerador solar off-grid e para facilitar o entendimento, dividimos em dois grandes grupos:

  1. Clientes que não possuem energia elétrica convencional disponível e possivelmente estão em áreas isoladas. São eles: residentes de áreas isoladas em que a rede de distribuição não atende, centros comunitários, igrejas, áreas de exploração coleta/seleção de frutas de locais isolados, sítios, ranchos, fazendas, food trucks, sistema de comunicação de rodovias, rede de telefonia e ainda clientes que já possuem geradores de combustão.
  2.  Clientes que necessitam de sistema de backup pois não podem conviver com a interrupção/oscilação de energia. Em geral são residências ou comércios que recebem energia convencional com baixa qualidade ou estão no fim de rede. Entre eles destacamos: residências, comércios em geral, clínicas de vacinação, equipamentos médicos, espaços para ordenha, refrigeração e armazenamento de leite, granjas, empresas de TI, call centers, empresas de segurança e monitoramento (CFTV).

Ou seja, concentre as suas forças em clientes que necessitem de fornecimento de energia, de preferência aqueles que não recebem de forma alguma energia convencional ou que sofrem com as quedas/interrupção de fornecimento. Inicie fazendo levantamento das cargas essenciais do cliente para o primeiro dimensionamento e apresentação  da primeira proposta. Na sequência caso o cliente tenha interesse em ampliar ou investir mais, adicione então outras cargas que o cliente entender que sejam necessárias para compor o sistema.

Passo a passo para o dimensionamento do gerador de energia solar off-grid

Você ainda pode estar se perguntando: qual é o passo-a-passo para que eu formule uma proposta a um cliente potencial? Para apoiar as suas atividades, preparamos um fluxo com as principais etapas e esperamos que gere inúmeras oportunidade de negócios para a sua empresa. Vamos lá?

01 – Ouça com atenção as necessidades do cliente e o seu modo de operação diário.

02 – Tenha em mente que o ideal é que você e o cliente, em comum acordo, definam quais são as cargas essenciais.

03 – Anote todos os dispositivos que necessitarão de energia(cargas) – Exemplo: lâmpadas, ventiladores, geladeira, freezer, internet, computador, ar condicionado, etc.

04 – Pesquise a potência nominal de cada carga, quantidade e total de horas por dia que será utilizada. Muitas dessas informações estão disponíveis no próprio equipamento ou ainda nos manuais de fabricante. Seja detalhista nesta análise pois o sucesso do seu projeto depende desta análise.

Faltam só mais 5 etapas

05 – Levante o índice solar da região e nossa dica é que você utilize o menor índice solar imétrico disponível para região. Lembre-se que não há plano B para a geração de energia. O gerador off-grid é o plano A e B em áreas isoladas e para backup.

06 – Avalie as instalações para definir onde deverão ser instalados os painéis, inversor e bateria solar.

07 – Investigue se a instalação do cliente é mono ou trifásica;

08 –  Analise se haverá bombas ou motores no projeto. Se sim, leve em consideração a corrente e a partida.

09 – Chegou a hora de definir o consumo e vem a grande questão: Como se faz essa conta?

Sendo Revendedor da Aldo Solar você já está acostumado com nosso modo de operação, ou seja, sabe que nos antecipamos às suas necessidades e que colocamos à disposição milhares de geradores de energia solar pronta-entrega em nosso site. São várias famílias de produtos, dentre elas, a Aldo Off-Grid com inversores Victron Energy e Growatt e as baterias solar Moura, Dyness e Energy Source. Baseado na relação de cargas mencionadas pelo cliente, você pode acessar a descrição técnica dos geradores que temos em nosso site e avaliar qual modelo melhor atenderá o seu dimensionamento. Caso haja a necessidade de um produto personalizado, conte com a gente para este orçamento.

Bateria Solar: escolha essencial para o seu projeto

Até pouco tempo atrás, as baterias solar de chumbo ácido eram a principal e praticamente única opção no Brasil. Mas as baterias solar de lítio assumem um protagonismo cada vez maior no universo da energia solar. Recomendamos que você leia os artigos que preparamos sobre as tecnologias e conheça ainda os produtos disponíveis em nosso site para tomar a decisão mais acertada juntamente com seu cliente.

E como pode ver, existe um campo muito extenso para ser trabalhado no Brasil, uma vez que muitos clientes não recebem energia convencional pois vivem ou trabalham em áreas remotas. Bem como, existem muitos clientes que hoje atuam com geradores a combustão e precisam de solução mais prática e sustentável. E então? Percebeu as inúmeras possibilidades de negócio no universo off-grid?

O futuro do negócio

Assim, sabemos que é necessário estudo, dedicação e treinamento para ofertar tal tecnologia com segurança e obter o sucesso  que tanto almeja. Todos os fabricantes de soluções off-grid estão realizando inúmeros webinares e treinamentos para apoiar os revendedores e instaladores. Fique de olho em nossa agenda de treinamentos e cursos. Alguns deles são pagos, mas muitos são inteiramente gratuitos. Não perca a oportunidade de embarcar neste novo negócio e conte com a Aldo Solar em suas iniciativas.

Colaboração: Ion Energia

financie-seu-gerador-solar-na-aldo

Notícias relacionadas

    • 4 anos ago

    ola bom dia estou o curso para instalação de energia solar na soliens e quero saber se vcs fornecem os paineis de 330 wats para eu compra
    tem telefone vcs para eu ligar preciso de mais materiais
    attmes ferreira

    63-98415-4600

    antonio go

      • 4 anos ago

      Bom dia Antonio, temos painéis de 335W, 390W e 400W. Confira em nosso site http://www.aldo.com.br ou entre em contato no 44 3261-2000

Leave feedback about this

  • Rating