Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Capacidade solar no Brasil supera a marca de 17 GW Capacidade solar no Brasil supera a marca de 17 GW
Início » Capacidade solar no Brasil supera a marca de 17 GW

Capacidade solar no Brasil supera a marca de 17 GW

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A capacidade solar no Brasil já ultrapassou a marca de 17 GW de potência operacional. Esse dado, fornecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) demonstra o quanto a fonte solar fotovoltaica está crescendo.

E, assim, o mercado já soma 5.46 GW em relação à geração centralizada – segmento de usinas de grande porte. Contabiliza, ainda, 11.91 GW na geração distribuída, definida por sistemas de pequeno e médio portes, instalados em terrenos, fachadas e telhados.

Tal marca da capacidade solar no Brasil foi alcançada um pouco mais de um mês após superarmos os 16 GW de capacidade fotovoltaica. Com isso, há pouco tempo, com 8,1%, a fonte solar se transformou na terceira com a maior participação em toda a matriz elétrica do país.

> Leia mais: Energia solar aumentou 30% em GW no Brasil

Mais de 3 GW no primeiro semestre de 2022

A capacidade solar no Brasil está aumentando progressivamente e, apenas no primeiro semestre deste ano, essa tecnologia adicionou mais de 3GW de capacidade instalada. Sendo assim, em vista desta potência operacional, concluímos que a fonte solar superou o gás natural, com 16.3 GW. Agora, na matriz elétrica brasileira, se encontra atrás somente da fonte hídrica, com 109 GW e a geração eólica, com 21.9 GW.

De acordo com a ABSOLAR, desde que foi estabelecida em 2012, a energia solar já atraiu ao Brasil mais de R$ 86,2 bilhões em novos investimentos. Tivemos, ainda, R$ 22,8 bilhões arrecadados aos cofres públicos, gerando mais de 479,8 mil empregos acumulados. Além disso, evitamos a emissão de cerca de 23,6 milhões de toneladas de CO2 nos processos de geração de energia elétrica.

A capacidade solar no Brasil aumentou

Bloomberg New Energy Finance realizou um estudo em 2021. E, de acordo com o resultado obtido, até 2050, a energia fotovoltaica será líder entre todas as demais matrizes energéticas do país. Essa projeção aponta que dentro de 28 anos, 32% de toda a energia usada no Brasil será solar. Enquanto isso, 30% virão de fonte hídrica.

Segundo a instituição, a energia solar está cada dia mais competitiva e a instalação dos equipamentos é muito rápida. Isso faz da energia fotovoltaica um fator muito relevante de crescimento para o país.

A capacidade solar no Brasil aumentou e, em sua totalidade, essa fonte corresponde a mais de 8,1% da matriz energética brasileira, com mais de 17 GW. Dessa forma, sua expansão superou, recentemente, o gás natural e a biomassa, ambos com aproximadamente 16,3 GW no ranking de valores da capacidade instalada no Brasil. Assim, a energia solar já é a terceira maior fonte no Brasil e pode ser encontrada em grandes usinas, com geração centralizada, assim como em residências, com geração distribuída.

> Leia mais: Setor de energias renováveis busca talentos

Geração de empregos e redução de poluentes

Mais uma grande vantagem do crescimento da adesão à energia solar fotovoltaica é a geração de emprego. Assim, ainda de acordo com dados da ABSOLAR, com a expansão do setor solar, mais de 492,4 mil postos de trabalho foram criados. Isso sem falar dos inúmeros benefícios que isso significa para o meio ambiente.

A associação, portanto, estimou que evitamos a produção de 24,6 milhões de toneladas de CO2 em razão do uso da energia solar. Segundo Dornellas, esse conjunto de fatores nos faz crer que a projeção da Bloomberg tende a acontecer, de preferência em menos tempo que o previsto. Mas, já estamos progredindo melhor que o esperado. Agora, a energia solar já é a terceira maior fonte brasileira.

A capacidade solar no Brasil aumentou e a hora de investir é agora

Já presenciamos uma assustadora realidade, em que o aquecimento do planeta favorece longas estiagens e temporais nunca vistos. Por isso, todo o investimento feito em fontes alternativas, de mínimo impacto e renováveis é uma importantíssima contribuição para o microclima. Da mesma forma, é providencial para o clima em escala global. Por tudo isso, a hora de investir em energia solar é agora!

Desde 2012, a geração de energia solar aqui no Brasil vem ampliando. Isso passou a acontecer a partir de uma resolução da ANEEL, que permitiu a cada brasileiro que instalasse sua própria fonte renovável. Desse modo, ao gerar excedente de energia o usuário passava a receber créditos para abater em sua conta de luz.

> Leia mais: Aldo solar assume a liderança em vendas de micro inversores no Brasil

Aldo Solar, há 40 anos no mercado de distribuição

Adquirida em setembro 2021 pela Brookfield, a Aldo Solar é líder na comercialização de soluções para a geração de energia solar no país.

Assim, com 40 anos de estrada, a empresa é parceira dos maiores players mundiais do setor fotovoltaico e detém 30% de market share no mercado brasileiro.

A Brookfield e a Aldo Solar têm perfis voltados para sustentabilidade e energias renováveis. Juntas empreenderão esforços para que a companhia amplie ainda mais sua liderança no mercado brasileiro. Com isso, poderá usar toda sua influência, força e tamanho para trazer mais negócios para os seus clientes e parceiros.

17 GW de potência instalada: a capacidade solar no Brasil aumentou

A capacidade solar no Brasil está crescendo. E, de fevereiro a julho deste ano, a energia solar cresceu, portanto, 3 GW, sendo que 1 GW foi atingido em apenas um mês. Assim, essa fonte limpa e renovável gera energia equivalente a mais de 8% da matriz elétrica do País, levando sustentabilidade para todo o Brasil!

Por fim, agora que você já sabe que a capacidade solar no Brasil superou a marca de 17 GW, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Capacidade solar no Brasil

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating