Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
SFX Solar vence Jinko Solar Awards na América Latina SFX Solar vence Jinko Solar Awards na América Latina
Início » Cliente Aldo, SFX Solar vence Jinko Solar Awards na América Latina

Cliente Aldo, SFX Solar vence Jinko Solar Awards na América Latina

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Como forma de evidenciar projetos fotovoltaicos de destaque em geração distribuída, a Jinko Solar organizou a premiação “JinkoSolar Awards 2022 Latam”. Os projetos deveriam ter sido instalados com módulos Jinko Solar. Dessa forma, qualquer projeto fotovoltaico com módulos Jinko Solar realizado na América Latina era elegível, a partir de, no mínimo, 3 kW de potência. E a empresa brasileira SFX Solar vence Jinko Solar Awards.

SFX Solar vence Jinko Solar Awards

Entre as empresas brasileiras concorrendo ao prêmio, a vencedora e a única na categoria Industrial/Comercial, foi a SFX Solar, um integrador da Aldo. Portanto, a SFX Solar vence Jinko Solar Awards. O título de vencedor, portanto, foi dedicado a uma instalação fotovoltaica situada na capital paulista no Colégio NS Rosário. O sistema de 396,52 kWp possui, assim, 862 módulos Tiger Neo N-Type de 460 W.

> Leia mais: Jinko Solar conquista o Top Performer pela 9ª vez consecutiva

Destacamos, que o Projeto Colégio SP competiu com o projeto da Eneco SAS, na Colômbia, e com a empresa NorPat Ingenieria SAS, com projeto na Argentina.

SFX Solar vence Jinko Solar Awards com sistema fotovoltaico no Colégio Nossa Senhora do Rosário

SFX Solar vence Jinko Solar Awards

De acordo com Gustavo Moraes, CEO da SFX Solar, “o projeto fotovoltaico no Colégio NS Rosário foi uma quebra de paradigma. A questão era: como convencer as freiras da direção de uma das escolas mais tradicionais de São Paulo a apostar em energia solar?

Foi preciso sair da zona de conforto e mostrar os benefícios da geração fotovoltaica em detalhes. Como funciona a economia na conta de luz de aproximadamente R$ 317 mil reais por ano, além do legado da energia limpa, abundante e sustentável. Tudo isso indo de encontro à visão da instituição que é construir cidadãos atuantes e transformadores, protagonistas de um novo tempo”, conta Moraes.

Com mais de 80 anos de história, o colégio está localizado no tradicional bairro da Vila Mariana em São Paulo, em uma área de 12 mil m². E como é comum em empreendimentos educacionais que crescem exponencialmente, os imóveis vizinhos foram aquiridos pouco a pouco até se tornarem esse megacomplexo de hoje.

E esse foi o primeiro desafio do projeto.  Como projetar um sistema fotovoltaico com potência de 391,92 kWp, contendo 852 módulos, com diferentes tipos de telhado, quando se precisa usar toda a área disponível?

SFX Solar vence Jinko Solar Awards: desafios enfrentados na instalação

SFX Solar vence Jinko Solar Awards

O CEO da SFX conta que “foi necessário subdividir o projeto como: usar um inversor de 75 KW no ginásio, onde o telhado era metálico. Instalar outro de 75 KW no administrativo operacional, onde o telhado é cerâmico. Em um outro local, sugerimos a substituição do telhado porque a estrutura não era segura, e assim sucessivamente”, explica o executivo. 

Além disso, não era possível realizar a instalação durante a época de aulas para não prejudicar o rendimento dos alunos. E o período das férias escolares de julho foi o momento escolhido para a realização do trabalho. Mas, por outro lado, em apenas quatro semanas, tudo deveria estar pronto antes do reinício do ano letivo.

A localização do Colégio NS Rosário, na movimentada Avenida Domingos de Moraes, também impôs grandes barreiras para a entrega do material. Havia restrição dos horários de entrega como forma de contornar os congestionamentos tão comuns na capital paulista. 

Guindaste e escada elevatória na instalação – SFX Solar vence Jinko Solar Awards

SFX Solar vence Jinko Solar Awards

Em algumas vezes a permissão era dada para descarregar às três da manhã. Em outras, apenas no final de semana. E a Aldo, sempre parceira, abriu uma exceção para que a entrega fosse realizada em etapas. Para tornar o cenário ainda mais desafiador, não havia local de armazenamento, então os equipamentos que chegavam deveriam ser instalados imediatamente. 

Para içar tantos módulos fotovoltaicos, foi necessário contratar um guindaste com lança de 15 metros e instalar 120 módulos em apenas um dia. Além do guindaste, também foi utilizada uma escada elevatória em locais de difícil acesso.

“Foi necessário estabelecer uma verdadeira estratégia de guerrilha, levando em conta a irradiação solar nos diferentes tipos de telhado, além de parametrizar cada pequena etapa do projeto e acompanhar tudo em tempo real. Já, a escada elevatória de 12 metros de altura, chegava a locais onde o guindaste não conseguia acessar. Dessa forma, elevava automaticamente 12 módulos por vez, fazendo a curva necessária no telhado em L. A equipe que já estava no telhado, com todo o aparato de segurança, retirava os módulos e iniciava a instalação”, explica Gustavo.

> Leia mais: Jinko Solar em primeiro lugar nas vendas globais

SFX Solar vence Jinko Solar Awards e comemora os resultados

SFX Solar vence Jinko Solar Awards

Depois de entregue no tempo estipulado pelo colégio, a direção não só aplaudiu o trabalho realizado pela SFX Solar, como também indicou a empresa para outras escolas e para a filial de Ribeirão Preto. 

“Mais do que o prêmio recebido com alegria da Jinko Solar, estamos certos de que histórias como essa fortalecem ainda mais o segmento fotovoltaico. Em alguns cenários, é preciso saber mudar o conceito de que instalar energia solar é muito caro e muito técnico. Na verdade, é um investimento financeiro altamente rentável e que traz grande retorno de imagem para instituições como o Colégio NS Rosário”, ilustra Moraes.

A SFX continua monitorando a eficiência do sistema instalado no Colégio NS Rosário e Gustavo Moraes planeja palestrar instrutivas aos alunos da instituição. Tudo de acordo com cada etapa acadêmica, do jardim de infância ao Ensino Médio. Dessa forma, ao conhecer mais sobre energia solar, os estudantes poderão passar esse recado adiante.  

Conheça os detalhes do sistema que fez a SFX Solar vencer Jinko Solar Awards

  • Inversor 01: Growatt 125kW com 380 módulos Jinko 460W – telhado metálico (novo);
  • Inversor 02: Growatt 10kW com 32 módulos Jinko 460W – Telhado fibrocimento; 
  • Inversor 03: Growatt 75kW com 240 módulos Jinko 460W – Telhado cerâmico; 
  • Inversor 04: Growatt 75kW com 200 módulos Jinko 460W – telhado metálico curvo (ginásio).

Conheça mais sobre a empresa: SFX Solar vence Jinko Solar Awards

Atuando com eficiência energética desde 2000, e a partir de 2014, com energia solar, a SFX é cliente Aldo Solar desde que a empresa passou a atuar com soluções fotovoltaicas, em 2016. Por isso, é possível afirmar que, assim como a Aldo, a SFX Solar é uma das empresas pioneiras no Brasil a trabalhar com projeto e instalação de sistemas de geração de energia solar.

A empresa é gerida pelo Engenheiro Eletricista Gustavo Moraes, pós-graduado em energia solar fotovoltaica. O executivo também conta com especialização em energias renováveis e é membro do conselho da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão responsável pela normalização técnica no Brasil). Atualmente, o engenheiro cursa mais uma pós-graduação em transição energética. 

Com uma mentalidade de venda consultiva, a SFX Solar conta com nove equipes de instalação com uma composição entre quatro e seis profissionais altamente capacitados. É um time apto a desenvolver um trabalho de qualidade e já superou mais de mil sistemas instalados em todo o Brasil.

Todas as equipes passam pelo mesmo treinamento e implementam os mesmos procedimentos adotados pela empresa, do projeto à instalação, assegurando assim, a excelência em todas as etapas do trabalho. 

> Leia mais: Aldo Solar é destaque na premiação Melhores e Maiores EXAME 23

Assim como as SFX Solar vence o Jinko Solar Awards, viu como a energia solar tem histórias inspiradoras para contar? Muitas como essa ainda podem acontecer durante o processo de transição energética. Seja você mais um adepto também!

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

SFX Solar vence Jinko Solar Awards

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating