Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Geração solar alcançou 5.5 mil cidades brasileiras Geração solar alcançou 5.5 mil cidades brasileiras
Início » Geração solar alcançou 5.5 mil cidades brasileiras

Geração solar alcançou 5.5 mil cidades brasileiras

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

No Brasil, a geração solar alcançou 5.5 mil cidades brasileiras que instalaram pelo menos um sistema de energia solar fotovoltaica. De acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), essa marca de 5.5 mil municípios se refere à micro e minigeração distribuída.

E, ainda, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), hoje o país já conta com 5.570 cidades dos 26 Estados, além do Distrito Federal. Isso significa que a fonte solar já está na vida de mais de 99% das cidades de todo o país.

Sendo assim, até agora, somente 70 cidades não estão desfrutando dos benefícios de ter um sistema solar instalado em casa. E, de acordo com a ANEEL, grande parte desses municípios, está localizada em lugares de difícil acesso, principalmente na região Norte do país. É o caso da Amazônia Legal, por exemplo.

> Leia mais: Governo reconhece protagonismo da geração distribuída

Mobilização pelo Governo

A geração solar alcançou 5.5 mil cidades do Brasil todo. No entanto, a dificuldade de levar energia solar para determinados municípios é uma das razões que está motivando o Governo a levar sistemas solares para aquelas localidades. Esse trabalho, porém, é feito por meio de programas sociais, como o Luz para Todos e o Mais Luz para a Amazônia.

Esses programas pretendem garantir a todos ao máximo de consumidores o acesso e uso da energia elétrica com sistemas de geração de energia renovável e limpa. Assim sendo, o atendimento é realizado para famílias de baixa renda. É feito, também, para os beneficiários de programas federais de desenvolvimento social, comunidades indígenas, assentamentos rurais e territórios quilombolas.

Durante o mês de agosto, os dois programas citados tiveram prorrogação até 2026 e 2030. Essa decisão foi tomada após a publicação de um decreto no Diário Oficial da União. Destacamos que antes, essas iniciativas estavam previstas para encerrar já no final deste ano. A geração solar nas cidades brasileiras e deve chegar a número ainda maior, em breve.

A geração solar alcançou 5.5 mil cidades: estados com geração solar instalada

No total, a geração solar alcançou 5.5 mil cidades brasileiras e chegou a 13 Estados mais o Distrito Federal, no segmento de geração distribuída. Isso já aconteceu em todos os municípios desses Estados e Minas Gerais foi o último a atingir a marca.

Já, na região Sudeste, somente o Estado de São Paulo ainda não tem energia solar instalada em todas as suas 645 cidades. E, para que isso aconteça, só faltam quatro municípios.

> Leia mais: O Brasil comemora 10 anos de Geração Distribuída

Na região Sul, o Estado do Rio Grande do Sul conta com 497 cidades. Na região Centro-Oeste, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm 141 e 79 cidades nessa ordem. E esses Estados, por enquanto, contam com sistemas de geração solar em todas as suas cidades.

No Nordeste, somente quatro entre os nove Estados desta região ainda não contam com energia solar distribuída em todas as cidades. São eles: Piauí, Maranhão, Sergipe e Paraíba. Em compensação, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia e Alagoas já estão com 100% das cidades abastecidas com pelo menos um sistema solar instalado.

A geração solar alcançou 5.5 mil cidades brasileiras – região Norte e Sul

Na região Norte, A atenção é voltada especialmente para a situação do Amazonas, com apenas 34 de seus 62 municípios abastecidos com energia solar no segmento de GD. Já, Rondônia e Tocantins estão com todas as suas 52 e 139 cidades, nessa ordem, alimentadas com pelo menos um sistema solar. As instalações no segmento de geração distribuída, portanto, se encontram em fachadas, telhados e terrenos de médio e pequeno porte.

A geração solar alcançou 5.5 mil cidades brasileiras, mas no Sul, só faltam Santa Catarina e Paraná para chegarem a essa marca. Já, no Centro-Oeste, somente o Estado de Goiás precisa se mobilizar mais para alcançar um número significativo de instalações.

A geração solar cresceu mais de 70%

O fato de a Geração Distribuída cresceu mais de 70 %, os números da ANEEL, mostram um Brasil com pouco mais de 930 mil sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. Dessa forma, temos mais economia e sustentabilidade para mais de 1,19 milhão de unidades consumidoras.

Além disso, hoje, a fonte solar está presente em mais de 98,2% das cidades brasileiras. Ou seja, 5.470 entre as 5.570 cidades existentes, assim como em todos os estados. Minas Gerais tem a maior representação em potência instalada chegando a 1,75 GW, São Paulo com 1.3 GW e Rio Grande do Sul com 1.16 GW. Assim, são os Estados que apresentam os maiores volumes acumulados e os únicos que já ultrapassaram a marca de 1 GW de potência acumulada.

> Leia mais: Entenda os benefícios da geração distribuída solar no Brasil

Entre as classes de consumo, a liderança fica com a residencial, com 4,5 GW ou cerca 45% do total de potência instalada acumulada. Em seguida, temos estabelecimentos comerciais, com 3,25 GW, consumidores rurais, com 1.36 GW e indústrias, com 0,75 GW. Além deles, existem os sistemas instalados em prédios pertencentes ao poder público e a iluminação das ruas e avenidas municipais, hoje, com pouco mais de 0,12 GW.

A geração solar alcançou 5.5 mil cidades brasileiras

Com esse crescimento, a energia solar já acumulou mais de R$ 52 bilhões em investimentos novos. Assim, segundo a ABSOLAR, tivemos a geração de mais de 300 mil empregos acumulados neste período, em todo o Brasil. Então, de acordo com a entidade, em 2022, o país tende a ter o melhor ano da história da energia solar fotovoltaica, até agora.

Dessa forma, a geração própria de energia solar continuará aumentando significativamente, devendo praticamente dobrar sua potência operacional instalada. E isso deve acontecer por influência das altas nas tarifas de energia elétrica, fixadas acima da inflação, além da publicação da Lei nº 14.300.

 

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating