Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Paraná supera 2 GW em geração solar distribuída Paraná supera 2 GW em geração solar distribuída
Início » Geração solar distribuída no Paraná supera 2 GW

Geração solar distribuída no Paraná supera 2 GW

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A tendência de expansão da energia solar é cada dia maior. Sendo assim, 399 cidades paranaenses já aderiram a essa fonte renovável, com uma potência instalada que no Paraná supera 2 GW. Isso equivale a 9,5% de toda a energia gerada no Brasil todo, apenas nesse segmento.

Dessa forma, o estado do Paraná fica atrás apenas de São Paulo, que apresenta uma potência de 2,9 GW. Em seguida, vem Minas Gerais, com 2,7 GW e Rio Grande do Sul que, praticamente se equipara ao Paraná, apresentando 2,2 GW de potência instalada.

O Paraná supera 2 GW em potência instalada e sua primeira conexão aconteceu em 2012. Assim, há um crescimento gradativo e lento, ano após ano, até chegar a 2018 com 2.847 novas conexões. No entanto, nos últimos quatro anos, esse processo alcançou ganho em agilidade e escala, atingindo 11,6 mil conexões em 2019. Em 2020, alcançou 21,5 mil e em 2022, passou para 68,6 mil. Hoje, já contamos com 168 mil conexões ativas entre as ligadas à Copel ou outras distribuidoras.

> Leia mais: Energia solar supera 20 GW em geração distribuída

O Paraná supera 2 GW em potência instalada – desempenho na agricultura

A colocação do estado do Paraná, no meio rural, apresentou um desempenho notável e já ocupa o segundo lugar em âmbito nacional. Assim, sua posição confere uma potência instalada de 560 MW, perdendo apenas para Minas Gerais, que já está com 668 MW de capacidade nessa classe de consumo. Dessa forma, o Paraná supera 2 GW e responde, sozinho, por cerca de 18% da geração distribuída solar total para consumidores rurais no Brasil.

Segundo dados fornecidos pela ANEEL, as conexões representadas pelas propriedades rurais são representadas por 15,2% quando se trata de geração distribuída de energia no Paraná. Já, as ligações residenciais representam 67,9%, as comerciais, 12,7% e as industriais, 4%.

Contudo, ao usar o critério potência instalada, os agricultores respondem por cerca de 27% de toda a produção paranaense. Esse valor ultrapassa a potência instalada comercial, com 26% e da indústria, com 10%. Está, também, muito mais próximo das instalações residenciais que, embora apresente um alto volume, têm menor capacidade unitária, o que corresponde a 35,9% do total.

O Paraná supera 2 GW em potência instalada – destaque para a região oeste do estado

No oeste paranaense a geração distribuída fotovoltaica se destaca, já que abriga os dez primeiros municípios com a maior quantidade de instalações, além da capacidade de potência instalada. Assim, a liderança desta lista fica com a cidade de Toledo. Em seguida, vem Marechal Cândido Rondon, Palotina, Assis Chateaubriand, Nova Aurora, Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Cascavel, Nova Santa Rosa e Cafelândia.

Dessa forma, em conjunto, as cidades totalizam 5.927 conexões à rede elétrica, com 103 MW de potência instalada. E, assim, o Paraná supera 2 GW em potência instalada.

Programa Paraná Energia Rural Renovável – Renova PR

Em agosto de 2021, foi criado o Programa Paraná Energia Renovável, o Renova PR. Trata-se, portanto, de um dos grandes responsáveis pelo rápido avanço desta modalidade de energia. Destacamos que essa iniciativa foi coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) com intuito de incentivar a produção de energia elétrica na modalidade de distribuição, nas propriedades rurais.

A energia solar, então, foi incluída por meio de instalação de painéis fotovoltaicos, além da biomassa e das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) e das Micro Centrais Geradoras Hidrelétricas (MCGH). Assim, depois de 22 meses de existência, o Renova PR já está próximo de ter a liberação de R$ 1,1 bilhão para realizar 5.812 projetos aprovados pelo IDR Paraná. Desses, 5.768 são de energia solar e 44 de biogás e biometano.

> Leia mais: Energia solar supera Itaipu pela primeira vez

Dentro desse período, a quantidade de propriedades rurais que apresentam geração própria evoluiu de 5.558 para 25.684. Esse número inclui produtores que optaram por instalações diretamente com a iniciativa privada. Dessa forma, o Paraná supera 2 GW em capacidade instalada e tende a crescer muito mais.

De acordo com um relatório do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, o Renova PR é responsável por cerca de 86% dos recursos disponibilizados pelo Banco do Agricultor Paranaense. A instituição oferece, ainda, juros reduzidos aos produtores para incentivar investimentos na transformação energética. Dessa forma, o Estado assume uma compensação por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), vinculado à Fomento Paraná.

Retorno financeiro como principal atrativo

De acordo com a Renova Paraná, o retorno financeiro para os usuários que optam pela energia solar é um grande atrativo. O estado iguala a taxa de juros do financiamento. Assim, antes do vencimento do contrato, a economia obtida na fatura de energia já se paga. E isso é extremamente viável para qualquer consumidor.

Os técnicos do IDR-PR, durante seus trabalhos de campo, divulgaram seus programas aos produtores rurais, ajudando a expandir seu alcance. Assim, apresentaram vantagens como, redução dos custos, que afeta a competitividade dos produtos. Além disso, promove uma produção mais sustentável com auxílio de energia limpa e produzida de forma autônoma.

> Em 2023 a geração distribuída já aumentou 2,5 GW

O acompanhamento dos projetos é realizado, ainda, pelos técnicos do instituto, desde sua execução até a liberação dos recursos pela instituição financeira envolvida. O IDR-PR também trabalha na elaboração da Semana das Energias Renováveis, que será realizada do dia 26/06 até 30/06 deste ano, com programação para todas as regiões do estado.

Ainda de acordo com a entidade, o objetivo é sensibilizar todos que ainda não aderiram ao Renova PR, fazendo com que eles notem as vantagens de gerar energia com sustentabilidade e economia. Para tanto, os produtores podem recorrer ao IDR-PR e aos agentes financeiros para que seus projetos sejam realizados. Dessa forma, podem melhorar o processo de geração distribuída por todo o estado do Paraná.

> Leia mais: Pela 1ª vez na História, energia solar deve receber mais investimentos do que o petróleo

Agora que você que já sabe que a geração solar distribuída no Paraná supera 2 GW, passou a ter ainda mais motivos para aderir a essa fonte limpa e inesgotável.

A Aldo Solar também oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis. Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

Paraná supera 2 GW

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating