Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Energia solar supera 20 GW em geração distribuída Energia solar supera 20 GW em geração distribuída
Início » Energia solar supera 20 GW em geração distribuída

Energia solar supera 20 GW em geração distribuída

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A Associação Brasileira de Energia Solar fotovoltaica (ABSOLAR) divulgou a nova marca alcançada por essa fonte limpa e renovável. Agora, a energia solar supera 20 GW de potência instalada nos prédios residenciais, comerciais, industriais, públicos, além dos terrenos de menor porte e produtores rurais, no país todo.

Nesta semana a ABSOLAR realizou reunião com lideranças da entidade, juntamente com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Na ocasião, a agência destacou que o uso da tecnologia fotovoltaica precisa ser expandido para abastecer locais mais isolados, como a região amazônica, por exemplo. A energia solar supera 20 GW em GD e a população que tem renda mais baixa pode se beneficiar com energia muito mais barata.

> Saiba mais sobre a participação da Aldo no SolarZ Manaus!

Segundo a ABSOLAR, atualmente, o Brasil tem mais de 1,8 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. Isso facilita a sustentabilidade ao meio ambiente e economia para aproximadamente 2,4 milhões de unidades consumidoras do país.

A energia solar supera 20 GW em GD e, de acordo com o mapeamento, a tecnologia fotovoltaica já se encontra em 5.526 municípios, em todos os estados brasileiros. E os estados que lideram em potência instalada são: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, respectivamente.

Diversificação e redução da conta de luz

A diversidade que a fonte solar proporciona é indiscutível, como podemos ver pelo fato de que a energia solar supera 20 GW em GD. No entanto, essa não é sua única vantagem. Além da diversidade é possível reduzir a pressão sobre os recursos hídricos, minimizando os riscos de aumentar ainda mais os valores da conta de luz do consumidor.

Usinas solares de grande porte são capazes de gerar energia com um custo de até dez vezes menos que as termelétricas fósseis emergenciais. O mesmo acontece em relação à energia elétrica importada de países vizinhos, como ocorre atualmente. Assim, essas são duas das maiores responsáveis pela alta tarifária sobre o bolso da população.

Energia solar supera 20 GW em GD – expectativa de crescimento do setor

Aenergia solar supera Itaipu e este ano é esperado que o setor apresente um crescimento acelerado nos sistemas solares em operação no país. Isso é especialmente válido para os sistemas de geração própria, em razão do aumento nas contas de luz e da Lei nº 14.300/2022. Trata-se do texto legal que implementou o marco legal da geração própria de energia.

Outros 10 recordes da energia solar

Entre os dias 1º e 14 de fevereiro deste ano, a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) registrou mais 10 recordes da energia solar. Esses dados fortalecem os bons resultados da geração de energia pela fonte solar fotovoltaica, já no início de 2023. Dessa forma, entre sábado e terça-feira, foram observados os números mais significativos dos últimos dias.

Portanto, no dia 11 de fevereiro, a Geração Média no SIN (Sistema Interligado Nacional) chegou a 2.242 MW médios. Isso configura 3,2% da demanda. Já, em 12 de fevereiro, a Geração Média no SIN alcançou 2.339 MW médios, enquanto a Geração Média do subsistema Nordeste chegou a 1.462 MW médios, ou seja, 13,4% da demanda da região.

Recordes da energia solar – Energia solar supera 20 GW em GD

A redução da demanda no ambiente regulado foi associada pela CCEE, principalmente, ao crescimento da geração distribuída. Isso é atribuído aos equipamentos fotovoltaicos instalados em empresas e residências, que reduzem a demanda do Sistema Interligado Nacional, o SIN. Portanto, se não existisse esse tipo de sistema, tal ambiente teria progredido 2,0% em comparação a janeiro de 2022.

A demanda por eletricidade é também acompanhada no mercado livre, pela Câmara de Comercialização em 15 setores. Ao comparar anualmente, o registro das taxas de maiores aumentos foi feito nos segmentos de extração de minerais metálicos, ou seja, 10%.

Foi registrado, ainda, na metalurgia e produtos de metal, 6% e na indústria de bebidas e de alimentos, 4% em ambas. Já, os ramos que apresentaram as quedas mais expressivas: minerais não metálicos, com -7%, têxteis, com -6% e químicos, com -3%.

> Saiba mais: 2023 já começou com reajuste na conta de luz de 54 milhões de brasileiros

Em relação à avaliação regional, o destaque ficou com o Nordeste, a região em que quase todos os estados apresentaram maior consumo em janeiro. Isso foi observado especialmente no Maranhão, que avançou 43% na comparação anual, ou seja, foi a maior taxa do país, durante o período.

Quanto ao Mato Grosso do Sul, observou-se a maior queda, com -7%, seguido pelo Rio Grande do Sul, com -5% e o Rio de Janeiro, com -4%.

As usinas hidrelétricas continuam se destacando em seu papel de fornecedoras para a rede de distribuição. Sua produção é, portanto, de 54.873 MW médios, ou seja, um volume 4,5% a mais comparando-se com o mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, as termelétricas diminuíram sua participação em quase 45%.

Além disso, as fontes alternativas continuam ganhando mais protagonismo, o que ficou demonstrado com os números dos recordes da energia solar. Assim sendo, em janeiro, as fazendas solares produziram 70% a mais de energia, enquanto os parques eólicos evoluíram quase 40% em sua participação.

Seja mais um adepto dessa fonte limpa, sustentável e econômica!

Agora que você já sabe que a energia solar supera 20 GW, comece a executar o seu projeto. Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas soluções.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

Energia solar supera 20 GW

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating