Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Aproveitar a energia do sol? 3 formas de gerar energia elétrica! Aproveitar a energia do sol? 3 formas de gerar energia elétrica!
Início » Conheça 3 formas de aproveitar a energia do sol para gerar energia elétrica

Conheça 3 formas de aproveitar a energia do sol para gerar energia elétrica

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O Brasil tem um enorme potencial para aproveitar a energia do sol para produção de energia elétrica. Assim, para se ter uma ideia, no local menos ensolarado do Brasil é possível gerar mais energia do que no local mais ensolarado da Alemanha. E aqui vale lembrar que o país é um dos líderes mundiais no uso da energia solar fotovoltaica.

A principal forma de aproveitar a energia do sol é por meio da energia fotovoltaica, onde os módulos fotovoltaicos transformam a luz solar em energia elétrica. Hoje você vai conhecer 3 tipos de sistemas fotovoltaicos:

  1. Sistema ON GRID
  2. Sistema OFF GRID
  3. Sistema Híbrido

Aproveite o conteúdo desenvolvido pela parceira da Aldo com a Joi Energês e boa leitura!

> Saiba mais: Como funciona o processo de produção de energia solar?

SISTEMA ON GRID: aproveitar a energia do sol com gerador conectado à rede da concessionária

Esse é um sistema, que trabalha conectado à rede elétrica da distribuidora, os consumidores que optarem por esse sistema ficam enquadrados no SCEE – Sistema de Compensação de Energia Elétrica, com micro ou minigeração distribuída.

Como funciona?

Quando a energia solar é captada pelo módulo fotovoltaico, este converte a irradiação em energia elétrica, na forma de corrente contínua (CC). Dessa forma, é possível aproveitar a luz do sol, direcionando-a para o inversor. Assim, esse equipamento faz a conversão CC/CA (corrente contínua para corrente alternada) para que assim a energia possa ser aproveitada.

> Você conhece a diferença entre corrente contínua e corrente alternada? Entenda aqui

Basicamente o sistema fotovoltaico ON GRID é composto pelos módulos fotovoltaicos (FV), o inversor solar, os dispositivos de proteção CC e CA (string boxes), o cabeamento, as estruturas de fixação, o medidor bidirecional e a rede da concessionária.

aproveitar a energia do sol

O que acontece se o sistema não gerar energia suficiente?

Neste caso, como ele é conectado com a rede da distribuidora, no momento, em que o gerador solar não está gerando energia suficiente para o consumo (como, por exemplo, à noite ou em dias chuvosos e nublados), a energia para suprir o consumo será proveniente da distribuidora.

> Energia solar em dias nublados e chuvosos: será que funciona?

Caso o sistema gerar mais energia que a consumida, o que acontece?

Se isso ocorrer, o inversor vai injetar essa energia em excesso na rede da distribuidora (que faz o papel de uma bateria de armazenamento).

Como a distribuidora sabe o que foi gerado e o consumido?

Quem faz o papel de medição é o medidor bidirecional. Que contabilizará a entrada e saída de energia do local para o cálculo de créditos de energia.

> Entenda como funcionam os créditos de energia solar

Assim, em cada ciclo, a distribuidora fará a leitura para conferir a energia gerada e energia consumida, esse é o que chamamos de sistema de compensação de energia elétrica.

SISTEMA OFF GRID: aproveitar a luz do sol sem a rede da concessionária

Esse é um sistema de geração de energia que não é conectado à rede elétrica, sendo então autossuficiente por meio do uso de baterias.

Ele é composto de três blocos:

  • Gerador (módulos, cabos, suporte),
  • Condicionador de potência (inversores e controladores) e
  • Armazenamento (baterias).

Veja abaixo o esquema do processo de aproveitamento da energia solar em um sistema OFF GRID.

aproveitar a energia do sol

No sistema OFF GRID, os módulos fazem a conversão da irradiação solar em corrente elétrica. Essa corrente é enviada para um dispositivo (controlador de carga) que controla a tensão a ser enviada para as baterias.

Ao alimentar o banco de baterias a energia é enviada para um inversor. A energia, proveniente dos módulos fotovoltaicos (CC) é então convertida para corrente alternada pelo inversor, possibilitando o uso da energia gerada nos equipamentos do nosso dia a dia.

Veja que nesse sistema, o excedente de energia produzido não é enviado para rede elétrica, é armazenado no próprio sistema por meio do uso das baterias.

Por isso, um gerador OFF GRID requer um planejamento sobre o uso e de clima local para o dimensionamento, antes da instalação. Deve se avaliar autonomia desejada, tipos das baterias e real necessidade do sistema.

> Saiba o que é um gerador de energia solar OFF GRID e as novidades da ALDO

SISTEMA HÍBRIDO: aproveitar a luz do sol com mais de uma fonte de energia

Os geradores de energia solar HÍBRIDOS são aqueles que usam mais de uma fonte de energia em um mesmo sistema. Além disso, essa denominação também é adotada para sistemas que possuem bancos de baterias associados a outras fontes como a solar fotovoltaica por exemplo, proporcionando aplicação de ON GRID OFF GRID em um único sistema.

Uma forma que provavelmente será muito comum com a popularização das baterias é o sistema híbrido. Trata-se de um misto dos sistemas solares fotovoltaicos vistos anteriormente: conectado à rede e OFF GRID, conforme representado a seguir.

aproveitar a energia do sol

Nesse sistema a principal diferença está no inversor. Esse equipamento, possui pelo menos duas portas de entrada e duas portas de saída. Na porta de entrada (CC), há uma porta unidirecional, para a conexão dos módulos fotovoltaicos e uma porta bidirecional, para a conexão das baterias.

No lado da saída (CA) há uma porta com fluxo de energia bidirecional que funciona exclusivamente no modo ON GRID para conexão do inversor com a rede elétrica. E a outra porta que é exclusiva OFF GRID, para conexão com as cargas.

O fluxograma ilustrado aqui trata-se de um exemplo clássico de aplicação do inversor fotovoltaico híbrido. Sendo que as principais funções que o equipamento possui são:

  • Alimentar a rede elétrica e as cargas com a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos;
  • Abastecer as cargas conectadas a ele utilizando as baterias, inclusive quando há queda de energia, de forma totalmente isolada da rede elétrica.

> Leia também: Inversor híbrido vale a pena investir?

Viu como há muitas opções disponíveis para aproveitar a energia solar? E o melhor de tudo, isso já está pertinho de você a Aldo Solar tem disponível todas essas soluções.

E calma que ainda não acabou! Tem presente para você:

Clique aqui para ter acesso ao infográfico completo desses sistemas de geração para aproveitar a energia do sol

Agora que você já sabe mais sobre como 3 formas de aproveitar a energia do sol para gerar energia elétricacontinue navegando por nosso blog!

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

aproveitar a energia do sol

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Esse conteúdo foi produzido em parceria com Joiris Manoela – CEO Energês – A Linguagem da Energia.

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating