Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Mercado solar para 2021: confira as principais tendências e oportinidades Mercado solar para 2021: confira as principais tendências e oportinidades
Início » Vantagens, perspectivas e oportunidades no mercado solar para 2021

Vantagens, perspectivas e oportunidades no mercado solar para 2021

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

As inovações tecnológicas estão cada dia mais presentes na vida de todos nós, tanto nas atividades profissionais quanto domésticas. Em um mundo tão tecnológico as empresas que desejam se posicionar no mercado precisam recorrer a essas soluções. Além disso, os modelos de negócio também têm sido afetados e precisam ser reconsiderados em variados setores, como mídia e tecnologia verde. O mesmo ocorre em relação às perspectivas no mercado solar para 2021.

Acompanhe o post e confira os rumos da indústria solar fotovoltaica e as tendências do mercado solar para 2021, que apontam para um crescimento exponencial em todo o país.

Tecnologia verde, por que apostar?

Vivemos em um cenário repleto de previsões preocupantes quanto à qualidade de vida das pessoas, escassez de água e mudanças climáticas drásticas. Sendo assim, é extremamente importante considerar a adoção de tecnologias verdes. Com incentivos do governo combinados às reduções nos preços de equipamentos solares, investir em energia solar é boa decisão financeira para empresas, residências e órgãos públicos.

Sem falar que um investimento em energia solar pode gerar retorno rápido e economia de longo prazo. E o que mais essa fonte de energia sustentável pode proporcionar para mercado solar para 2021?

Confira algumas vantagens a seguir:

Reduz os gastos

Trata-se de uma forma de atender às necessidades da sociedade com equipamentos e fontes de energia que não esgotam ou danificam os recursos naturais. Portanto, usar a sua própria energia solar pode reduzir ou eliminar a sua conta de energia elétrica. Ao usar a energia gerada pelo seu próprio sistema solar é uma maneira de evitar aumentos nas tarifas de energia repentinamente.

Constrói uma imagem positiva

A adoção da energia solar é uma excelente oportunidade de reduzir a poluição e o desperdício, alterando os padrões de produção e consumo. Gerar eletricidade a partir dessa fonte verde significa que sua empresa usa menos combustível fóssil, reduzindo a poluição e as emissões de gases poluentes. Ao escolher a energia solar, a empresa faz a sua parte no combate às alterações climáticas e diminuição da dependência de fontes de energia estrangeiras.

E os benefícios não param por aí. Manter um negócio sustentável pode reduzir custos operacionais e, também, servir como ferramenta positiva de relações públicas e marketing. Assim, as pesquisas demonstram que um número crescente de consumidores toma suas decisões de compra com base na responsabilidade ambiental das empresas.

Torna o seu negócio viável

Com produtos e tecnologias benéficas ao meio ambiente, há um aumento da velocidade de implementação desses conceitos. Sabemos que, à medida que a demanda por energia aumenta e os reservatórios de recursos não renováveis ​​encolhem, o custo da energia sobe. Além disso, eventos inesperados podem causar picos repentinos de curto prazo nos preços da energia, ocasionando estresse desnecessário em seus negócios.

Associa sua marca à inovação

O foco está no desenvolvimento de alternativas para tecnologias que se mostraram prejudiciais ao meio ambiente.  Por isso, um sistema de energia solar fotovoltaica pode reduzir ou eliminar a conta de eletricidade da sua empresa. E, assim, a sua marca contribui com a sustentabilidade e ainda ganha o status de inovadora.

Quais são os setores relacionados à tecnologia verde?

Os investidores descobriram que existem diversos setores na tecnologia verde oferecendo excelentes oportunidades para investimentos. Eles incluem:

Energia

A produção de energia, muitas vezes, é considerada a questão mais relevante no setor de tecnologia verde. Por isso, o setor de energia se concentra no desenvolvimento de combustíveis alternativos. O interesse na energia limpa é impulsionado pela sustentabilidade, o esgotamento do petróleo e preocupações com segurança energética. Assim, as decisões políticas, como o Protocolo de Quioto e as preocupações com as mudanças climáticas globais, também estão aumentando o interesse por esse setor.

Portanto, a energia solar é melhor solução. A fonte é usada em diversas aplicações, como calor e eletricidade, e seu principal atrativo está na abundância e ausência de poluição. Assim, com economias de escala de uso generalizado, essa energia pode se tornar mais competitiva.

Química Verde

Abrange a invenção, o desenvolvimento e a aplicação de processos e produtos químicos projetados para eliminar ou reduzir a geração e o uso de substâncias perigosas. Muitos produtos verdes requerem menos recursos naturais, seja na manufatura ou durante sua vida útil. Isso significa que esses produtos custarão menos lá na frente ou durante o período total de uso.

Os exemplos incluem lâmpadas fluorescentes e embalagens aprimoradas que reduzem o desperdício. Esses produtos não precisam ser de alta tecnologia, porém, quanto mais econômicos, maior será a probabilidade de que eles sejam adotados.

Nanotecnologia Verde

Inclui a manipulação de diversos materiais em nível nanométrico, o que poderia transformar a maneira como os produtos são fabricados. Tecnologias limpas podem reduzir o impacto ambiental de uma empresa, além de proporcionar melhorias na eficiência e produtividade dos recursos. Quando uma empresa opera com menos energia e materiais, ou produz menos resíduos, o resultado pode criar mais valor econômico para a empresa e seus acionistas.

Quais as vantagens da energia solar?

A razão mais óbvia para usar a energia solar é seu caráter “verde”. Assim, essa fonte não prejudica o meio ambiente, uma vez que tem origem no sol. E, como o Sol é abundante na natureza, a energia gerada também é gratuita. Embora haja um investimento inicial no gerador é possível recuperá-lo em torno de 50 meses. Além disso, o gerador funciona em condições climáticas adversas, como em dias chuvosos e nublados.

Finalmente, os geradores solares têm baixa manutenção e vida útil em torno de 25 anos. Há, também, uma série de outros dispositivos disponíveis que podem ser alimentados pelo sol também, como luzes, ventiladores e até mesmo carregadores de bateria.

Por que o mercado de energia solar é promissor?

crescimento do mercado de energia solar é impulsionado pelo aumento da poluição ambiental, incentivos governamentais e reduções fiscais para a instalação de sistemas fotovoltaicos. Além disso, o assunto crise hídrica associada à tecnologia dos sistemas de energia solar alimentou sua demanda nos setores de geração de energia. Com tudo isso, o mercado de energia solar está entrando no que pode ser sua década mais próspera de todos os tempos.

Como funciona a tecnologia de energia solar?

As células solares são pequenos semicondutores, feitos de silício ou outros materiais condutores, fabricados em camadas de filme fino. Quando a luz solar atinge uma célula solar, as reações químicas liberam elétrons, gerando corrente elétrica.  Elas também são chamadas de células fotovoltaicas e podem ser encontradas em muitos aparelhos de pequeno porte, como calculadoras.

Requisitos de luz solar para sistemas fotovoltaicos

Para ser eficaz, um sistema fotovoltaico precisa de acesso desobstruído aos raios solares durante a maior parte do dia. Isso porque o sombreamento no sistema pode reduzir significativamente a produção de energia. É importante destacar que o clima não interfere de maneira impactante, já que os sistemas fotovoltaicos são relativamente pouco afetados pelas temperaturas do ar e mudanças climáticas.

Assim quanto ao tamanho do sistema de energia solar, este dependerá da demanda de geração do futuro usuário e se há necessidade de geração de energia excedente.

Componentes do Sistema Solar Fotovoltaico

Um componente do sistema fotovoltaico inclui módulos fotovoltaicos (grupos de células fotovoltaicas), que são comumente chamados de painéis fotovoltaicos. É preciso, ainda, um inversor para converter a energia solar da corrente contínua para a corrente alternada do sistema ligado à rede de serviço público. Além disso, a fiação e infraestrutura para fixação das placas, entre outros componentes.

Incorporando sistemas fotovoltaicos

A prática mais comum é montar módulos em um telhado voltado para o norte. Dessa forma, e possível também encontrar o sistema fotovoltaico ao ar livre para iluminação de segurança em postes e estruturas que servem como cobertura para estacionamentos e abrigos de ônibus.

Como foi o mercado de energia solar em 2020?

Uma das principais vantagens do Brasil é a abundância de luz solar ao longo do território. Vale citar a Europa, que conta com um fator de capacidade de geração em torno de 10%. E, mesmo assim, já faz a mais avançada transição energética para fontes renováveis. Já, no Brasil, esse índice de capacidade de geração chega a 30%. Assim, a atração de novos investimentos e empregos, o setor colaborou com a recuperação econômica sustentável do país, em 2020.

Assim, em 2020 o mercado fotovoltaico cresceu 64% em relação ao ano anterior e o Brasil chegou à marca de 7 GW de potência instalada. E, mais de 4.4 GW corresponderam a 99,9% de micro e minigeração distribuída em residências, indústrias, comércios e propriedades rurais. Enquanto isso, a geração centralizada, no Brasil, obteve 3.1 GW de energia solar, somando 1,6% de toda a matriz energética no país.

Quais as perspectivas do mercado solar para 2021?

Estima-se que o Brasil é capaz de se tornar o terceiro maior mercado de geração distribuída de energia solar fotovoltaica em todo o mundo. Dessa forma, a adoção do uso de energia solar é impulsionada por regulamentações que favorecem a prática, tendo em vista a redução da tarifa de energia. Além disso, há o incentivo à diminuição de emissão de gases poluentes na atmosfera.

A previsão da taxa de crescimento anual do mercado solar é de aproximadamente 40% para os próximos cinco anos. Essas são projeções das empresas Jinko Solar e Solar Power Europe, que indicam um expressivo crescimento na geração de energia solar no Brasil. Assim, a matriz energética é favorável a essa perspectiva.

Mercado solar para 2021: previsões em números

As associações estão prevendo que, até 2023, o Brasil pode instalar cerca de 10,1 GW de energia solar fotovoltaica. Portanto, de acordo com alguns especialistas, a energia solar instalada no Brasil, tende a aumentar de 2,34 GW em 2018 para 12,5 GW até 2023.

Previsões sobre impostos de importação zerados

Em julho de 2020, o governo brasileiro anunciou uma medida para zerar o imposto de importação sobre alguns equipamentos de energia solar fotovoltaica. Assim, o número de componentes isentos do imposto de importação chega a 109. Com isso, a expectativa é de que os equipamentos de energia solar tenham os impostos de importação zerados até o final de 2021. Isso de acordo com o anúncio do governo. Dessa forma, adotar essa tecnologia se tornou ainda mais vantajoso, além de se converter em oportunidade de crescimento do mercado solar para 2021.

A força que vem do sol

Por fim, agora que já sabe quais são as perspectivas do mercado solar para 2021, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Calcule seu projeto - Marco Legal da GD é aprovado

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

    • 5 anos ago

    Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Muito obrigado
    Manuela Silva

      • 4 anos ago

      Olá, Manuela, ficamos felizes que tenha gostado!

      Continue acompanhando nosso blog!

    • 5 anos ago

    Estudo energia solar porque sei que ele estar no presente e vai estar no futuro.

      • 4 anos ago

      Muito obrigado pela contribuição, Lucidio,

      abraço!

    • 5 anos ago

    Obrigado por compartilhar! Vou acompanhar mais seu blog. Parabéns!!

      • 5 anos ago

      Olá, tudo bem?
      Acompanhe sim, nos dedicamos a escrever conteúdos que possam interessar aos instaladores.

Leave feedback about this

  • Rating