Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Confira as melhores práticas na gestão de TI para a sua empresa! Confira as melhores práticas na gestão de TI para a sua empresa!
Início » Confira as melhores práticas na gestão de TI para a sua empresa!

Confira as melhores práticas na gestão de TI para a sua empresa!

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

Uma das maiores dificuldades de muitas empresas de tecnologia é alinhar sua gestão de TI à realidade do mercado. Essa é a única forma de se preparar para fazer frente a todos os desafios que essa área possui.

A TI é a grande aliada das empresas, pois oferece recursos tecnológicos e ferramentas de última geração e que são fundamentais para que as demandas do negócio sejam atendidas. Por isso, uma empresa de TI precisa ter características empreendedoras e entender essa ligação entre negócios e tecnologia.

Para administrar bem, você precisa gerir os recursos da melhor forma. E, para empreender, precisa olhar para o futuro, se antecipar e prever as tendências que deve seguir. O empreendedor vê tudo aquilo que, para os outros, ainda não está claro.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo, como uma forma de ajudar na gestão de TI de seu negócio. Confira as dicas importantes que vêm pela frente!

O que faz uma empresa de TI ser bem-sucedida?

Uma empresa com foco em tecnologia precisa tomar a frente e seguir na direção que mercado está apontando. Para isso, ela necessita focar nas novidades tecnológicas que estão sempre surgindo. Isso exige atender a alguns requisitos, como:

Ter um mix de produtos ou portfólio de serviços bem ajustado

É preciso investir nos produtos que são seu carro-chefe, alinhando-os às tecnologias mais recentes e oferecendo a melhor prestação de serviços possível.

Entender a necessidade do seu cliente

Ele tem uma expectativa que precisa ser plenamente atendida e, quem sabe, superada. A melhor propaganda é o serviço bem prestado. Antecipar-se à necessidade do cliente é uma ótima movimentação estratégica.

Estar disposto a seguir as tendências de mercado

Sua empresa precisa estar aberta à possibilidade de incluir um produto novo em seu portfólio, caso as estatísticas apontem uma oportunidade de mercado na qual valha a pena investir. Ter medo de empreender é condenar-se a ficar para trás. O mercado é dinâmico, e amanhã uma nova tecnologia pode tornar seu negócio ultrapassado.

Que boas práticas podem favorecer a gestão de TI?

Para conseguir ter sucesso na gestão de TI de sua empresa, procure sempre agir de acordo com as melhores práticas do mercado. Confira algumas das principais:

Alie-se aos melhores

Procure oferecer produtos e serviços que incluam garantias de qualidade e suporte do fornecedor. Busque parceiros estabelecidos no mercado e com uma carreira sólida.

Uma boa gestão de TI passa confiança ao público, que precisa ter certeza que não vai ser deixado na mão caso precise de suporte técnico ou mesmo substituição de equipamento.

Não adianta oferecer ao cliente um nível de qualidade que, na prática, não vai ser coberto pelo fornecedor do produto que você negocia. Também não vale a pena se aliar a um parceiro que pode desaparecer do mercado no dia seguinte, deixando você e seu cliente em apuros.

Tenha uma equipe preparada

Ter profissionais treinados (preferencialmente certificados no produto oferecido) é um dos requisitos para estar à frente no mercado. Seja por exigência de contratos de licitação, seja como forma de mostrar que sua empresa tem o know-how necessário para dar o devido suporte ao serviço oferecido.

Esse suporte pode ser ofertado por acesso remoto sempre que possível, pois além de otimizar o tempo, reduz consideravelmente os custos com locomoção de técnicos. A terceirização de uma central de serviços é, em muitos casos, uma ótima opção para ambos os modelos — remoto e presencial.

Deve ficar claro para o cliente que a empresa de TI possui domínio e conhecimento sobre o produto que oferece. Essa relação de confiança muitas vezes faz a diferença para o cliente na hora de se decidir qual produto contratar.

Esteja alinhado às tendências em TI

Novos produtos e tecnologias surgem a cada dia. Inovações que trazem oportunidades de negócio não podem ser ignoradas. Uma empresa com a gestão de TI bem alinhada está sempre atenta a essas tendências, estudando cada possibilidade de entrar em um novo nicho de mercado.

Muitos olham para as crises como épocas de poucas oportunidades e redução de margem de lucros. Ter uma visão empreendedora pode, no entanto, trazer uma perspectiva diferente, apontando oportunidades onde outros enxergam problemas.

Quais tendências de TI estão em foco?

É possível citar como exemplo algumas tendências que devem ser consideradas pelo seu grande potencial de expansão que têm apresentado. Acompanhe:

Drones

O uso de drones tem crescido nas mais diversas áreas da sociedade, apresentando-se assim com uma opção promissora. Como alternativas de uso, é possível citar:

  • na agricultura, em monitoramento biológico e químico, prevenção de incêndios, controle de pragas, entre outros usos;
  • na segurança, aplicado à vigilância e cobertura de ambientes para prevenção de crimes e monitoramento direto de áreas pouco acessíveis;
  • em levantamentos geográficos, no georreferenciamento para medições e localização precisa etc.

Tecnologia sustentável

A TI deve acompanhar a preocupação com a sustentabilidade do planeta, procurando oferecer soluções que estejam alinhadas com a diminuição de gases poluentes ou energias que degradam o meio-ambiente. Nesse contexto, a energia solar tem crescido muito como opção alternativa às energias não renováveis como o petróleo, por exemplo.

Entendendo o uso da energia solar

O uso de módulos solares tem se mostrado como uma grande oportunidade de negócio para pequenas empresas de TI, que buscam acompanhar a evolução do mercado de tecnologia. Há várias opções, como veremos a seguir:

  • sistemas On-Grid: são ligados à rede elétrica pública, provendo a redução de gasto de energia e com possibilidade de geração de créditos que podem ser utilizados para abatimento na conta de energia elétrica;
  • sistemas Off-Grid: geralmente usados em áreas remotas, sem rede de energia elétrica disponível. A energia pode ser armazenada em baterias para ser usada posteriormente ou nos períodos noturnos quando não há geração.

As grandes vantagens da energia solar a colocam como uma das melhores opções para investimento. Ela tem sido procurada como alternativa para substituir outras fontes tradicionais.

Alcançar o sucesso na sua empresa certamente é possível. Seguindo as dicas deste post, você já está largando na frente e expandindo as possibilidades de sucesso, ao oferecer produtos que se mostram excelentes opções no mercado.

Estar aberto às oportunidades e estabelecer as melhores práticas na gestão de TI formam a base para que seu negócio cresça e se estabeleça como uma empresa que está preparada para os novos desafios que o futuro traz.

Assine nossa newsletter e fique sempre a par das novidades e tendências de TI!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating