Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Crise global de suprimentos no setor de energia solar – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Crise global de suprimentos no setor de energia solar – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Crise global de suprimentos no setor de energia solar

Crise global de suprimentos no setor de energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Passamos pelo nosso pior momento de escassez de chuvas em 2021, enfrentando a mais grave crise hídrica em 90 anos. Sabemos que 70% da matriz energética brasileira vem dos reservatórios das hidrelétricas. Assim, a redução de seus níveis de água impactou o setor de geração de eletricidade. Com isso, devido a essa escassez da oferta de energia, a procura pela fonte solar fotovoltaica cresceu repentinamente. No entanto há uma crise global de suprimentos em curso ameaçando o sistema solar, segundo alerta de empresas do setor.

Dessa forma, se não houver um retorno ao equilíbrio das cadeias de produção no próximo ano, tudo leva a crer que essa fonte de energia pode faltar. E assim, projetos em andamento ficarão parados e os novos, não serão iniciados.

Crise global de suprimentos: a Aldo está preparada para 2022

Mas aqui vai um spoiler: a Aldo Solar vem se preparando desde o começo da pandemia reforçando os contratos com os maiores fabricantes globais de equipamentos. Isso para que revendas e instaladores possam contar com nossos produtos durante todo o ano.

Assim, a Aldo acaba de fechar contratos com a Jinko Solar para distribuição do equivalente a 2 GW em painéis solares. Além disso, assinou com a Growatt o maior contrato de distribuição das Américas com 2.5 GW de potência em inversores.

> Leia mais: 2022: Maior acordo de distribuição para GD da Jinko com a Aldo

> Saiba também: Acordo de distribuição de 2,5 GW entre Aldo e Growatt é o maior das Américas

Crise global de suprimentos

A China atende majoritariamente o mercado brasileiro e a indústria local, da mesma forma que as empresas europeias e americanas de painéis, baseadas no país asiático.

Essas empresas aproveitaram um momento em que a China assumiu um forte comprometimento com o meio ambiente, diminuindo a produção de fábricas abastecidas por carvão.

No entanto, essas fabricantes de equipamentos fotovoltaicos estão enfrentando um desabastecimento de painéis solares devido à crise global de suprimentos.

A consequência disso tem sido a retenção de grande parte da produção de módulos para o mercado interno da China, por parte dos fabricantes. Isso se deve à necessidade de ajudar a transição energética daquele país.

Desequilíbrios causados pela pandemia

O problema só aumenta a sobrecarga sobre os desequilíbrios entre a oferta e a procura decorrentes da pandemia. E isso resulta em enormes gargalos na produção e na logística, abarrotando portos e aumentando de 30 a 40 dias para transportar as mercadorias.

Esse cenário está causando desabastecimento em variados setores, incluindo a indústria solar, conforme já dissemos. E, um dos pontos chave de sucesso para o mercado fotovoltaico é a manutenção de uma cadeia de suprimentos bem planejada e estruturada. Soma-se a esses problemas, um outro desafio enfrentado pela indústria: a escassez do silício, que é a principal matéria-prima usada para fabricar os painéis. Esse fato já causou o aumento de 20% do preço da energia solar.

> Leia também: Aldo Solar confirma a disponibilidade de equipamentos para Q4

Crise global de suprimentos: reflexo nos preços

Estamos em uma crise global de suprimentos e a alta dos preços também está sendo afetada pelas oscilações do câmbio. Mas, apesar dos aumentos de preço, o sistema fotovoltaico ainda garante uma redução de 90% na conta de energia elétrica. Vale dizer que a energia solar já está sendo a primeira escolha de muitos países nessa transição energética.

E, para o Brasil, essa fonte significa uma redução da dependência das hidrelétricas, já que, com a seca, podem colapsar o sistema de abastecimento do país. Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), deixam de ir para a atmosfera cerca de 406 mil toneladas de CO2 anualmente. Isso acontece a cada 1 GW de sistemas fotovoltaicos instalados.

Oferta e demanda afetadas

A crise global de suprimentos, portanto, faz com que a indústria tenha problemas com a oferta, enquanto a demanda está crescendo. A expectativa de que a alta da conta de luz e a indisponibilidade de energia se agravem reforçam ainda mais o interesse da população por energia solar. Assim sendo, embora tenhamos falta de algumas peças e componentes, o setor não para de crescer.

No Brasil, já chegamos a 8 GW de potência de geração distribuída em 2021 e isso equivale a energia suficiente para abastecer 12 milhões de pessoas.

Então, a previsão até dezembro de 2022 é de alcançarmos 8 GW. Começamos 2021 com 4,5 GW de potência instalada em geração distribuída e o crescimento mensal passou de 100 MW para 350 MW. Começamos 2021 com 4,5 GW de potência instalada em geração distribuída e o crescimento mensal passou de 100 MW para 350 MW.

Projeto de Lei 5.829/19

O interesse pela energia solar fotovoltaica deve aumentar ainda mais com o andamento do Projeto de Lei 5.829/19. O texto pretende taxar a geração distribuída de energia solar, isenta de impostos de agora. Assim, já foi aprovado na Câmara dos Deputados e aguarda o parecer do Senado. Então, se tiver aprovação, a contratação de sistemas fotovoltaicos feitas dentro de doze meses a partir da publicação do PL ficarão isentos da taxa.

Por isso, especialistas do mercado, bem como empresas do setor acreditam que haverá uma corrida para aquisição de sistemas de energia solar durante esse período. Essa situação provoca uma verdadeira complicação para que as empresas consigam cumprir suas entregas, considerando o desabastecimento da indústria.

Energia solar lidera no Brasil

De todas as fontes de sistema de micro e minigeração de energia, a solar é a que se sobressai no país. Portanto, ela representa 97,5% do total, seguida pela termoelétrica (1,2%), Central Geradora Hidrelétrica (0,82%) e eólica (0,18%).

A geração distribuída nacional prevalece na classe residencial com mais de 849.556 conexões totais. Ela responde, ainda, por 3,24 GW, seguida por estabelecimentos comerciais, com 2,65 GW. Assim, nas demais categorias, destacamos o meio rural, com 1,03 GW e a indústria, com 0,58 GW.

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo.

Crise global de suprimentos

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating