Início » Saiba como funciona a energia solar para motorhomes

Saiba como funciona a energia solar para motorhomes

por Alessandra Neris
Tempo de leitura: 5 Minutos

Em tempos de coronavírus, ficou mais complicado planejar férias em locais com movimento de pessoas. Por essa razão, muita gente encontrou diferentes formas de lazer em casa e outros, decidiram colocar o pé na estrada em trailers ou motorhomes. Afinal, sair de férias e levar a “casa” junto não é má ideia. Ainda mais quando se pode contar com a energia solar para motorhomes e tornar tudo mais econômico, sustentável e divertido.

Por se tratar de uma espécie de casa motorizada, esse tipo de veículo pode acomodar tudo o que é necessário para se viver. Você pode equipá-lo com todos os utensílios que uma residência abriga, inclusive, água quente, televisão, micro-ondas, wi-fi, entre muitos outros itens.

Tendência no Brasil

Aqui no Brasil as pesquisas online sobre motorhome e trailer nunca foram tão intensas como em 2020. E as buscas partiram principalmente dos Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Então, no ano passado as vendas desses veículos cresceram 30%, em grande parte por conta da pandemia do coronavírus. Com a impossibilidade de viajar e se hospedar em hotéis e pousadas, muita gente aproveitou para colocar em prática esse sonho.

Empresários do setor acreditam que, mesmo depois que a pandemia passar, a procura por trailers e motorhomes deve continuar. A experiência fará com que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer um novo jeito de viver e de aproveitar seu tempo de lazer.

Conforto sobre rodas

O Brasil não cultiva o mesmo hábito de manter veículos recreativos como fazem os americanos, que exibem essa prática no cinema, com muita frequência. No entanto, já estamos adotando essa forma de lazer e viagem, o que tem levado bastante gente a investir nessas casas móveis. Em geral, seus usuários buscam liberdade e aventura, mas, com o conforto do lar.

Por isso, investem em tudo o que pode lembrar seus lares, com o máximo de comodidade e o mínimo para viver. Assim, equipam cozinha, banheiro, quarto, sala de estar e viajam mundo afora, sem preocupações com horários, check-in e check-out em hotéis.

Abastecimento

A energia elétrica é sempre o principal combustível para manter o funcionamento de equipamentos domésticos. Em muitos casos, é necessário recorrer a pequenos geradores de energia elétrica movidos a diesel. Contudo, esse tipo de alternativa, polui o ambiente e já não é a opção mais atraente quando se fala em economia.

Então, com o crescimento da demanda de energia solar fotovoltaica, essa opção se apresenta como a mais sustentável e interessante para os viajantes. Assim, está cada dia mais comum encontrar trailers, kombis e motorhomes abastecidos por energia solar, com o sistema Off Grid, mantido a bateria.

Suprimento de energia elétrica

Conforme já adiantamos, a energia elétrica é sua fonte de abastecimento, exatamente como nas casas convencionais. Sua demanda, então, é suprida por sistemas de baterias de 12V ou 24V, carregados pelo motor, durante seu funcionamento. É possível, ainda, usar tomadas de 127V ou 220V a fim de carregar as baterias.

Destacamos, porém, que nem sempre há paradas para fazer o carregamento de energia por meio de tomadas. Além disso, os motorhomes não funcionam o tempo todo, o que exige soluções alternativas para gerar energia.

Energia solar para motorhomes

Nesses veículos recreativos, as placas solares devem ser instaladas no teto. Sendo assim, é muito importante considerar o tamanho do sistema disponível para instalação. Portanto, além das placas solares, será preciso ter uma bateria de armazenamento (sistema Off Grid) e um controlador de carga. Esse último é responsável pelo fornecimento de tensão e corrente ideais à bateria.

A maioria das placas, hoje em dia, já produz tensão em torno de 30 volts. Por isso, o controlador de carga é que regula essa tensão de modo a proteger a bateria contra sobrecarga. Esse equipamento deve ser instalado entre as placas fotovoltaicas e a bateria. Assim, ele oferece uma saída de carga que possibilita a ligação de cargas de corrente contínua.

Sobre o inversor solar

O inversor solar é responsável pela transformação da energia de corrente contínua para corrente alternada. A partir disso, a energia é gerada com a presença da irradiação solar e sofre variações conforme o horário. Além disso, o sombreamento resultante dos painéis e a posição do veículo também influenciam na qualidade da produção de energia. Isso acaba demandando o carregamento em tomadas ou outros carregadores externos.

Potência exigidaTiger Pro Jinko compre na Aldo

Qual é a potência necessária para as placas solares, afinal? Hoje, o mercado dispõe de painéis entre 150 e 440 Watts. Há muitas variações, e antes quanto maior a potência da placa, maior eram suas dimensões. Agora, no entanto, alguns fabricantes estão produzindo painéis solares em dimensões reduzidas e mais potentes com o mesmo valor dos painéis convencionar, como é o caso do inovador painel Tiger Pro Mono Facial 440W.

Documentação necessária

Tanto no Brasil, quanto fora, para dirigir um motorhome, é preciso ter habilitação na categoria B e aqui o limite é para veículos de até 6 toneladas. Algumas locadoras exigem, ainda, cinco anos de habilitação do motorista. Para quem viaja mundo afora, é interessante portar habilitação internacional para garantir passagem livre.

Vantagens para o motorhome

Mais economia

O sistema fotovoltaico permite que se permaneça na estrada por mais tempo, sem a necessidade de parar para recarregar. Por isso, além de ter economizar, você conta com uma fonte de energia renovável e sustentável. É bom para o bolso e para o meio ambiente.

Liberdade para viajar

Essa é a principal vantagem quando se opta pelo sistema fotovoltaico em veículos recreativos, já que determinados roteiros de viagem não oferecem acesso à eletricidade. Com a energia solar instalada, é preciso apenas estar em um local favorável e ensolarado para carregar o sistema.

Vida útil altamente durável

Sistemas fotovoltaicos apresentam uma vida útil que varia entre 20 e 30 anos, com garantia de economia significativa durante esse período. Assim, não há preocupação com geração de energia por um bom tempo, com o custo-benefício perfeito para quem fez da estrada sua morada.

Retorno sobre o investimento mais vantajoso

Tudo o que você investir em um sistema fotovoltaico para o motorhome será plenamente recompensado. Isso porque o seu gasto se resume apenas ao valor inicial injetado. Então, quanto mais você viajar, mais rapidamente o retorno do dinheiro investido será percebido. Isso ocorre em razão da economia que a energia solar proporciona.

Manutenção barata e simplificada

A manutenção dos sistemas fotovoltaicos é simples e barata. No caso dos motorhomes, é ainda mais fácil, já que os componentes que exigem limpeza são os módulos. Assim, o proprietário do veículo pode fazer esse trabalho tranquilamente e, quando chove, a limpeza já acontece naturalmente.

A pandemia trouxe muitas preocupações e forçou as pessoas a buscarem por alternativas no trabalho e até no lazer. Muitas vezes, essas crises podem trazer novas oportunidades e nos fazer enxergar algo simples, que antes passava despercebido.

Viajar sobre rodas, levando a própria casa para todos os lugares é uma prática muito antiga. No entanto, aqui para nós, pode ser algo novo e agora, com a energia solar, é também moderno e revolucionário.

E você, sentiu motivação para considerar a troca de uma residência fixa por uma móvel? E o melhor de tudo é poder usufruir da energia solar para motorhomes com todas as vantagens dos sistemas residenciais. Saiba mais sobre as soluções fotovoltaicas oferecidas pela Aldo!

Compartilhe:
0 comentários

Notícias relacionadas