Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Energia solar para motorhomes: saiba como viajar e levar a casa junto! Energia solar para motorhomes: saiba como viajar e levar a casa junto!
Início » energia solar para motorhomes

Saiba como funciona a energia solar para motorhomes

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Em tempos de coronavírus, ficou mais complicado planejar férias em locais com movimento de pessoas. Por essa razão, muita gente encontrou diferentes formas de lazer em casa e outros, decidiram colocar o pé na estrada em trailers ou motorhomes. Afinal, sair de férias e levar a “casa” junto não é má ideia. Ainda mais quando se pode contar com a energia solar para motorhomes e tornar tudo mais econômico, sustentável e divertido.

Por se tratar de uma espécie de casa motorizada, esse tipo de veículo pode acomodar tudo o que é necessário para se viver. Você pode equipá-lo com todos os utensílios que uma residência abriga, inclusive, água quente, televisão, micro-ondas, wi-fi, entre muitos outros itens.

Tendência no Brasil

Aqui no Brasil as pesquisas online sobre motorhome e trailer nunca foram tão intensas como em 2020. E as buscas partiram principalmente dos Estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Então, no ano passado as vendas desses veículos cresceram 30%, em grande parte por conta da pandemia do coronavírus. Com a impossibilidade de viajar e se hospedar em hotéis e pousadas, muita gente aproveitou para colocar em prática esse sonho.

Empresários do setor acreditam que, mesmo depois que a pandemia passar, a procura por trailers e motorhomes deve continuar. A experiência fará com que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer um novo jeito de viver e de aproveitar seu tempo de lazer.

Conforto sobre rodas

O Brasil não cultiva o mesmo hábito de manter veículos recreativos como fazem os americanos, que exibem essa prática no cinema, com muita frequência. No entanto, já estamos adotando essa forma de lazer e viagem, o que tem levado bastante gente a investir nessas casas móveis. Em geral, seus usuários buscam liberdade e aventura, mas, com o conforto do lar.

Por isso, investem em tudo o que pode lembrar seus lares, com o máximo de comodidade e o mínimo para viver. Assim, equipam cozinha, banheiro, quarto, sala de estar e viajam mundo afora, sem preocupações com horários, check-in e check-out em hotéis.

Abastecimento

A energia elétrica é sempre o principal combustível para manter o funcionamento de equipamentos domésticos. Em muitos casos, é necessário recorrer a pequenos geradores de energia elétrica movidos a diesel. Contudo, esse tipo de alternativa, polui o ambiente e já não é a opção mais atraente quando se fala em economia.

Então, com o crescimento da demanda de energia solar fotovoltaica, essa opção se apresenta como a mais sustentável e interessante para os viajantes. Assim, está cada dia mais comum encontrar trailers, kombis e motorhomes abastecidos por energia solar, com o sistema Off Grid, mantido a bateria.

Suprimento de energia elétrica

Conforme já adiantamos, a energia elétrica é sua fonte de abastecimento, exatamente como nas casas convencionais. Sua demanda, então, é suprida por sistemas de baterias de 12V ou 24V, carregados pelo motor, durante seu funcionamento. É possível, ainda, usar tomadas de 127V ou 220V a fim de carregar as baterias.

Destacamos, porém, que nem sempre há paradas para fazer o carregamento de energia por meio de tomadas. Além disso, os motorhomes não funcionam o tempo todo, o que exige soluções alternativas para gerar energia.

Energia solar para motorhomes

Nesses veículos recreativos, as placas solares devem ser instaladas no teto. Sendo assim, é muito importante considerar o tamanho do sistema disponível para instalação. Portanto, além das placas solares, será preciso ter uma bateria de armazenamento (sistema Off Grid) e um controlador de carga. Esse último é responsável pelo fornecimento de tensão e corrente ideais à bateria.

A maioria das placas, hoje em dia, já produz tensão em torno de 30 volts. Por isso, o controlador de carga é que regula essa tensão de modo a proteger a bateria contra sobrecarga. Esse equipamento deve ser instalado entre as placas fotovoltaicas e a bateria. Assim, ele oferece uma saída de carga que possibilita a ligação de cargas de corrente contínua.

Sobre o inversor solar

O inversor solar é responsável pela transformação da energia de corrente contínua para corrente alternada. A partir disso, a energia é gerada com a presença da irradiação solar e sofre variações conforme o horário. Além disso, o sombreamento resultante dos painéis e a posição do veículo também influenciam na qualidade da produção de energia. Isso acaba demandando o carregamento em tomadas ou outros carregadores externos.

Potência exigida

Painel Solar Jinko

Qual é a potência necessária para as placas solares, afinal? Hoje, o mercado dispõe de painéis entre 150 e 440 Watts. Há muitas variações, e antes quanto maior a potência da placa, maior eram suas dimensões. Agora, no entanto, alguns fabricantes estão produzindo painéis solares em dimensões reduzidas e mais potentes com o mesmo valor dos painéis convencionar, como é o caso do inovador painel Tiger Pro Mono Facial 530W.

Documentação necessária

Tanto no Brasil, quanto fora, para dirigir um motorhome, é preciso ter habilitação na categoria B e aqui o limite é para veículos de até 6 toneladas. Algumas locadoras exigem, ainda, cinco anos de habilitação do motorista. Para quem viaja mundo afora, é interessante portar habilitação internacional para garantir passagem livre.

Vantagens para o motorhome

Mais economia

O sistema fotovoltaico permite que se permaneça na estrada por mais tempo, sem a necessidade de parar para recarregar. Por isso, além de ter economizar, você conta com uma fonte de energia renovável e sustentável. É bom para o bolso e para o meio ambiente.

Liberdade para viajar

Essa é a principal vantagem quando se opta pelo sistema fotovoltaico em veículos recreativos, já que determinados roteiros de viagem não oferecem acesso à eletricidade. Com a energia solar instalada, é preciso apenas estar em um local favorável e ensolarado para carregar o sistema.

Vida útil altamente durável

Sistemas fotovoltaicos apresentam uma vida útil que varia entre 20 e 30 anos, com garantia de economia significativa durante esse período. Assim, não há preocupação com geração de energia por um bom tempo, com o custo-benefício perfeito para quem fez da estrada sua morada.

Retorno sobre o investimento mais vantajoso

Tudo o que você investir em um motorhome com energia solar será plenamente recompensado. Isso porque o seu gasto se resume apenas ao valor inicial injetado. Então, quanto mais você viajar, mais rapidamente o retorno do dinheiro investido será percebido. Isso ocorre em razão da economia que a energia solar proporciona.

Manutenção barata e simplificada

A manutenção dos sistemas fotovoltaicos é simples e barata. No caso dos motorhomes, é ainda mais fácil, já que os componentes que exigem limpeza são os módulos. Assim, o proprietário do veículo pode fazer esse trabalho tranquilamente e, quando chove, a limpeza já acontece naturalmente.

A pandemia trouxe muitas preocupações e forçou as pessoas a buscarem por alternativas no trabalho e até no lazer. Muitas vezes, essas crises podem trazer novas oportunidades e nos fazer enxergar algo simples, que antes passava despercebido.

Viajar sobre rodas, levando a própria casa para todos os lugares é uma prática muito antiga. No entanto, aqui para nós, pode ser algo novo e agora, com a energia solar, é também moderno e revolucionário.

E você, sentiu motivação para considerar a troca de uma residência fixa por uma móvel? E o melhor de tudo é poder usufruir da energia solar para motorhomes com todas as vantagens dos sistemas residenciais. Saiba mais sobre as soluções fotovoltaicas oferecidas pela Aldo!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating