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Como fidelizar seus clientes de energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Quer saber, de uma vez por todas, como fidelizar seus clientes no setor solar? Mas, antes de qualquer dica, saiba que conquistar o público de interesse nesse setor é apenas uma parte do trabalho.

Para garantir sucesso em longo prazo, a chave está na habilidade de descobrir como fidelizar seus clientes. Neste post, apresentaremos algumas ações que a sua empresa pode fazer para prestar um serviço cada vez melhor. Continue com a gente e fique por dentro de tudo!

> Leia mais: Como conquistar clientes e mais vendas com gerador de energia solar

Como fidelizar seus clientes: mantenha o contato depois da venda

Depois de fechar aquela venda bem-sucedida procure manter o contato com o consumidor. Isso é fundamental para fortalecer os laços e estreitar o relacionamento. 

Portanto, faça um bom pós-venda enviando atualizações periódicas sobre novos equipamentos, além das últimas tendências do setor, dicas de economia de energia e outras informações pertinentes.

Esses contatos ajudam o consumidor a lembrar-se da sua marca e demonstra a sua preocupação em fornecer soluções e novidades do segmento. Essa é uma das táticas de assegurar como fidelizar seus clientes criando proximidade.

Recolha feedback e aperfeiçoe o seu produto 

Para aperfeiçoar seus serviços e produtos continuamente, é indispensável colher o feedback do consumidor. E, como fidelizar seus clientes dessa forma? Solicite regularmente sua opinião a respeito da experiência com o gerador fotovoltaico adquirido, bem como a qualidade obtida no atendimento prestado por você.

Depois, não deixe de analisar criteriosamente as críticas e sugestões usando-as a seu favor, de maneira a proporcionar melhorias futuras. Além do mais, demonstre que você valoriza o retorno deles, implementando de fato as mudanças sugeridas, sempre que for cabível.

Como fidelizar seus clientes oferecendo serviços extras e suporte técnico

Oferecer excelentes produtos e serviços é necessário para o sucesso do negócio. Mas, além disso, garantir que o suporte técnico mais eficiente será ofertado aos clientes. Coloque-se à disposição para sanar qualquer preocupação ou dúvida que possa surgir depois de instalar o gerador fotovoltaico.

Leve em conta, ainda, a possibilidade de oferecer serviços extras, como atualização do sistema e manutenção preventiva, como a limpeza periódica dos módulos fotovoltaicos. Para fidelizar clientes, essas medidas fazem com que o consumidor obtenha o máximo de proveito de seu investimento.

Aposte em relacionamento humanizado e personalize o atendimento

Hoje, mais do que nunca, um atendimento humanizado é um dos grandes trunfos para se conquistar e fidelizar clientes. Podemos considerar que a relação de qualidade entre cliente e empresa já é mais relevante que o preço dos serviços e dos produtos ofertados. 

Cada cliente tem suas necessidades e preferências. Quando você personaliza o atendimento, está sinalizando que enxerga e se importa com o cliente. Sendo assim, invista fortemente nessa estratégia.

Use um bom CRM para gerenciar as informações de cada um, salvando todos os detalhes e histórico de compras e datas importantes. Isso facilita a lembrança e permite que se crie uma conexão mais profunda com os clientes.

> Leia mais: Fidelização de clientes: qual a importância desta satisfação?

Providencie programas de indicação e recompensas

Todo cliente satisfeito é o melhor promotor de marcas. Dessa forma, é importante estimulá-los a indicar seus serviços e produtos para familiares, amigos e conhecidos. Em troca, ofereça programas de recompensas e indicações. Essas ações costumam aumentar a base de clientes das empresas, além de fortalecer o relacionamento com eles.

Como fidelizar seus clientes? Motive a sua equipe

Equipes motivadas são peças-chave para o sucesso de qualquer empresa. Quando você pensar em como fidelizar seus clientes, é importante se lembrar de que a sua equipe constrói o sucesso com você.

A oferta de qualidade no atendimento ao cliente é o começo de tudo. Por isso, a sua equipe deve ser treinada e conscientizada sobre a importância disso.

Por que é importante fidelizar clientes?

Porque é mais barato manter que conseguir novos clientes e se estiver satisfeito, ele trará outros, que podem trazer mais alguns. Além disso, clientes satisfeitos compram novamente e mais. Tudo isso cria certa estabilidade que ajuda na previsibilidade do caixa da empresa.

Diante de todos os pontos acima abordados, podemos concluir que saber como fidelizar seus clientes no setor solar é fundamental para o sucesso de longo prazo de qualquer negócio.

Quando as melhores práticas de pós-venda são implementadas, você garante a satisfação dos seus clientes. Eles, por sua vez, continuam prestigiando a sua marca e a têm como sua principal fornecedora.

Agora que você já sabe como fidelizar seus clientes, tem ainda mais motivos para impulsionar a adesão à energia solar! Saiba mais em nosso blog!

Você sabia que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agoraque oferece financiamento inteligente e totalmente digital.

Energia solar alcança 32.5 GW

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