Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Payback de projetos de GD aumentam apenas 8 meses Payback de projetos de GD aumentam apenas 8 meses
Início » Com pouco impacto para o consumidor, projetos de GD aumentam em média apenas 8 meses

Com pouco impacto para o consumidor, projetos de GD aumentam em média apenas 8 meses

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Começaram a vigorar, no dia 7 de janeiro de 2023, as novas regras de compensação de energia injetada pelos sistemas de micro e minigeração na rede de distribuição. Com isso, o payback de projetos de GD aumentou, em média, 8 meses. Assim, alguns componentes não serão mais compensados de maneira gradativa para os usuários, de acordo com a modalidade e o porte do empreendimento para geração.

Tal mudança resulta das normas previstas na Lei 14.300/2022, que foi regulamentada pela Resolução Normativa ANEEL nº 1.059/2023. Então, de acordo com o Estudo Estratégico de Geração Distribuída, veiculado esta semana pela Greener, investir em energia solar fotovoltaica deve manter sua atratividade em alta. E isso ocorrerá mesmo que o payback de projetos de GD tenha aumentado 8 meses, em média.

> Leia mais: Oportunidades do Marco Legal da Geração Distribuída em 2023

Payback de projetos de GD em São Paulo e em Minas Gerais

São Paulo foi o estado brasileiro que mais investiu em energia solar e o resultado disso foi a marca de 2.437 MW instalados. Assim, o payback de projetos de GD residenciais de 4kWp subiu de 5,5 anos para 6,2 anos. Minas Gerais é o segundo estado a investir mais em energia solar, por isso, seu payback de projetos de GD saltou de 5,6 anos para 6,4 anos.

Para calcular esses números, portanto, é preciso levar em conta a tarifa das concessionárias (incluindo o custo de disponibilidade) e a produtividade local. Além desses fatores, considera-se uma Performance Ratio de 75% e o fator de simultaneidade de 30%. Mas, segundo o estudo proposto, em razão do baixo fator de simultaneidade, verifica-se que o payback de projetos de GD aumenta em 8 meses, em média.

De acordo com entendimento do CEO da Greener, Márcio Takada, o segmento de geração remota deverá experimentar um maior impacto no payback de projetos de GD que a produção junto à carga. Takada conclui que o impacto acaba sendo maior para os empreendimentos de geração remota. Isso porque toda a energia é injetada na rede elétrica. Assim, esse nível de impacto deve variar em cada região em razão da estrutura tarifária de cada concessionária.

E, como calcular payback de projetos de GD?

Saber como calcular payback de projetos de GD é a melhor forma de ter certeza que o investimento valerá a pena. Todo mundo ouve falar sobre o quanto a energia solar é uma solução atraente e eu reduz gastos, mas afinal, reduz quanto? Em quanto tempo o investimento se paga?

Diferente da economia gerada por lâmpadas de LED ou uma troca de eletrodoméstico por um modelo mais eficiente, a percepção de economia não aparece só na conta de luz.

Na energia solar, você pode perceber o quanto seu gerador fotovoltaico está economizando com base em quantos quilowatt-hora você produz em um mês. Dessa forma, é fácil saber como calcular payback de projetos de GD.

> Leia mais: 10 alterações do Marco Legal da geração distribuída

Primeiramente, é preciso tirar dúvidas sobre a eficiência dos equipamentos. Por isso, é fundamental contratar uma revenda Aldo Solar que possa esclarecer os detalhes referentes ao sistema.

Partindo para o cálculo, a variável do valor do kWh praticado em cada região é uma das mais importantes. Com ela, é possível dividir o valor do investimento pelo produto de energia gerada e o ano pela tarifa. Por exemplo: R$ 25 dividido por 200 kWh, multiplicado por 12, multiplicado por 0,83 R$ por kWh.

Um modo simples e rápido de como calcular payback de projetos de GD é descobrir o valor economizado na conta de luz por ano antes e depois da instalação de energia solar. Então, divide-se o valor do investimento total pela economia anual. Assim, você descobrirá em quantos anos terá seu retorno.

Vale a pena?

Saber como calcular payback de projetos de GD é algo individual e entrega valores diferentes para cada família/negócio. Apesar disso, existe um valor médio! A média é de 3 anos para um imóvel comercial, e 4,5 anos para imóveis residenciais, segundo a ABSOLAR.

> Leia mais: Em um ano a Geração Distribuída cresceu mais de 70%

Lembrando que o cálculo depende de muitas variáveis, como elevação tarifária ao longo do tempo e tamanho do sistema. Porém, essa variação de tempo geralmente é para menos.

Se levarmos em consideração que a manutenção do seu sistema de energia fotovoltaico é mínima, e você terá que fazer a troca das placas solares apenas depois de 25-30 anos de instalação, fica mais fácil entender como o payback é baixo e o sistema bastante lucrativo.

Agora que você já sabe que após lei 14.300 payback de projetos de GD tem alta de apenas 8 meses em média, comece a executar o seu projeto. Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas soluções.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

payback de projetos de GD

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

 

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating