Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
10 motivos para implementar a gestão 4.0 nas empresas 10 motivos para implementar a gestão 4.0 nas empresas
Início » 10 motivos para implementar a gestão 4.0 nas empresas

10 motivos para implementar a gestão 4.0 nas empresas

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Nos últimos anos, implementar a gestão 4.0 nas empresas já se tornou uma questão de sobrevivência para os negócios. Esse método surgiu com a quarta Revolução Industrial e evolui rapidamente. Trata-se de um movimento diretamente conectado às diversas tecnologias que já estão aí, como inteligência artificial, computação em nuvem, big data e robótica.

Seus impactos na sociedade e nos empreendimentos são profundos e transformadores, principalmente no que tange à conexão entre o universo on-line e o off-line. Podemos exemplificar citando as lojas físicas contendo totens de autoatendimento para oferta de produtos e formas de pagamento.

Gestão 4.0 nas empresas

A estrutura da gestão 4.0 é modular, o que possibilita a descentralização das tomadas de decisão, bem como a agilização das entregas, conforme as demandas. Além disso, viabiliza o trânsito das informações em tempo real, permitindo as devidas adequações para a otimização do fluxo de trabalho.

Todos precisam adaptar-se a essa nova faceta do mundo corporativo. Vale dizer que o um dos principais motivos para a adoção de novas tecnologias, pelo setor industrial, é o aumento da competitividade. Mas, existem diversas outras razões, das quais descreveremos 10 para que você tenha uma ideia acerca de sua importância no mercado.

Fique com a gente e saiba do que se trata, afinal, mesmo na prestação de serviços é muito importante estar atento a esses conceitos que vão nortear os negócios e sempre podem ser aproveitados para o crescimento das nossas empresas, sejam elas de TI, energia solar ou outros segmentos.

1. Redução de custos

Esse benefício pode ser observado claramente no processo de automação das fábricas. Quando esse se aperfeiçoar ainda mais, a redução dos custos será extremamente consistente, já que as próprias máquinas terão autonomia e capacidade de programar manutenções. Nesse estágio, os gastos serão ainda menores.

Grande parte das empresas se debate no dilema de diminuir custos. Ter essa possibilidade por meio da tecnologia torna esse um dos principais motivos para que todo empreendedor adote a gestão 4.0 nos negócios.

2. Economia de energia

Economizar energia já se transformou em uma questão crucial para todo o planeta. Vivemos uma época crítica, que requer soluções drásticas e eficientes para gerar e economizar energia. Contudo, a tecnologia já está bastante avançada e apta para resolver esse problema.

Já dispomos de condições para promover melhoria na eficiência da captação e produção de energia, como acontece com a energia solar fotovoltaica, por exemplo. Com esse recurso, residências, prédios comerciais e indústrias já está economizando enquanto mantêm a produtividade alta. Poupar energia garantindo a produção ajuda imensamente na redução de custos e obtenção de lucros.

Neste sentido, a energia solar, além de trazer os conceitos de sustentabilidade aos negócios, fornecem ainda, economia de custos em energia elétrica, haja visto que um sistema pode durar 25 anos e o seu payback é de 5 a 6 anos. Para saber mais sobre financiamentos de energia solar acesse nosso blog.

3. Redução de erros

A segurança operacional e a diminuição da intervenção humana nos sistemas que envolvem montagem e tarefas repetitivas reduz consideravelmente a ocorrência de erros de produção. Calibrar máquinas a fim de estabelecer um determinado nível de acerto ajuda muito a manter a qualidade, tanto dos produtos quanto dos testes necessários.

O mesmo raciocínio é válido para outros setores da economia, que são beneficiados pelos efeitos da gestão 4.0 em suas rotinas. Qualquer segmento de negócio consegue diminuir significativamente os erros utilizando softwares de gestão, por exemplo. Além de otimizar o tempo, reduz os erros significativamente.

4. Aumento da segurança

O incremento da segurança pode ser observado no funcionamento das máquinas conectadas em rede, com o monitoramento da produção realizado por meio de sensores. Assim, será possível prever falhas, evitando que um problema interrompa a linha de produção.

Mais uma vez, a ausência de interferência humana pode contribuir com o aspecto da segurança. Isso porque é muito mais fácil ocorrer acidentes e falhas quando uma pessoa passa muito tempo executando tarefas repetitivas e inseguras.

5. Preservação ambiental

Hoje, falar em preocupação com a garantia de um planeta mais sustentável se tornou assunto primordial em qualquer empreendimento. Por isso, é fundamental que todas as empresas incluam em seus valores essa preocupação com a preservação dos recursos naturais.

O consumidor 4.0 leva esse fator no topo de suas preferências e considerações. Portanto, para crescer no mercado, os empresários devem investir nisso de todas as formas. Sendo assim, as novas tecnologias são capazes de otimizar o uso dos recursos naturais, diminuindo o impacto das atividades industriais no meio ambiente. A Aldo Solar leva bastante a sério a questão da sustentabilidade em seus negócios.

6. Redução do desperdício

Essa é uma consequência imediata da redução dos erros, do aumento da segurança e da preservação ambiental. É possível reduzir desperdícios a um nível que mantenha a margem de lucro, como já acontece em muitos setores.

Se unirmos todos esses fatores, seremos capazes de usufruir de efeitos positivos no combate aos gastos excessivos. Assim, fomenta-se, também, o aumento da competitividade, o que é muito bom para a economia.

7. Maior qualidade de vida

Empresas inteligentes e automatizadas têm condições de oferecer melhor qualidade de vida aos funcionários e torná-los mais produtivos. Além disso, de modo geral, um país que sustenta uma indústria mais produtiva e qualificada promove uma distribuição de riquezas mais justa para a sociedade.

8. Transparência nos negócios

A gestão 4.0 nas empersas permite um controle muito maior e mais eficiente das informações coletadas durante a produção. Assim, a transparência nos negócios se torna muito mais presente e inevitável. Torna-se possível ter dados precisos sobre insumos, recursos e os níveis de usos da capacidade instalada. Por isso, manter o controle dessas informações pode garantir mais facilidades para atrair investimentos aos negócios. Aldo Crazy Card é o programa oficial para negócios de valor com a Aldo que tem por objetivo fomentar relações ganha-ganha.

9. Mais lucro e otimização do tempo

Além do aumento do lucro e do resultado satisfatório para o cliente, a administração interna também sai ganhando, e muito, com esse método de administração. Com a gestão 4.0 as decisões se tornam mais rápidas e com uma compreensão das demandas feita de forma mais prática pelo gestor.

Sendo assim, um dos pontos mais motivadores passa a ser a visão inovadora criada inicialmente pelos líderes e, depois, implantada no restante da equipe. É fácil perceber que todos os pontos unidos pode assegurar estratégias mais positivas, agregando valor à marca e bem-estar ao cliente.

10. Customização em escala inédita

Implementar a gestão 4.0 nas empresas ajuda a customizar serviços e produtos de um jeito nunca feito antes. Da mesma forma, a escala na qual esse método é empregado nunca foi possível em outros tempos para manter um negócio. Em processos mais eficientes, a personalização passa a ser totalmente viável para os consumidores.

O conceito de gestão 4.0 é recente, no entanto, já é uma realidade determinante em muitos mercados. Basta pensar que, à medida que as fábricas inteligentes se ampliarem pelo mundo, a forma como lidamos com o consumo também tende a mudar. Isso resultará em impacto na produção e no emprego de conhecimento. Do mesmo modo, tem potencial para aperfeiçoar a distribuição de riquezas pelo mundo, tornando a indústria mais sustentável, como um todo.

Assim, os princípios da gestão 4.0 existem para ajudar empresas que pretende inovar nos projetos, promover iniciativas para redução de custos e retorno dos investimentos. E você, já está trabalhando para implementar a gestão 4.0 na sua empresa? Fique de olho nessa tendência e nas novidades do nosso blog!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating