Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Intersolar Summit em Fortaleza: Aldo Solar é presença confirmada! Intersolar Summit em Fortaleza: Aldo Solar é presença confirmada!
Início » A Aldo Solar Intersolar Summit em Fortaleza foi um sucesso!

A Aldo Solar Intersolar Summit em Fortaleza foi um sucesso!

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Você já sabe como foi um dos grandes eventos do setor solar? Então, veja aqui como foi um dos mais renomados eventos em energia solar do Brasil nesse grandioso evento: a Intersolar Summit em Fortaleza! O summit aconteceu nos dias 18 e 19 de abril de 2023, no Centro de Eventos do Ceará, Salão Taíba e Mandaú – Pavilhão Oeste.

Quem esteve lá pode acompanhar de pertinho as mais quentes tendências e as soluções mais inovadores do mercado solar no estande da Aldo! Além disso, a  Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield, esteve com a Aldo no estande e apresentou as soluções de financiamento inteligente e digital para facilitar o acesso a geradores de energia solar.

O estande da Aldo Solar foi montado no número 131 Rua B/C e quem visitou recebeu alguns brindes especiais como bonés e Camisetas UV para os Integradores Aldo Solar, e ainda participaram de um super sorteio de dois drones ao longo dos dois dias de evento.

Confira os ganhadores:

Confira os ganhadores do sorteio

 

> Participe do Intersolar Summit Nordeste e visite o estande da Aldo Solar!

Intersolar Summit em Fortaleza – evento de alto nível

O evento contou com mais de 500 congressistas e 40 palestrantes altamente especializados nos mais diversos assuntos ligados ao mercado solar. As discussões abordaram não apenas as políticas, os desafios jurídicos e os marcos regulatórios. Houve, também, espaço para tratar de financiamento, bem como soluções de integração com a rede.

Assim, a missão da Intersolar Summit em Fortaleza foi divulgar informações mais profundas e facilitar oportunidades de contato de alta qualidade. Da mesma forma, o evento expandiu o uso de tecnologias de energia solar fotovoltaica nos âmbitos nacional e regional. Além disso, fortaleceu o setor fotovoltaico nacional.

Confira as fotos de como foi o Intersolar Summit em Fortaleza e a participação da Aldo!

Intersolar Summit Fortaleza 2Intersolar Summit Fortaleza 3Intersolar Summit Fortaleza 4Intersolar Summit Fortaleza

Amplie seus negócios explorando mercados novos e promissores

A energia solar fotovoltaica promete manter seu crescimento acelerado no Brasil. A EPE (Empresa de Pesquisa Energética), em seu Plano Decenal de Expansão de Energia, prevê que a adesão à fonte solar fotovoltaica atingirá 20,4 GW de capacidade instalada acumulada até 2029. Já a ABSOLAR, chegou a projetar esse avanço para 30 GW até 2030.

Em 2020, durante os primeiros seis meses, a energia solar fotovoltaica respondeu pela geração de mais de 41.000 empregos novos. Isso apesar da desaceleração da economia em razão da pandemia da Covid-19. Dentro desse período, novos investimentos privados atraíram R$ 6,5 bilhões. E o grande destaque no setor de energias renováveis é o Nordeste brasileiro.

Assim, o objetivo do Plano Fortaleza 2040 é instalar módulos solares fotovoltaicos em cerca de 10% das construções da cidade. Dessa maneira, até 2040, pretende se tornar autossuficiente em energia elétrica.

Confira o potencial do Nordeste e a Intersolar Summit Fortaleza

A Intersolar Summit em Fortaleza foi organizado pela equipe da Intersolar South America, a maior feira e congresso do setor solar da América Latina. A Intersolar South America acontece como parte do evento The Smarter and South America – o núcleo inovador latino-americano para o futuro da energia.

As regiões Norte e Nordeste do Brasil são as que detêm a menor potência instalada em termos de geração distribuída solar. No entanto, de acordo com a Aneesolar (associação representante de empresas que atuam nas regiões com geração distribuída), seu potencial para receber investimentos é alto. Dessa forma, as regiões citadas acabam registrando a menor participação na GD, enquanto detêm maior potencial para investimentos.

O Norte e o Nordeste contam com maior potencial para investimentos em energia solar. No entanto, o avanço dessa fonte é muito desigual quando se fala em distribuição regional pelo país. Assim, de toda a capacidade já instalada, somente 20% se encontra no Nordeste e 6% no Norte.

Norte e o Nordeste contam com maior potencial para investimentos

É importante frisar que além de contar com recurso solar abundante, o sertão nordestino tem espaço e custo de terra baixo. É o que afirma a Associação Norte e Nordeste de Energia Solar. Quanto à região Norte, de acordo com seu entendimento, é necessário implementar geração distribuída para atendimento aos sistemas isolados. Hoje, esses locais ainda usam energia térmica gerada a diesel.

Há um projeto na Bahia, de micro rede com geração solar e armazenamento de energia via bateria. Trata-se de 200 kWp, que deveria ser implementado também no Norte do país, de acordo com Lima. Conforme dissemos, é uma região com maior potencial para investimentos, apesar de ser pouco explorada.

energia solar atingiu mais de 27 GW no país, incluindo os sistemas de geração própria ou geração distribuída. Além disso, contam as usinas de grande porte ou geração centralizada. Esses são os dados apontados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

> Leia mais:  Saiba usar seu telhado para economizar energia

Assim, de acordo com os números divulgados pela ANEEL, a fonte solar praticamente dobrou sua expansão no Brasil durante um ano. Com isso, saltou de 14 GW em março de 2022 para os mais de 27 GW atuais. Desde julho de 2022, a tecnologia solar está acrescentando pelo menos 1 GW ao mês à matriz elétrica do país. Com isso, a energia solar atingiu mais de 27 GW no país.

Segundo dados atuais fornecidos pela ABSOLAR, energia solar já responde pela atração de mais de R$ 129,6 bilhões em investimentos no país. Isso acontece desde o começo da expansão da adoção desta fonte de energia elétrica, no ano de 2012. De acordo com a associação, durante esse período, a energia solar ajudou o país, também, a criar cerca de 781,6 mil empregos diretos. Além disso, conseguiu evitar a emissão de 34,5 milhões de toneladas de CO2 no ar.

IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) da ONU divulgou, em seu relatório síntese do atual ciclo de avaliações acerca do aumento do aquecimento global. E, assim, concluiu a necessidade de se investir em fontes limpas como a eólica e a solar como forma de preservar a sobrevivência humana e da natureza.

Agora que você sabe sobre a participação da Aldo Solar na Intersolar Summit em Fortaleza , tem ainda mais motivos para aderir a essa fonte limpo e inesgotável.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis. Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

Intersolar Summit em Fortaleza

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating