Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Casas automatizadas e sustentáveis já são realidade – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Casas automatizadas e sustentáveis já são realidade – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Casas automatizadas e sustentáveis já são realidade

Casas automatizadas e sustentáveis já são realidade

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

As casas automatizadas vêm ganhando mercado a cada dia. Também chamadas de casas inteligentes, casas conectadas, casas autônomas, Smart Home ou Connected Home, elas são residências com tecnologia e inteligência artificial que facilita as tarefas do dia a dia. Por exemplo: fechaduras eletrônicas, janelas automáticas e interruptores Wi-Fi são alguns elementos presentes em casas automatizadas.

> Arquitetura e energia solar: como executar o projeto ideal

Enquanto elas surpreendem pela infraestrutura automatizada e avançada, as casas automatizadas são importantes, principalmente, para a sustentabilidade. Além do conforto e praticidade de automatizar tarefas domésticas e segurança, existe também economia de energia.

Entenda aqui como a automação residencial e sustentabilidade podem andar juntas!

Por que casas automatizadas são sustentáveis?

Primeiramente, ao automatizar o desligamento de aparelhos e da iluminação, já é possível economizar energia. Além disso, é possível implementar um sistema de climatização em que o ar-condicionado se adeque à temperatura ambiente, o que também ajuda na economia.

Diversos detalhes de uma casa automatizada contribuem para a economia de energia e menos descartes. Outro exemplo é a integração por smartphone, que diminui o uso de controle remoto, e então, reduz as pilhas e baterias descartadas.

Além disso, os projetos arquitetônicos sustentáveis usados na maioria das casas automatizadas envolve uso de um sistema de energia solar, e até mesmo sistemas de reutilização de água.

Leia também: Mais de 70% dos brasileiros preferem energia solar em casa

Exemplo de casas automatizadas: A Casa Jardim

Casas automatizadas

Foto: Derek Swalwell

A chamada “Casa Jardim” (Garden House) gera diariamente 100 kwh. Construída em Melbourne, na Austrália, foi desenvolvida pelo escritório Austin Maynard Architects.

De antemão, a geração de energia diária de 100 kwh surpreende, pois a média das casas australianas é o uso de 19 kwh. Para se ter uma ideia, os brasileiros consomem em média 152,2 kwh de energia elétrica por mês, segundo um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Assim, no Brasil, produzir 100 kwh por dia dentro de casa seria suficiente para suprir as necessidades de quase um mês inteiro.

A Casa Jardim é capaz disso graças ao sistema totalmente elétrico, um gerador fotovoltaico, além de um telhado coberto por 17 kW de painéis solares.

Desse modo, a casa é projetada para funcionar “fora da rede”, e possui baterias que armazenam 26 kwh de energia gerada. Até o carro elétrico da família é alimentado inteiramente pela casa.

Leia também: Carros elétricos podem salvar o bolso com o mega-aumento no preço dos combustíveis

“Esta casa, um oásis urbano de alto desempenho e alta tecnologia, ilustra o futuro da energia sustentável: casas eletrificadas, alimentadas pelo sol, alimentando nossa rede de energia compartilhada”, afirma os arquitetos da Austin Maynard.

Qual o processo para ter casas automatizadas?

Antes de mais nada, as casas automatizadas só são possíveis com a ampliação do acesso à internet, com integração de eletrodomésticos e com o avanço da Inteligência Artificial.

Desse modo, as casas automatizadas possuem todos os aparelhos e eletrodomésticos centralizados. Eles aparecem em forma de lista em uma interface visual limpa e intuitiva.

Então, basta entrar no aplicativo usando o celular ou tablet para acessar e ativar as funções disponíveis. Contudo, para isso, cada aparelho precisa de um chip instalado, que conecta as funções à rede local via Ethernet ou Wi-Fi.

A automação residencial depende de 3 elementos básicos:

  • Um aplicativo que rode em celulares e tablets;
  • Sensores instalados nos aparelhos;
  • Uma plataforma hospedada na nuvem para centralizar as funções.

Depois que os equipamentos apropriados são reunidos, todo o tipo de controle e painel usado para os aparelhos domésticos pode ser substituído pelo smartphone dos moradores, desde que eles tenham instalado o aplicativo de controle adotado na casa.

Logo, para que a automatização seja completa, é preciso que os aparelhos e eletrodomésticos tenham compatibilidade com essa tecnologia. Por isso, vale pesquisar e investir nas novidades que surgem nesse mercado.

Leia também: Marco Legal e 2022: melhor ano para energia solar

O passo a passo para tornar uma casa automatizada

1 – Liste quantas pessoas usarão a automatização (moradores e visitas frequentes)

2 – Defina as funções que você pretende automatizar

3 – Escolha o método de controle: rede com ou sem fio? Qual protocolo de rede? Precisa de um painel de controle?

4 – Invista em uma boa conexão com a internet

5 – Faça uma adaptação progressiva, começando pela automatização do que é essencial

6 – Conte com apoio especializado em TI e também em empresas especializadas em energia solar

A energia positiva que vem do sol

Você tem interesse de ter sua empresa ou sua casa automatizada e sustentável?

Acesse a calculadora Aldo Solar, faça uma simulação e solicite o agendamento para que uma de nossas revendas entre em contato você.

Calcule seu projeto

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating