Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Jacareí passa a exigir estações de carregamento de veículos elétricos em novos empreendimentos – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Jacareí passa a exigir estações de carregamento de veículos elétricos em novos empreendimentos – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Jacareí passa a exigir estações de carregamento de veículos elétricos em novos empreendimentos

Jacareí passa a exigir estações de carregamento de veículos elétricos em novos empreendimentos

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Com a expansão da energia solar pelo mundo, uma nova tendência já ganha peso e começa tomar conta do trânsito nas grandes cidades. São os carros elétricos, que já se posicionam como uma alternativa real para mobilidade urbana. Essa inovação se alinha às novas medidas ambientais do planeta, mas requer estações de carregamento de veículos elétricos.

O objetivo é reduzir a emissão de gases poluentes nos centros urbanos com a adoção cada vez mais frequente dessa nova forma de mobilidade elétrica. E, para dar suporte a essa demanda, será necessário infraestrutura para carregar esses carros em diversos pontos públicos e privados.

> Leia mais: Mobilidade Elétrica: tendências e soluções no Brasil e no mundo

Exigência de estações de carregamento de veículos elétricos em Jacareí

Na sexta-feira, dia 18/03/22, o Boletim Oficial de Jacareí publicou a Lei nº 6.449/2022, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito da cidade. O texto legal, então, dispõe sobre a obrigatoriedade da previsão de estações de carregamento de veículos elétricos em condomínios comerciais e residenciais do município.

Assim, após 12 meses da data de sua publicação, a Lei entrará em vigor. Será, portanto, implementada em projetos de novas edificações, protocolados a partir da data de sua vigência. Será, válida, também, para edificações já existentes após cinco anos transcorridos a partir da data de vigência da Lei.

Adaptação nos condomínios de Jacareí para estações de carregamento de veículos elétricos

Para atender às normas da nova lei, os condomínios da cidade deverão passar por adaptações de acordo com o prazo disposto no texto legal. Será preciso adotar estações de carregamento de veículos elétricos.

> Como a energia solar atua na recarga de veículos elétricos?

A exceção será permitida quando comprovada a inviabilidade técnica econômica em razão das instalações do condomínio. E, ainda, em virtude de limitação de fornecimento da carga elétrica pela prestadora de serviço, segundo o Art. 2º da Lei.

Registro de inviabilidade

Caso fique constatada a inviabilidade, será necessário registrá-la por meio de laudo elaborado por um profissional legalmente habilitado nos devidos conselhos de classe (CREA). É possível, também, recorrer a uma declaração da prestadora de serviço elétrico.

Com a prova da impossibilidade econômica ou técnica, a lei não pode ser aplicada a empreendimentos oriundos de programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos.

Aumento da eletromobilidade no Brasil

A eletromobilidade está avançando, conforme podemos verificar em um comunicado recentemente divulgado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Segundo a entidade, esse foi o melhor quadrimestre da série histórica da entidade, que iniciou em 2012. Nesse cenário, percebemos que o crescimento de veículos elétricos impulsiona o mercado de carregadores e dessa forma, quanto mais estações de carregamento de veículos elétricos, melhor.

> Crescimento de veículos elétricos impulsiona mercado de carregadores

Recarga como solução

De acordo com as normas técnicas do Brasil, as estações de carregamento de veículos elétricos deveráo prever a forma de recarga do veículo elétrico. Assim, será necessário incluir medição individualizada e cobrança da energia consumida, segundo os procedimentos vigentes das concessionárias de energia elétrica. Além disso, o mecanismo de tarifação deverá prever a possibilidade de tarifação pré-paga.

Estações de carregamento de veículos elétricos: garagem da Aldo

Maringá e outras cidades do país, mantêm pontos de recarga de veículos elétricos e híbridos plug in. No entanto, a grande maioria está conectado diretamente à rede de distribuição de energia. Assim, a Aldo já anunciou uma garagem pública para recarga de carros elétricos e/ou híbridos plug in no sul do país, abastecida por energia solar.

Segundo Aldo Teixeira, fundador e CEO da Aldo Solar, em três anos teremos uma frota considerável de carros 100% elétricos e híbridos no Brasil. Por isso, a ideia em torno da montagem da garagem é demonstrar como se usa os equipamentos. É, também, uma maneira de oferecer a solução em larga escala, com a colaboração de duas mil revendas, já treinadas para implementar esse recurso. Ou seja, neste cenário, as estações de carregamento de veículos elétricos são a solução ideal para o avanço da eletromobilidade.

Novos modelos de carregador  Wallbox

Os carregadores Wallbox já estão disponíveis na Aldo Solar para todo Brasil. Eles são a melhor opção para estações de carregamento de veículos elétricos de alta qualidade e excelente custo-benefício. Oferecem, ainda, possibilidades de updates remotos de softwares e diversas opções de conectividade (Wi-fi, Bluetooth, 4G e Ethernet) para gerenciamento da energia consumida.

Além disso, os carregadores Wallbox são certificados e testados, garantindo assim segurança e proteção para seu pleno funcionamento. São fabricados com material resistente para uso interno e externo e tecnologia smart de ponta. O Wallbox entrega soluções personalizadas, inteligentes e gerenciáveis ideais para empresas, casas ou empreendimento.

Carregadores de carro elétrico Wallbox

Os carregadores de carros elétricos Wallbox fornecem um ponto de recarga de alta qualidade e excelente custo-benefício. Possibilita ainda updates remotos de softwares e diversas opções de conectividade para gerenciamento da energia consumida. Portanto, a solução carregador Wallbox mais carros elétricos podem salvar o bolso com o mega-aumento no preço dos combustíveis.

Veículo elétrico vale a pena?

É perfeitamente viável adotar veículos elétricos, com a devida infraestrutura, como estações de carregamento de veículos elétricos. Embora a humanidade tenha resistido para colocar em prática projetos sustentáveis, ainda temos tempo para aplicar esses conceitos.

No entanto, essas ações devem acontecer agora, para que ainda tenhamos condições de preservar o mínimo de qualidade de vida. Dessa forma, em um novo planeta fluindo no seu mais alto potencial e com as ferramentas mais adequadas, teremos o melhor dos mundos.

A energia positiva que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas e saiba mais sobre o nosso programa de Aldo Crazy Venda Direta. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo!

estações de carregamento de veículos elétricos

Além disso, conheça nossas ações voltadas à sustentabilidade.  Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter,FacebookLinkedIn Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

> Saiba mais: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating