Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Sustentabilidade corporativa no mercado fotovoltaico Sustentabilidade corporativa no mercado fotovoltaico
Início » Sustentabilidade corporativa no mercado fotovoltaico

Sustentabilidade corporativa no mercado fotovoltaico

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A sustentabilidade corporativa pode ser entendida como uma ação estratégica das empresas, já que abre oportunidades para a inovação e diferenciais de mercado. Isso permite que as organizações sejam mais competitivas, uma vez que boas práticas, sociais, econômicas e ambientais são essenciais hoje em dia. E isso inclui a sustentabilidade corporativa no mercado fotovoltaico

Além de um bom posicionamento no mercado, a sustentabilidade corporativa é extremamente relevante para a sociedade, clientes e colaboradores. É por meio dela que as empresas podem reduzir impactos ao meio ambiente, contribuir com o social e dirigir suas operações com transparência e ética.

Mas, o que é a sustentabilidade corporativa na prática?

Na prática se traduz na prioridade dos resultados econômicos, enquanto se desenvolvem ações que eliminem os impactos socioambientais, mantendo a longevidade dos negócios. Além disso, trata-se de uma ferramenta de redução de custos, atração de investimentos, de motivação e retenção de pessoal, além de valorização da marca. Por isso, ela é uma abordagem para ser vista como geradora de valor.

Quais são as vantagens de aplicar esse conceito?

Para adotar esse conceito, é necessário desenvolver a responsabilidade socioambiental e definir a sustentabilidade como valor estratégico da companhia. Vale destacar a repercussão do aumento dos preços dos recursos naturais, que leva à preocupação com a preservação da natureza e do bem-estar social.

Grande parte das empresas já se conscientizaram de que o perfil do consumidor não é mais o mesmo. Hoje, a decisão de compra é influenciada por diversos fatores além do preço que, muitas vezes, são muito mais relevantes para a escolha final.

Dessa forma, as empresas que optam pela sustentabilidade organizacional ganham uma imagem positiva diante do público. Isso faz com que estratégias de marketing foquem na sustentabilidade, em todos os aspectos, como algo essencial para o sucesso dos negócios.

Quais são os efeitos para a economia do país?

 Investir em sustentabilidade corporativa, abre um leque de oportunidades tanto para os investidores quanto para os consumidores. Isso ocorre porque as alternativas de desenvolvimento sustentáveis movimentam pesquisadores e investimentos em tecnologias e soluções geradoras de demandas e novos empregos. Tudo isso produz efeitos positivos para a economia do país.

Quais são os benefícios ambientais?

Ações sustentáveis buscam a proteção ambiental por meio do consumo consciente dos recursos naturais. Da mesma forma, procuram reduzir os impactos negativos de suas atividades.

A seguir, selecionamos algumas das atitudes que podem contribuir muito para a sustentabilidade corporativa:

  • Ecoeficiência: são maneiras de otimizar a produção, reduzindo a quantidade de recursos usados, bem como de resíduos descartados no meio ambiente;
  • Reciclagem e destinação correta de resíduos: a empresa procura meios para diminuir a geração de resíduos descartados, promovendo a reciclagem e logística reversa;
  • Uso de combustíveis extraídos de fontes renováveis: crédito de CO2 e compensação de emissões e energia solar.

Sustentabilidade corporativa no mercado fotovoltaico

A energia elétrica é um recurso indispensável para a vida no campo, nas cidades e para a produção industrial. Isso nos leva a confrontar nossos hábitos de consumo de maneira global. O Brasil, por exemplo, detém a maior parte da produção de energia por meio de usinas hidrelétricas. Por isso, é tão fundamental buscar alternativas que incentivem consumidores residenciais e empresas a apostarem mais em energias renováveis.

Assim sendo, investir em energia solar é, sem dúvida, uma excelente solução, principalmente quando se pretende reduzir verdadeiramente os impactos ambientais, enquanto se economiza recursos. Nesse sentido, os geradores de energia fotovoltaicos podem proporcionar uma economia superior a 90% na conta de luz. Contudo, é importante destacar que as ações sustentáveis promovem muito mais que uma boa imagem para as empresas. Essas ações, normalmente, estão atreladas à diminuição de custos, uma vez que incentivam a reutilização de recursos e materiais.

O mercado fotovoltaico no Brasil

No Brasil, o mercado de energia solar é bastante promissor, assim, a Aldo Solar tem procurado contribuir para esse crescimento, respeitando as regras desse mercado. Dessa forma, tem conseguido manter-se entre as mais importantes distribuidoras de equipamentos para geração de energia solar do país. A Aldo entende que empresas sérias e comprometidas se preocupam, também, com a causa da produção e distribuição da energia elétrica mais limpa, barata e renovável.

“Alertamos que não basta servir apenas como elo entre o fabricante e o usuário, principalmente nesse mercado, de energia solar, que requer tamanha responsabilidade. A relação do mercado fotovoltaico com o público consumidor vai muito além da compra e da instalação do equipamento. É, também, uma forma de implementar algo novo e que pode ajudar a impulsionar atitudes mais sustentáveis e respeitosas com a natureza e a sociedade.”

Se você se identifica com essa filosofia e já está pensando em fazer parte do time movido por ações sustentáveis, visite nosso blog. Lá, você encontrará tudo sobre energia solar fotovoltaica e seus benefícios para quem a adota!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating