Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Visita técnica: não adquira um sistema de energia solar antes de fazê-la! Visita técnica: não adquira um sistema de energia solar antes de fazê-la!
Início » Sistema fotovoltaico: não contrate antes da visita técnica!

Sistema fotovoltaico: não contrate antes da visita técnica!

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Se você está pensando em instalar um sistema fotovoltaico, não contrate antes da visita técnica. Esse é um passo super importante para que se verifique a viabilidade do projeto. E, antes de qualquer medida, é necessário ficar atento a três aspectos essenciais: Condições físicas do local, condições elétricas e a forma da visita técnica efetiva. Falaremos a seguir sobre cada um deles. Acompanhe o post e saiba mais!

Condições físicas do local de instalação

Saber quais são as condições do local eleito para instalar o sistema fotovoltaico é fundamental para se certificar de que ele é adequado aos componentes. E quais são os aspectos físicos a ser considerados durante uma visita técnica? Veja adiante:

Tipo de telhado da edificação

Verificar qual é o tipo de telhado existente no local é essencial para saber que estrutura de fixação precisa ser usada. Entre os variados tipos que se encontra no mercado, os mais comuns são os de fibrocimento, cerâmico e metálicos. E, para cada um, indica-se uma estrutura diferente. Vejamos:

  • Fibrocimento: fixação com parafuso prisioneiro;
  • Cerâmica: fixação com parafuso tipo gancho ou prisioneiro;
  • Metálicos: fixação auto brocante Z para os telhados ondulados e, para telhado trapezoidal, perfil diretamente na telha.

É preciso verificar, ainda, as condições das vigas de sustentação e seu estado de conservação. Isso é necessário, tendo em vista que os módulos pesam cerca de 20 Kg, por isso, o telhado dever ser resistente para sustentar tal peso.

Condições de acesso

O acesso ao telhado deve ser verificado no momento da visita técnica. Isso é crucial para não ter surpresas desagradáveis quando iniciarem as instalações. Além da questão da segurança, é preciso considerar como o transporte dos módulos serão feitos até a superfície de instalação.

Área disponível para instalação

Todo sistema fotovoltaico deve compensar de forma efetiva o consumo de energia do local. Por isso, o telhado deve apresentar uma área que suporte a quantidade de painéis exigida pelo projeto. Portanto, é importante examinar se há objetos nos telhados que possam interferir na instalação dos módulos. Por exemplo: telhas transparentes para iluminar o interior do imóvel ou exaustores.

Distâncias para o cabeamento dos condutores

As perdas elétricas resultantes de cabeamento de energia constituem uma das mais frequentes causas de prejuízos em sistemas fotovoltaicos. Assim, quando a distância entre os condutores é grande, suas seções para interligar os componentes também será maior. E, essa condição requer mais cabos para fazer a conexão elétrica dos condutores. Com isso, o sistema sofre perdas e o circuito se torna maior, ocasionando um aumento do custo do projeto.

Inclinação e orientação

Esses são dois elementos determinantes para a eficiência de qualquer sistema fotovoltaico. Então, quando se pensa na orientação das placas, o ideal é sempre posicioná-las para o norte. No entanto, é sempre bom lembrar que um projeto pode se tornar totalmente inviável tecnicamente, conforme a orientação do telhado onde se pretenda instalar o sistema.

Em relação à inclinação, é preciso analisar se a inclinação do telhado é muito ou pouco acentuada (abaixo de 100). Esse detalhe pode interferir na eficiência do sistema e, ainda, dificultar a fixação dos painéis no telhado. Pode, também, acumular sujeira em virtude da baixa inclinação.

Medidas de parede para instalar o inversor

As visitas técnicas devem prestar muita atenção nos locais onde poderão instalar os inversores do sistema fotovoltaico. Para tanto, leve em conta a área a ser ocupada pelo equipamento, além dos demais aparelhos periféricos ligados a ele, como a string box. Lembre-se, também, do distanciamento mínimo entre a parede e os componentes.

Verifique, ainda, se existe espaço suficiente para circulação no local em que os inversores serão fixados. Isso é importante para viabilizar a manutenção dos equipamentos e para os ajustes no inversor.

Aspectos externos

Para prevenir-se de situações adversas ou instalações de painéis em locais inadequados, a visita técnica também pode prever a altura e volume das copas das árvores e eventual sombreamento, bem como, altura de edificações vizinhas que podem estar ultrapassando os muros e prejudicando alguma parte do telhado onde será feita a instalação.

Condições elétricas do local de instalação

Essas condições são elementares para analisar a possibilidade de realização do projeto fotovoltaico. Por isso, durante a visita técnica, é preciso verificar a necessidade de melhorias nas instalações elétricas do imóvel do cliente, principalmente do circuito de entrada. Dessa forma, é possível saber se haverá custos para executar esse tipo de serviço. Vejamos o que precisa ser analisado na parte elétrica:

Quadro de energia

A instalação mais importante dos circuitos é o quadro de energia de baixa tensão (QEBT). É nele que se encontram o disjuntor geral da instalação e os disjuntores das cargas da instalação elétrica. Portanto, durante a visita técnica, é importante examinar a corrente máxima do disjuntor geral a fim de saber se ele está no limite das cargas. Outra informação relevante é verificar se ele tem capacidade para proteger a injeção de energia do sistema solar fotovoltaico.

Além dessas medidas, atente aos condutores que chegam ao quadro de baixa tensão. Lembre-se de que a capacidade desses itens também deve comportar a corrente gerada pelo sistema fotovoltaico.

Padrão de entrada

Esse é o ponto de conexão com a distribuidora de energia. Então, inicialmente, verifique se o tipo de ligação é monofásico, bifásico ou trifásico, já que, provavelmente o sistema fotovoltaico requer uma ligação trifásica. Portanto, em unidades com conexão em baixa tensão, inicialmente, o padrão de entrada é composto por um disjuntor de baixa tensão e um medidor.

Padrão de média tensão

Se a unidade for de média tensão, será preciso uma subestação. Assim, para potência instalada até 300kVA, é necessária uma subestação simplificada, ou seja, ter um transformador particular em um poste. Já, se nesse mesmo tipo de unidade, a potência instalada ultrapassar os 300 kVA, é preciso ter uma subestação Abrigada ou Blindada. E, nesse caso, se o sistema do cliente já estiver adequado com uma cabine de média tensão, será preciso somente uma adaptação para o sistema fotovoltaico. Isso torna o custo do projeto mais barato.

Para além disso, o sistema fotovoltaico exige condições ideais de aterramento, por isso, atente a esse fator para instalar o projeto. E, verifique sempre, o padrão de entrada para saber se ele está em boas condições e de acordo com as normas da distribuidora local.

Não contrate antes da visita técnica

Em uma visita técnica, é muito importante fotografar e filmar todos os pontos e áreas nas quais a instalação do sistema será feita. Vários revendedores utilizam fotos e voos de drones para esse registro.

A importância da visita técnica

Com o término da visita, é possível que o revendedor possa finalizar a proposta de aquisição e instalação do gerador solar para sua tomada de decisão. As informações podem ser incluídas na proposta comercial e posterior memorial descritivo.

Agora ficou claro porque é importante ter uma visita técnica, bem como quais são as ações mais adequadas e práticas para concluir esse trabalho. Por isso, continue com a gente e navegue nos artigos do nosso blog!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating