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Propostas vencedoras para energia solar? A gente te conta tudo! Propostas vencedoras para energia solar? A gente te conta tudo!
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Como criar propostas vencedoras para energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

O aumento da adesão a projetos fotovoltaicos no Brasil é incrível. E, um dos motivos que levam a esse avanço são as propostas vencedoras para energia solar. Nelas, geralmente há uma preocupação com a conscientização sobre sustentabilidade, que anda de mãos dadas com a transformação dos padrões de consumo de hoje.

Outro excelente motivo, que tornou o mercado altamente escalável, foi a demonstração de um custo-benefício muito atrativo. Assim, com propostas vencedoras para energia solar, é possível tornar os sistemas fotovoltaicos duráveis por muitos anos. Isso incrementa ainda mais suas vantagens.

Dessa forma, as expectativas de mais crescimento só aumentam. Nesse cenário, é fundamental que você conquiste o seu lugar no setor maximizando lucros e fazendo o seu negócio render cada vez mais. Isso significa investimento em qualidade no atendimento e criação de propostas.

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Mas, o que são propostas vencedoras para energia solar, afinal?

Primeiramente, são a porta de entrada para fidelizar clientes e fechar negócios. É assim que se apresenta um projeto de energia solar com todas as necessidades a ele pertinentes.

Existem alguns mitos que rondam as propostas comerciais para energia fotovoltaica. Muitos acreditam que se trata apenas de cotação de preços, uma apresentação da empresa, especificação técnica ou simplesmente uma lista de serviços e de produtos. Mas, nada disso é verdade.

As propostas vencedoras para energia solar representam um grande peso no processo de tomada de decisão para os consumidores. Elas exigem, portanto, uma expertise que as tornem irrecusáveis, com demonstração de confiança e domínio a quem você pretende vender.

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E o que não pode faltar em propostas vencedoras para energia solar?

O mercado solar requer propostas bastante personalizadas, contendo informações trabalhadas com antecedência. Isso é importante por diversos fatores que serão listados adiante.

Vale dizer que cada proposta precisa ser compreendida pelo futuro cliente como um recurso de apoio ao investimento que ele fará. Ela deve servir, portanto, como um auxílio ao vendedor durante o processo de estabelecimento de confiança com o consumidor. Tudo isso tem o escopo de levar à conclusão do negócio.

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 Qual deve ser, então, o conteúdo de uma proposta comercial bem-feita?

Para vender geradores fotovoltaicos por meio de propostas vencedoras para energia solar há alguns pontos essenciais para se considerar e exigir. Confira a seguir:

  • nome completo do interessado (cliente);
  • os dados básicos referentes à unidade consumidora, como: localização, tipo de telhado, consumo médio mensal, tipo de alimentação elétrica;
  • design solar, que compreende a potência total em kWp, a geração média mensal, o percentual de geração versus consumo;
  • garantia dos serviços e dos equipamentos;
  • lista de serviços e materiais contidos, como modelo e marca de módulos e de inversores;
  • garantia dos serviços e dos equipamentos;
  • descrição dos serviços a serem executados;
  • o investimento necessário a ser feito;
  • resumo financeiro, como economia na conta, tempo do retorno financeiro;
  • forma de pagamento, incluindo uma simulação de financiamento;
  • validade da proposta;
  • diferenciais da empresa;
  • disclaimer contendo as premissas usadas, os itens não incluídos e detalhes gerais.

Além de tudo isso, é muito importante observar outros aspectos das propostas vencedoras para energia solar, dos quais falaremos a seguir, separadamente. Dá uma conferida!

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Responsabilidade na elaboração do projeto

Para elaborar propostas vencedoras para energia solar é preciso ter a responsabilidade como premissa básica. Pense, então, que não se trata apenas de um desejo do cliente. Um projeto fotovoltaico envolve dimensionamento, análise detalhada, instalação correta, entre outras questões atreladas.

É preciso pensar que após a devida instalação dos painéis solares, vê-los funcionando perfeitamente é o mínimo que o cliente espera. Por isso, se certifique de que tudo sairá conforme o planejado, se responsabilize pelo que foi combinado com o cliente e faça acontecer. Dessa maneira, a fidelização será garantida.

Portanto, para garantir a assertividade da proposta de venda, faça todos os cálculos, os dimensionamentos, as inclinações e as quantidades com o máximo de exatidão. Sendo assim, trabalhe com profissionais qualificados e reduza as chances de que algo interfira negativamente no andamento do projeto. Nesse processo, é fundamental fazer cálculos, revisões e aprovações por um engenheiro devidamente autorizado.

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Objetividade

Ao apresentar a proposta de projeto fotovoltaico é importante ter objetividade e deixar bem claro os pontos mais relevantes. O conteúdo deve ser exposto, portanto, de forma transparente, objetiva e sincera. No entanto, expor os detalhes é fundamental, além de se preparar para perguntas. É importante não transmitir desconforto ou dúvida, uma vez que isso pode prejudicar a sua negociação.

Em um mercado tão competitivo, ter o seu diferencial é vital para manter-se no segmento. Sendo assim, nunca é demais usar estratégias para melhorar as vendas e maximizar os lucros.

Por isso, é interessante, também, saber como impressionar os clientes por meio de estratégias que agregam valor aos negócios envolvendo energia solar. Além disso, você garante um serviço de mais qualidade. São elas:

Princípios da marca

O comportamento do consumidor atual está em busca de algo mais que um produto ou serviço. Hoje, as pessoas desenvolvem vínculo com as marcas e esse processo é igualmente válido para as propostas vencedoras para energia solar. São as ofertas que vão além da instalação de um sistema fotovoltaico e continuam no pós-venda.

É uma etapa longa que consiste em revisões periódicas e eventuais manutenções. Portanto, é muito importante manter um bom relacionamento com os clientes. Além disso, os princípios da sua empresa, como a preocupação com a sustentabilidade, são diferenciais únicos, uma vez que as pessoas têm se preocupado mais com a preservação do planeta. Assim, há um movimento de desaceleração do consumo exagerado dos recursos naturais.

É essencial, portanto, manter a transparência dos ideais da empresa, com objetivos alinhados ao mercado fotovoltaico. Cultive, ainda, um bom feedback dos clientes para conservar essa proximidade no dia a dia.

Quanto à equipe de colaboradores, é fundamental reconhecer o trabalho do time, procurando sempre motivá-los para que eles levem a sua empresa rumo ao sucesso.

Confiabilidade e agilidade

Quando estiver negociando seu serviço ou produto, desperte a confiança do cliente em potencial por meio de demonstração da sua expertise e usando toda a sua agilidade ao negociar no ramo de energia.

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Assim, o desenvolvimento de propostas vencedoras para energia solar requer uma postura que deixe o cliente seguro e confortável, melhorando suas chances de concluir a operação. Sendo assim, lembre-se sempre da empatia, da cortesia e de entregar sempre o que promete, afinal, todos esperam essas qualidades em um profissional.

Construa, portanto, boas relações e conexões profundas com seus clientes. Dessa maneira, o seu processo de vendas será mais descomplicado e a sua reputação será positiva.

Quer saber como? A gente te dá algumas dicas, como por exemplo:

  • Participe de eventos do mercado como o SolarZ Summit Centro-Oeste, cuja próxima edição acontece em Brasília – DF entre os dias 18 e 20 de maio. E claro, a Aldo Solar é presença confirmada!
  • Foque em especialização e confira sempre os cursos do Canal Solar que oferece capacitação completa para atuar no setor. A Aldo também oferece uma gama de cursos para seus clientes. Não fique de fora. Clique aqui!

Agora que você já sabe como criar propostas vencedoras para energia solar comece a executar o seu projeto. Para isso, acesse o site da Aldo Solar e confira nossas soluções.

Você já sabe que o mercado oferece linhas de financiamento específicas para a adesão às energias renováveis? Alguns exemplos de instituições são o Santander e a Sol Agora, que como a Aldo, faz parte do portfólio da Brookfield.

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