fbpx
Início » Desafios da energia solar e planos de expansão da Jinko Solar

Desafios da energia solar e planos de expansão da Jinko Solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A vice-presidente da fabricante chinesa Jinko Solar, Dany Qian, destacou o mercado de energia solar de 2021 e o que esperar para 2022. As novidades para o próximo ano incluem aumento de capacidade, substituição de molduras de painéis fotovoltaicos de alumínio e foco na tecnologia do tipo N. Isso apesar dos contratempos contínuos da cadeia de abastecimento. Assim, em meio aos desafios do setor, estão incluídos planos de expansão da Jinko Solar.

> Leia: Monocélula da Jinko Solar bate recorde mundial com 25,25% de eficiência

Expansão da Jinko Solar e desafios para suprir a demanda

A empresa chinesa prevê, em longo prazo, uma forte demanda e, para isso, prepara suas capacidades de fabricação a fim de atender da melhor forma. De acordo com Dany Qian, a Jinko Solar esperava que a escassez de polissilício se mantivesse durante 2021. Contudo, a gravidade dessa situação foi subestimada, já que, além disso, os preços de logística estavam altos.

Somando-se a esses fatos, houve restrições nos contêineres em razão do impacto contínuo da Covid-19 e controle rígido do consumo de eletricidade aos fabricantes chineses. Tudo isso junto, contribuiu para a turbulência da cadeia de suprimentos e para o aumento dos custos.

Confira abaixo o vídeo -> Maior acordo de distribuição para GD da Jinko com a Aldo

Ajustes de custos e outros investimentos em tecnologia

Desde 2020, os custos crescentes nas cadeias de fornecimento de energia solar impactam o mercado fotovoltaico. Para a Jinko Solar houve desafios em 2021, especialmente para logística e materiais, que impactaram os lucros da empresa, forçando-a a colaborar com os clientes. Foi uma forma de garantir o fornecimento e entregar melhorias de custo.

A Jinko Solar continuará, ainda, seus investimentos para apoiar a fabricação e o P&D de tecnologias de tipo N de ponta. As decisões de investimento de capital da companhia baseiam-se em duas principais disciplinas: liderança em tecnologia e manufatura flexível e responsiva.

Além disso, a empresa pretende substituir a estrutura de alumínio do módulo fotovoltaico por outra de aço reforçado. Isso como opção para aumentar as capacidades de carga mecânica dos produtos do módulo.

Expansão da Jinko Solar no mercado de PV integrado à construção (BIPV)

Segundo a Jinko, o mercado de BIPV (PV integrado à construção) está em alta. Assim, do ponto de vista do fornecimento, o aumento da eficiência dos telhados e fachadas, o BIPV está impulsionando a aplicação.

Por exemplo: o azulejo e a fáscia BIPV da Jinko Solar alcançaram até 21% de eficiência. E isso é mais alto que a média de 16% observada em outros produtos BIPV convencionais. Além disso, os custos estão caindo significativamente, graças à escalabilidade.

No entanto, junto à preocupação com a demanda, as metas de neutralidade de carbono dos países e das empresas estão ajudando a expandir o mercado. Assim, o BIPV é uma das soluções mais viáveis e econômicas para ajudar na implementação da energia solar fotovoltaica.

China em relação ao mercado internacional de PV

O mercado chinês representa cerca de 30% das vendas da Jinko Solar. Já, os mercados emergentes estão crescendo cada vez mais, incluindo o Sul da Ásia, Sudeste Asiático, América Latina, Europa e os EUA.

Neste, a demanda é continuamente robusta e dará um grande salto quando a logística e as cadeias de abastecimento se normalizarem.

Capacidades atuais de PV da Jinko: expansão da Jinko Solar

A capacidade da Jinko Solar, até 30 de setembro de 2021 compreendia 31 GW de wafers, 19 GW de células e 36 GW de módulos. Mas, até o final deste ano, a fabricante pretendia aumentar esses números para 32,5 GW de wafers, 24 GW de células e 45 GW de módulos.

A empresa não descarta a expansão da manufatura em outras regiões, porém, não há planos concretos, além dos já anunciados. No geral, a China continuará a ser o foco principal da Jinko Solar. Assim sendo, tanto seu centro de P&D quanto a maior parte de sua produção fotovoltaica continuarão localizados lá.

Expansão da Jinko Solar e novos produtos para 2022

O mais novo produto da Jinko é o módulo PV Tiger Neo 620W, que representa a tecnologia TOPCon N-Type mais avançada. Comparando-o aos produtos de contato traseiro de emissor passivado (PERC), o novo módulo fornecerá uma média de 3% a mais de rendimento de geração.

Será mais potência por painel e mais kWh por watt, combinados com confiabilidade significativamente melhorada em quaisquer condições do mundo real. Isso o torna mais valioso para proprietários de projetos fotovoltaicos.

O planejamento da capacidade é baseado no perfil de demanda de longo prazo, sustentado pelas megatendências da indústria solar. A Jinko percebe, então, um envolvimento mais forte de mais clientes com o TOPcon tipo N. Assim, a fabricante trabalha junto com os clientes para planejar a capacidade. Com isso, é possível concentrar os investimentos em tecnologias avançadas, em vez de maduras.

Globalização e ajustes internos: expansão da Jinko Solar

Considerando que empresas costumam ser acompanhadas por ajustes internos para se adaptarem ao ambiente externo, a experiência da Jinko também tem seus desafios.

Contudo, hoje todas as empresas globalizadas enfrentam tensões geográficas persistentes. Assim, a Jinko entende que deve se manter mais cuidadosa, conservadora e responsiva para ter mais adaptabilidade ao ambiente em mudança.

Expansão da Jinko Solar e o mercado fotovoltaico para 2022

Nas projeções de longo prazo da Jinko, há uma expectativa de forte demanda. Por isso, a empresa está preparando suas capacidades de produção para atender bem. Da mesma forma, percebe que a liderança em tecnologia pode enfrentar muitos desafios de oferta e demanda. Então, o excesso de capacidade só ocorrerá para produtos de baixa eficiência.

A Jinko Solar espera que a demanda estrutural continue. No entanto, a escassez de polissilício poderá ter continuidade até 2022. Os preços logísticos e as restrições aos contêineres podem ser outra questão crítica para o mercado do próximo ano. Os desafios, portanto, continuam persistindo, mas a expansão da Jinko Solar nunca para.

A força que vem do sol

Por fim, conheça mais sobre energia solar e comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Conheça também as opções de financiamento Santander!

Expansão da Jinko Solar

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating