Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Dúvidas sobre a Lei 14.300? Participa do Participe da nossa live Dúvidas sobre a Lei 14.300? Participa do Participe da nossa live
Início » Participe do Plantão Tira Dúvidas sobre a Lei 14.300

Participe do Plantão Tira Dúvidas sobre a Lei 14.300

Joiris Manoela, do Energês, e Elberson Nakanishi, gerente comercial da Aldo explicam tudo

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

São muitas as dúvidas sobre a Lei 14.300. Por isso, em 2023, temos o desafio de esclarecer todas aos clientes e passar segurança sobre a energia solar.

No dia 07/02, a Diretoria da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou a regulamentação da Lei 14.300. Porém, um dos itens do texto contribuiu para gerar mais dúvidas. Trata-se da cobrança do custo de disponibilidade e o pagamento do Fio B na parcela da energia compensada.

Afinal, será que agora serão pagos em duplicidade o custo de disponibilidade mais a parcela do Fio B? Isso será feito na proporção da energia compensada, ou somente do maior valor entre eles?

Confira neste artigo a resposta para essa questão!

Saiba mais em detalhes ao participar do Plantão Tira Dúvidas sobre a Lei 14.300. Será ao vivo no dia 15 de fevereiro às 13h, com nosso Gerente Comercial, Elberson Nakanishi, e a CEO da Energês, Joiris Manoela. Não perca essa oportunidade única!

Regulamentação da 14.300: Entenda como será a cobrança

De acordo com a área técnica da ANEEL, a explicação para a cobrança de disponibilidade é a seguinte:

“Se a soma do consumo da rede com parcela do Fio b na compensação for menor que a disponibilidade (em R$), paga-se o custo de disponibilidade somente. Se a soma acima for maior, paga-se o Fio b e o consumo da rede, e a disponibilidade não será paga”.

Em breve, a ANEEL disponibilizará exemplos para tornar mais simples essa questão. Além disso, a Diretoria da Agência afirma a necessidade de reescrita deste ponto, para que a regra seja definida com mais clareza. Assim, será mais fácil explicar ao cliente.

Diante dessa que é uma das principais dúvidas sobre a Lei 14.300, a ANEEL destaca: o valor não é medido por kW ou kWh, mas sim em valor monetário (R$).

 Grandes dúvidas sobre a Lei 14.300

O ponto que trouxemos acima ainda é uma questão mais recente a respeito da regulamentação. Porém, o mercado demonstra ter dúvidas recorrentes sobre a Lei 14.300.

Algumas das principais são:

Acesse os artigos dos links acima para ver explicações detalhadas que temos aqui no blog sobre os assuntos. Mas, para facilitar, vamos resumir algumas respostas aqui.

Dúvidas sobre a Lei 14.300: sobre o custo do Fio B

 A porcentagem do Fio B aumentará 15% ao ano, até 2030. O valor do Fio B depende de cada distribuidora de energia, por isso, não existe uma resposta definitiva que se encaixe em todos os casos. Ainda assim, é uma porcentagem pequena, e mesmo nos piores casos, continuará mais barato do que a tarifa de energia elétrica tradicional.

Vale a pena instalar energia solar em 2023?

Com certeza! A princípio, é normal que exista uma insegurança por parte dos consumidores que estão cheios de dúvidas sobre a Lei 14.300. Entretanto, mesmo sem o direito adquirido, em 2023 é possível que muitas pessoas paguem ainda mais barato na tarifa de energia, mesmo pagando o Fio B. Ainda existe o payback, e não podemos nos esquecer: a energia solar seguirá sendo mais econômica do que a energia elétrica.

> Energia solar em 2023 vale a pena? Saiba argumentar na venda

Como fica na Geração Compartilhada?

Uma das dúvidas sobre a Lei 14.300 é o que mudaria para quem compensa energia pela reunião de consumidores. A resposta é que agora temos novas modalidades: Consórcio de consumidores, Condomínio civil voluntário ou edilício, e qualquer forma de associação civil. Confira os detalhes no artigo da Joi.

Projetos protocolados até junho pagarão Fio B?

Sim, quem protocolar no período de prorrogação da regra pagará 15% do Fio B em 2023 como todos que não estão sob o direito adquirido. Porém, a diferença é que essas pessoas terão 2 anos extras com o Fio B fixo em 90% após 2028. Ou seja, em 2029 e 2030, continuará pagando 90% independentemente de acréscimos na regra.

Tire suas dúvidas sobre a Lei 14.300

Dia 15, às 13h, teremos nosso Plantão Tira Dúvidas ao vivo nos canais da Aldo Solar

Será a sua chance de fazer perguntas diretamente aos especialistas Elberson Nakanishi e Joiris Manoela. Imperdível! Dessa forma, você ficará mais confiante ao tirar as dúvidas de seus clientes, transmitindo mais credibilidade ainda.

 E se você for uma revenda que busca credenciamento na Aldo Solar,  que tal se cadastrar agora? Aproveite e conheça as vantagens neste artigo!

dúvidas sobre a lei 14.300

Acompanhe também todas as novidades da Aldo em outros canais como Twitter, FacebookLinkedIn e Instagram. Fique ligado também em nosso canal no Youtube!

dúvidas sobre a lei 14.300

 

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating