Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Detalhes sobre o otimizador Tigo TS4? Temos! Acompanhe nosso artigo! Detalhes sobre o otimizador Tigo TS4? Temos! Acompanhe nosso artigo!
Início » Conheça mais detalhes sobre o otimizador Tigo TS4

Conheça mais detalhes sobre o otimizador Tigo TS4

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Mais uma super novidade chega ao setor de energia solar do Brasil: trata-se das soluções inovadores da Tigo Energy. São equipamentos com tecnologia líder da indústria Flex Module Level Power Electronics (MLPE), que ajudam os clientes a obterem melhores retornos para seus projetos fotovoltaicos. E, nesse artigo, falaremos especificamente sobre o otimizador de painel solar MPLE TS4 da Tigo.

Em primeiro lugar, convém destacar que a parceria entre a Aldo Solar e a Tigo Energy potencializa, ainda, mais o crescente mercado de energia solar no Brasil e promete ser mais relevante para clientes que pretendem maximizar o ROI (Return On Investment) e outros benefícios para seus sistemas fotovoltaicos.

Sendo assim, a plataforma TS4 Flex MLPE aumenta a produção de energia dos sistemas fotovoltaicos, garantindo segurança nas strings e redução dos custos de operação e manutenção dos sistemas. Isso é possível por meio da avançada tecnologia de otimização e monitoramento a nível de módulo.

Com isso, a Aldo consolida seu posicionamento como hub de distribuição da Tigo no Brasil, além de oferecer esta tecnologia líder do setor a seus clientes. A parceria prevê, também, que a Aldo Solar comercialize os produtos TS4 Flex MLPE da Tigo e os equipamentos de comunicação, incluindo:

  • TS4-A-M (Monitoramento):  Inclui a plataforma de monitoramento de maior resolução do setor, possibilitando a visualização remota dos módulos individualmente;
  • TS4-A-S (Segurança): Inclui desligamento a nível de módulo e a plataforma de monitoramento de maior resolução do setor;
  • TS4-A-O (Otimização):  Integra desligamento, monitoramento e otimização a nível do módulo para minimizar os impactos de incompatibilidades, sombreamentos, comprimentos de string desiguais e muito mais.

 Como funciona o otimizador Tigo TS4-A-O?

Esses equipamentos são pequenos dispositivos dotados de uma potência capaz de operar a nível de módulo (MLPE). E, tecnicamente, são conversores CC/CC que rastreiam o ponto de máxima potência do módulo fotovoltaico. Assim, operam com um conversor tipo “BUCK” que, em caso de mismatch (sombreamentos), reduzem a tensão, o que aumenta a corrente para uma mesma potência. Isso significa que eles funcionam com o MPPT do inversor igualando o módulo sombreado aos demais painéis da série, o que impede perdas na geração.

Quais as principais aplicações do otimizador Tigo TS4?

Otimização

Sua otimização é uma função Flex MLPE disponível como uma unidade complementar (TS4-A-O). Dessa forma, o projeto pode usar comprimentos de string desiguais, orientações mistas ou áreas de incompatibilidades. Por sua vez, a instalação pode contemplar áreas sombreadas com uma taxa de recuo reduzida. Assim, a otimização ocorre apenas onde for necessário, com implantação seletiva. Podemos, portanto, listar os principais benefícios dessa funcionalidade:

  • Compatível com desligamento rápido;
  • Tolerância de sombra e incompatibilidade;
  • Uso maximizado do telhado;
  • Maior flexibilidade de design;
  • Maior rendimento de energia.

Além disso, existem todos os benefícios de Segurança e Monitoramento quando eles são usados com o Kit de comunicação (TAP e CCA). Destacamos que o TS4-A-O pode ser implantado sem comunicação e sem acessórios de monitoramento.

Segurança

Segurança é uma função Flex MLPE disponível como uma unidade adicional (TS4-A-S). Portanto, essa solução de desligamento rápido com certificação UL funciona com quase todos os módulos e inversores. Tudo para ficar em conformidade com a NEC 2014, 2017 e 2020. Assim, é compatível com:

  • Desligamento rápido;
  • Desligamento automático ou manual;
  • Desativação a nível de módulo

Além dessas características, há todos os benefícios do monitoramento quando usado com o Kit de comunicação (TAP e CCA).

Monitoramento

O monitoramento também é uma função Flex MLPE disponível como uma unidade adicional (TS4-A-M). Assim, você pode usar o site e o aplicativo Tigo SMART para atualizar sua assinatura de monitoramento gratuito para premium. O objetivo é obter mais visibilidade de dados afim de detectar e colher remotamente um diagnóstico de problemas de desempenho de forma mais detalhada. Atente, ainda, para as notificações de alerta, que permitem uma intervenção antecipada, além de maximizar o tempo de atividade do sistema.

Confira as funcionalidades:

  • Custos de O&M reduzidos;
  • Integração de CRM;
  • Sincronização de dados PV-2.0;
  • Rastreamento de garantia;
  • Módulo de rastreamento de código de barras;
  • Gestão de frota.

Quais os principais diferenciais dos Otimizadores TIGO TS4?

  • Implantação seletiva: otimiza somente onde for necessário;
  • Tecnologia IV preditiva (PIV): otimização sem comunicação, menos eletrônica, mais inteligência!
  • Sistema universal: compatível com qualquer inversor e módulo fotovoltaico;
  • Instalação rápida: acoplamento rápido ao frame do módulo e comunicação via Wi-Fi

É importante, também, salientar que as soluções TS4 da Tigo beneficiam instalações fotovoltaicas de todos os tamanhos. Isso inclui desde sistemas residenciais com kilowatt (kW) de um dígito até telhados comerciais e projetos de vários megawatts (MW). Sem falar, que as soluções trabalham com todas as principais marcas de inversores de string e fabricantes de módulos fotovoltaicos.

Por fim, para saber mais detalhes sobre o On Grid otimizado Tigo, disponível na Aldo, clique aqui.

Continue de olho aqui no nosso blog. Só na Aldo você fica sabendo, em primeira mão, sobre as principais inovações do mercado fotovoltaico.

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating