Início » Conheça mais detalhes sobre o otimizador Tigo TS4

Conheça mais detalhes sobre o otimizador Tigo TS4

por Alessandra Neris

Mais uma super novidade chega ao setor de energia solar do Brasil: trata-se das soluções inovadores da Tigo Energy. São equipamentos com tecnologia líder da indústria Flex Module Level Power Electronics (MLPE), que ajudam os clientes a obterem melhores retornos para seus projetos fotovoltaicos. E, nesse artigo, falaremos especificamente sobre o otimizador TS4 da Tigo.

Em primeiro lugar, convém destacar que a parceria entre a Aldo Solar e a Tigo Energy potencializa, ainda, mais o crescente mercado de energia solar no Brasil e promete ser mais relevante para clientes que pretendem maximizar o ROI (Return On Investment) e outros benefícios para seus sistemas fotovoltaicos.

Sendo assim, a plataforma TS4 Flex MLPE aumenta a produção de energia dos sistemas fotovoltaicos, garantindo segurança nas strings e redução dos custos de operação e manutenção dos sistemas. Isso é possível por meio da avançada tecnologia de otimização e monitoramento a nível de módulo.

Com isso, a Aldo consolida seu posicionamento como hub de distribuição da Tigo no Brasil, além de oferecer esta tecnologia líder do setor a seus clientes. A parceria prevê, também, que a Aldo Solar comercialize os produtos TS4 Flex MLPE da Tigo e os equipamentos de comunicação, incluindo:

  • TS4-A-M (Monitoramento):  Inclui a plataforma de monitoramento de maior resolução do setor, possibilitando a visualização remota dos módulos individualmente;
  • TS4-A-S (Segurança): Inclui desligamento a nível de módulo e a plataforma de monitoramento de maior resolução do setor;
  • TS4-A-O (Otimização):  Integra desligamento, monitoramento e otimização a nível do módulo para minimizar os impactos de incompatibilidades, sombreamentos, comprimentos de string desiguais e muito mais.

 Como funciona o otimizador Tigo TS4-A-O?

Esses equipamentos são pequenos dispositivos dotados de uma potência capaz de operar a nível de módulo (MLPE). E, tecnicamente, são conversores CC/CC que rastreiam o ponto de máxima potência do módulo fotovoltaico. Assim, operam com um conversor tipo “BUCK” que, em caso de mismatch (sombreamentos), reduzem a tensão, o que aumenta a corrente para uma mesma potência. Isso significa que eles funcionam com o MPPT do inversor igualando o módulo sombreado aos demais painéis da série, o que impede perdas na geração.

Quais as principais aplicações do otimizador Tigo TS4?

Otimização

Sua otimização é uma função Flex MLPE disponível como uma unidade complementar (TS4-A-O). Dessa forma, o projeto pode usar comprimentos de string desiguais, orientações mistas ou áreas de incompatibilidades. Por sua vez, a instalação pode contemplar áreas sombreadas com uma taxa de recuo reduzida. Assim, a otimização ocorre apenas onde for necessário, com implantação seletiva. Podemos, portanto, listar os principais benefícios dessa funcionalidade:

  • Compatível com desligamento rápido;
  • Tolerância de sombra e incompatibilidade;
  • Uso maximizado do telhado;
  • Maior flexibilidade de design;
  • Maior rendimento de energia.

Além disso, existem todos os benefícios de Segurança e Monitoramento quando eles são usados com o Kit de comunicação (TAP e CCA). Destacamos que o TS4-A-O pode ser implantado sem comunicação e sem acessórios de monitoramento.

Segurança

Segurança é uma função Flex MLPE disponível como uma unidade adicional (TS4-A-S). Portanto, essa solução de desligamento rápido com certificação UL funciona com quase todos os módulos e inversores. Tudo para ficar em conformidade com a NEC 2014, 2017 e 2020. Assim, é compatível com:

  • Desligamento rápido;
  • Desligamento automático ou manual;
  • Desativação a nível de módulo

Além dessas características, há todos os benefícios do monitoramento quando usado com o Kit de comunicação (TAP e CCA).

Monitoramento

O monitoramento também é uma função Flex MLPE disponível como uma unidade adicional (TS4-A-M). Assim, você pode usar o site e o aplicativo Tigo SMART para atualizar sua assinatura de monitoramento gratuito para premium. O objetivo é obter mais visibilidade de dados afim de detectar e colher remotamente um diagnóstico de problemas de desempenho de forma mais detalhada. Atente, ainda, para as notificações de alerta, que permitem uma intervenção antecipada, além de maximizar o tempo de atividade do sistema.

Confira as funcionalidades:

  • Custos de O&M reduzidos;
  • Integração de CRM;
  • Sincronização de dados PV-2.0;
  • Rastreamento de garantia;
  • Módulo de rastreamento de código de barras;
  • Gestão de frota.

Quais os principais diferenciais dos Otimizadores TIGO TS4?

  • Implantação seletiva: otimiza somente onde for necessário;
  • Tecnologia IV preditiva (PIV): otimização sem comunicação, menos eletrônica, mais inteligência!
  • Sistema universal: compatível com qualquer inversor e módulo fotovoltaico;
  • Instalação rápida: acoplamento rápido ao frame do módulo e comunicação via Wi-Fi

É importante, também, salientar que as soluções TS4 da Tigo beneficiam instalações fotovoltaicas de todos os tamanhos. Isso inclui desde sistemas residenciais com kilowatt (kW) de um dígito até telhados comerciais e projetos de vários megawatts (MW). Sem falar, que as soluções trabalham com todas as principais marcas de inversores de string e fabricantes de módulos fotovoltaicos.

Por fim, para saber mais detalhes sobre o otimizador Tigo TS4, disponível na Aldo, continue de olho aqui no nosso blog. Só na Aldo você fica sabendo, em primeira mão, sobre as principais inovações do mercado fotovoltaico.

Compartilhe:
0 comentários

Notícias relacionadas