Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Saiba como proteger eletrônicos da oscilação de energia Saiba como proteger eletrônicos da oscilação de energia
Início » Saiba como proteger eletrônicos da oscilação de energia

Saiba como proteger eletrônicos da oscilação de energia

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Você já parou para pensar na melhor maneira de proteger eletrônicos da oscilação de energia? A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) apresentou dados demonstrando que, em 2019, os consumidores ficaram cerca de 12 horas sem energia no Brasil. Isso significa 6,64 interrupções naquele período, sem falar no recorde mundial do país em descargas elétricas, somando 77,8 milhões de raios todos os anos.

Esse cenário expõe os aparelhos eletrônicos conectados às tomadas em risco constante a danos e interferências. Eventuais surtos elétricos costumam causar diversos prejuízos, desde reparos, manutenção e reposição de equipamentos eletroeletrônicos até deslocamento de técnicos até o local do dano. No entanto, existem dispositivos que podem ajudar a minimizar esses transtornos e até acabar com eles. Veja a seguir!

Nobreak

É também conhecido como UPS (Uninterruptible Power Supply) ou fonte de alimentação ininterrupta e sua função é proteger os equipamentos a ele conectados. Ele tem todas as funções de um estabilizador e um filtro de linha e ainda preserva os aparelhos contra surtos, ruídos, sobtensão e sobretensão. Além disso, protege contra blackouts por meio de baterias que fornecem energia na ausência de alimentação pela rede elétrica.

Com um nobreak você pode impedir o desligamento inesperado de itens conectados a ele. O dispositivo conta com baterias internas que servem como fontes primárias de energia, garantindo mais tempo para que o usuário salve um arquivo importante.

Como escolher o seu modelo

Para escolher o modelo certo, é preciso saber quais equipamentos serão conectados ao seu nobreak. Dessa forma, você dimensiona o aparelho que melhor se enquadre às suas necessidades por meio de uma calculadora de autonomia. Assim, é possível verificar o consumo total em watts, dos eletrônicos conectados.

Tipos de nobreak para proteger eletrônicos da oscilação de energia

Os modelos mais comuns no mercado são: nobreak interativo, nobreak senoidal, senoidal puro, senoidal por aproximação, online e dupla conversão.  Assim, os Nobreak Interativos são para uso residencial ou comercial. Podem ser senoidais por aproximação, que são funcionais em computador, impressoras, TV, videogame, telefone e sistema de segurança. E

Acima destes, há os senoidais puros que, além dos equipamentos já citados, podem ser usados em equipamentos mais sensíveis como servidores, computadores gamers, equipamentos laboratoriais e até aparelhos de ultrassonografia.

O outro tipo de nobreak são os online dupla conversão, voltados para aplicações que exigem alta disponibilidade. Isso significa 100% do tempo disponibilizando energia com tempo zero de transferência. Por isso, grandes datacenters usufruem desta linha. Assim, a SMS disponibiliza as famílias Mirage, Daker, Sinus Triad e Keor.

Diferença entre um nobreak e um estabilizador

Basicamente o nobreak possui todas as funções de um estabilizador, além de suprir a ausência de energia da rede elétrica por meio de suas baterias. Todavia, ambos protegem os equipamentos eletroeletrônicos contra sobre e sobtensões, surtos e ruídos da rede elétrica.

SMS, líder na proteção de eletrônicos!

Fundada em 1982, a SMS foi o fabricante brasileiro que difundiu o nobreak compacto e lançou estabilizadores para fax com a função stand by. Foi também a primeira a fabricar fontes de alimentação chaveadas para PCs em território tupiniquim. Em 1985 a “Estação de energia”, o primeiro nobreak com bateria interna e selada. Era livre de manutenção, contemplando o conceito de nobreak para ser utilizado sobre a mesa.

Também foi a SMS que, em 1990, introduziu no mercado brasileiro o conceito de nobreak interativo. Ele consiste em um único produto com filtro de linha, estabilizador de tensão e nobreak. Um ano após disponibilizou aos brasileiros o estabilizador bivolt/transformador. Com isso, buscou otimizar custos na produção com o intuito de ofertar ao público um produto altamente tecnológico com baixo custo de aquisição.

Modelos de nobreaks da SMS

Na linha de nobreaks interativos senoidais por aproximação a SMS disponibiliza a família Station II, com potências de 600, 800, 1200 e 1400VA. Oferece, ainda, a New Station de 700VA, Net4+ de 700, 1500, e 1800VA e a linha Power Vision, com potências de 2200 e 3000VA.

A SMS também possui nobreaks senoidais puros. E para esse tipo está disponível a família manager III com potências de 700, 1500 e 1800VA. Disponibiliza, ainda, a Power Sinus NG de 2400, 3200VA e a linha Atrium de 2200, 3000 com opção para Rack.

Atualizações e adequações da SMS

Com a normativa NBR 14136:2002, a partir de 2010 a comercialização de produtos eletroeletrônicos passou a respeitar o novo padrão tomadas. Assim, com o objetivo de auxiliar os consumidores nessa transição, a SMS lançou sua linha de acessórios para atender o novo padrão ABNT de tomadas. E, claro, respeitando a legislação vigente, adequou toda a sua linha produtiva para atender a normativa.

Em 2011 a SMS foi adquirida pelo Grupo Legrand, companhia francesa fundada no ano de 1865 e presente em cinco continentes ao redor do planeta. O grupo Legrand conta com mais de 36 mil profissionais, 4 mil patentes e disponibiliza mais de 200 mil produtos diferentes ao mercado.

Distribuição SMS

A Aldo é distribuidor SMS há mais de 20 anos. Durante esse período acompanhou e contribuiu para que a SMS se tornasse a maior fabricante brasileira de nobreak e estabilizadores.

Como se pode notar, o mercado está bem abastecido de equipamentos para proteger eletrônicos da oscilação de energia. Você também pode e deve preservar os seus aparelhos contra oscilações e outros contratempos causados por interrupções de energia.

Portanto, conte com a Aldo e sua extensa linha de produtos para tornar sua vida mais tecnológica e sustentável. Saiba mais sobre nossos parceiros!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating