Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Armazenamento de energia solar: cresce a demanda por soluções Armazenamento de energia solar: cresce a demanda por soluções
Início » Cresce a demanda por soluções de armazenamento de energia solar

Cresce a demanda por soluções de armazenamento de energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Estamos presenciando um aumento na demanda por soluções de armazenamento de energia solar. E, um dos principais objetivos para cumprimento do Acordo do Clima de Paris é desenvolver uma cadeia de valor de bateria circular e responsável.

Só em reduções necessárias nas emissões de carbono nos setores de transporte e energia, as baterias podem proporcionar 30% a menos. Além disso, podem fornecer acesso à eletricidade a 600 milhões de pessoas e, ainda, criar 10 milhões de empregos seguros e sustentáveis no mundo todo. Mas, para que isso aconteça, é preciso haver uma cooperação eficaz entre organizações internacionais, empresas e sociedade civil.

Inovações serão bem-vindas

Nesse cenário, serão necessárias inovações significativas na cadeia de abastecimento para proteger os trabalhadores, erradicar o trabalho infantil e a poluição. Além disso, é preciso impulsionar as inovações para possibilitar o armazenamento de energia sustentável.

Segundo Martin Brudermüller, Presidente do Conselho de Diretores Executivos da BASF e Co-Presidente da Global Battery Alliance, os desafios em relação às baterias são duplos.

Então, como implementar armazenamento de energia solar por meio de baterias de forma acelerada e, ainda, de maneira sustentável e responsável?

É preciso mais investimentos

Para acelerar a implantação, é necessário atrair mais investimentos ao longo da cadeia de valor e na infraestrutura de aplicativos, incluindo infraestrutura de carregamento. Além disso, as baterias devem se tornar mais acessíveis, com custos de produção mais baixos, utilização maior e melhores oportunidades de negócio para usuários finais.

Outras mudanças são fundamentais

Essas mudanças significam, também, reduzir as emissões de gases poluentes e eliminar as violações dos direitos humanos. Requer, ainda, garantia de condições de trabalho seguras em toda a cadeia de valor e melhora do reaproveitamento e da reciclagem. Isso porque a extração da matéria-prima para fabricação de baterias está associada a perigosas condições de trabalho, incluindo o infantil.

A produção de baterias também está atrelada a uma grande pegada de carbono. E, os impactos do ciclo de vida dependem do equilíbrio de carbono da matriz energética das baterias. Nesse sentido, os padrões e regulamentos não existem para tomar o custo da reutilização e da reciclagem de baterias no final de sua vida útil. Isso prejudicaria a colaboração das baterias no esforço de mitigar as mudanças climáticas.

Abordagens essenciais

Hoje, precisamos agir para desenvolver uma base sustentável dos sistemas de energia e transporte para o futuro. Assim, o Fórum Econômico Mundial lançou a Aliança Global de Baterias na Cúpula do Impacto no Desenvolvimento Sustentável, em Nova York, em setembro de 2017. Tal Aliança conecta  empresas líderes de toda a cadeia de valor da bateria com governos, organizações internacionais e ONGs para agir concretamente na solução.

Conforme a estrutura da Aliança, empresas de diversos setores, incluindo tecnologia, mineração, eletrônico, automotivo e energia se envolvem diretamente com organizações internacionais e ONGs. Isso inclui a UNICEF, a OCDE e o Banco Mundial.

Para participar do Fórum Econômico Mundial

A Aliança Global de Baterias é guiada por diversas plataformas de fóruns. São eles: Moldando o futuro dos bens públicos globais, Moldando o futuro da mobilidade e Moldando o futuro da energia e dos materiais.

O Fórum Econômico Mundial está convidando membros e parceiros para se juntarem à Global Battery Alliance. Esta plataforma de colaboração global pretende catalisar e acelerar a ação em direção a uma cadeia de valor de bateria inovadora. Isso, com contornos ambientalmente sustentáveis e socialmente responsáveis para alimentar a Quarta Revolução Industrial.

Baterias: armazenamento de energia solar

O armazenamento de energia por baterias ganhou espaço enquanto os preços das baterias recuam. De acordo com dados da Bloomberg New Energy Finance, o preço de baterias de íons de lítio despencou mais de 75% entre 2010 e 2018. E, é a segunda tecnologia que mais barateou no setor elétrico mundial.

As baterias são usadas como backup para viabilizar o consumo nos horários de pico. Além disso, são úteis para proteger as instalações fotovoltaicas contra surtos e falhas de fornecimento. Também são usadas para armazenar a energia gerada, eliminando a necessidade de conectividade na rede elétrica. Portanto, isso significa dar aos consumidores maior liberdade e autonomia, além de contribuir para ampliar a participação da fonte solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira.

Novas fontes renováveis

O crescimento contínuo de fontes renováveis na matriz energética mundial traz a necessidade de sistemas de armazenamento de energia para garantir eletricidade de forma contínua. Dessa forma, é interessante conhecer a NOVA FAMÍLIA OFF GRID INTERATIVA 4.0 com armazenamento.

Em 2020 as vendas da Aldo em soluções de armazenamento somaram de 3.000 KWh. Somente a DYNESS teve 1.500 KWh com os modelos POWER BOX. Assim, para 2021, a ALDO e a DYNESS já concluíram as negociações e realizaram o seu maior contrato de compra e distribuição da Latina América.

Veja os seguintes destaques:

A DYNESS adota para suas novas baterias tecnologias de última geração da família LiFePO4 com desempenho de segurança e longa vida útil. A marca oferece uma grande variedade de capacidades para atender às suas necessidades.

Baterias de Litio LiFePO4

As novas baterias de Litio LiFePO4 apresentam dois novos lançamentos sensacionais:

  • Bateria Power Depot H5 Design modular 4.8KWh, 48V/100Ah 6.000 CICLOS com 10 anos de garantia
  • Bateria Power B3 Design rack 3.6KWh, 48V/75Ah 6.000 CICLOS com 10 anos de garantia

Mais crescimento para 2021

A Aldo Solar planeja um crescimento de mais de 2.000% em 2021, para atingir a meta de 70.000 KWh em vendas com toda linha de baterias DYNESS.

Para atingirmos esse objetivo, estamos disponibilizando uma SOLUÇÃO COMPLETA com os novos geradores OFF GRID INTERATIVO 4.0. Associando, ainda, com inversores da Growatt da linha ES tecnologias de última geração, que também é um lançamento mundial. Todos os modelos em estoque a pronta entrega.

Quer conhecer mais sobre a DYNESS?

Afinal, a DYNESS é uma empresa de alta tecnologia com foco na pesquisa e fabricação de soluções de baterias para armazenamento de energia.

Dessa forma, com forte capacidade de P&D e de produção, a marca desenvolveu produtos excelentes em vários campos de armazenamento de energia e obteve várias patentes. Todos os produtos da empresa são produzidos em estrita conformidade com as normas internacionais, e obteve CE, IEC, EMC, ROHS, UL e outros certificados.

Atualmente, as principais soluções energéticas da DYNESS alcançaram mais de 12.000 projetos ou envios na Europa, Oceania, África e Ásia. Apoia os usuários na autossuficiência energética e, finalmente, na independência energética e objetivos mundiais de energia mais limpa, além de aliviar o estresse na rede.

Desse modo, a DYNESS pretende se tornar um provedor de serviços de armazenamento de energia de baixo carbono. Pretende apresentar nova tecnologia de energia superior para armazenar um futuro verde para o mundo e uma vida sustentável e saudável para a humanidade.

Assim, a demanda por soluções de armazenamento de energia solar cresce à medida que a população adota essa fonte de energia para suprir suas necessidades. Por isso, é sempre bom contar com marcas que mantêm sua tecnologia em constante evolução, como a DYNESS.

Por fim, para ficar por dentro desse universo inovador, continue navegando em nosso blog e atualize-se!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating