fbpx
Início » Expansão da energia solar impulsiona mercado de baterias

Expansão da energia solar impulsiona mercado de baterias

por Redação Aldo Solar
Publicado Última atualização em

Com o crescimento do mercado de baterias, a ALDO Solar é a nova distribuidora da chinesa DYNESS e quer viabilizar que mais brasileiros sejam independentes no armazenamento de energia solar. O crescimento contínuo de fontes renováveis na matriz energética mundial traz a necessidade de sistemas de armazenamento de energia para garantir eletricidade de forma contínua.

Potencial do mercado de baterias

No segmento de energia solar, o mercado tem se desenvolvido de forma exponencial. De acordo com previsões da ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, em 2020 o país deverá atingir 5,4 GW gigawatts de potência em Geração Distribuída, um crescimento de 260% em relação a marca de 2GW produzidos no ano passado. Em 2019,171 mil sistemas solares fotovoltaicos foram conectados à rede e mais de R$ 10 bilhões em investimentos acumulados desde 2012.

Na esteira desse crescimento, o armazenamento de energia por baterias tem ganhado espaço ao passo que os preços das baterias recuam. De acordo com dados da Bloomberg New Energy Finance, o preço de baterias de íons de lítio despencou mais de 75% entre 2010 e 2018, sendo a segunda tecnologia que mais se barateou no setor elétrico mundial.

Utilização das baterias

As baterias são usadas como backup, seja para viabilizar o consumo nos horários de pico, para proteger as instalações fotovoltaicas contra surtos e falhas de fornecimento ou para armazenar a energia gerada, eliminando a necessidade de conectividade na rede elétrica. Isso significa dar aos consumidores maior liberdade e autonomia, além de contribuir para ampliar a participação da fonte solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira. 

Apostando na expansão deste mercado promissor, a Aldo Solar, que se destaca entre as principais distribuidoras de equipamentos para geração de energia solar, acaba de fechar contrato de distribuição para as baterias de íons de lítio com a DYNESS, gigante chinesa especializada em soluções high-tech para soluções de armazenamento por baterias.

Parceria Aldo e Dyness

De acordo com Allen Lei, diretor global de relações comerciais da DYNESS, “temos objetivos ambiciosos para o Brasil e queremos impulsionar o mercado de armazenamento no país, oferecendo aos distribuidores e consumidores alternativas econômicas para armazenamento de energia renovável com soluções de alta qualidade e sistema, capacitação e serviço de pós-venda de alto nível”.

A DYNESS está operando no país por meio da ION ENERGIA para suporte aos consumidores e parceiros locais, e organiza a inauguração da subsidiária DYNESS Brasil ainda no 1º semestre deste ano, com uma equipe local para apoiar as vendas, pós-venda e soluções.

> Liderança no mercado de baterias

Com estas atitudes, ela espera liderar o mercado de armazenamento de energia por baterias no país e apostará em oferecer treinamentos e sensibilização sobre o grande potencial de negócios. “Na China, temos um ditado: sempre aperfeiçoe seu próprio trabalho e as oportunidades surgirão. Acredito que faremos isso acontecer também no país, pois estamos crescendo rapidamente e contamos agora com parceiros como a ALDO”, explica Allen.

Allen também considera a ALDO o melhor parceiro da DYNESS no Brasil. “A ALDO não é apenas a melhor empresa do mercado solar, mas enxerga o grande potencial das soluções de baterias para o mercado brasileiro. Nossa expectativa é que, quando as pessoas pensarem em soluções de armazenamento de bateria, DYNESS e ALDO sejam as empresas mais lembradas”, aposta o executivo.

Para Aldo Pereira Teixeira, fundador e presidente da ALDO Solar, “queremos oferecer aos brasileiros o que há de mais moderno em soluções para geração de energia solar. A parceria de distribuição com a DYNESS ampliará a oferta de sistemas de armazenamento de energia por baterias de íons de lítio e reforça nosso compromisso de estar sempre à frente com os melhores parceiros e produtos. Com soluções cada vez mais acessíveis, queremos oferecer aos consumidores maior liberdade e autonomia na geração de energia solar em Geração Distribuída, consolidando a realização do sonho de apoiar a diversificação da matriz elétrica de nosso país”.  

mercado de baterias

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating