fbpx
Início » Como fazer um orçamento de energia solar

Como fazer um orçamento de energia solar

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Se você está pensando em instalar um sistema de energia solar fotovoltaica na sua residência ou comércio, é importante levar em conta alguns detalhes fundamentais. Então, para fazer um orçamento de energia solar sob medida, é preciso analisar as suas necessidades básicas, como:

  • Custo mensal da conta de luz;
  • A quantidade de moradores na residência;
  • Quantos moradores residirão no local e quantos trabalham em casa;
  • Se o chuveiro é elétrico ou por aquecimento solar (O chuveiro elétrico representa até 25% de gasto na conta de luz);
  • Se a casa será toda climatizada;
  • Quantos aparelhos de ar condicionado a moradia terá (Ar condicionado é outro item de grande consumo e qualquer operação de inverter temperatura gasta muita energia);
  • Se a casa terá piscina, verificar se o aquecimento será elétrico ou pelo sol.

Considerar outros fatores

Além da lista de usos de eletricidade acima, é importante considerar sempre no projeto, gastos futuros. Hoje em dia, os equipamentos elétricos residenciais, comerciais ou industriais, com certificação do INMETRO já têm uma previsão de consumo mensal.

A energia solar já comprovou diversos benefícios, principalmente, em relação à sua renovação contínua, economia e redução de danos ambientais. Contudo, por mais que haja pontos favoráveis, é sempre bom atentar a alguns fatores relevantes na hora de orçar o equipamento fotovoltaico. Vejamos alguns dos mais importantes!

Análise da qualidade e potência dos inversores

Esse é um dos primeiros pontos a se pensar antes de avaliar um orçamento de energia solar, uma vez que a potência do inversor depende do painel que você escolher. Assim, a potência necessária para os inversores está atrelada à somatória de cada um dos painéis solares do sistema. É comum a potência do inversor se apresentar menor que a do sistema fotovoltaico. Isso porque alguns fabricantes permitem que se faça um sobredimensionamento neles, o que varia em cada projeto.

Depois de instalado o sistema, se você decidir aumentar o consumo de energia, poderá trocar o inversor por outro de potência maior, expandindo o sistema fotovoltaico.

Verifique o dimensionamento dos painéis

Dar atenção a isso é vital na hora de fazer o orçamento. Para dimensionar os painéis, você deve considerar a energia necessária dividida pela produtividade oferecida pelo sistema. E isso se define pela incidência solar do local da instalação.

Aproveite e lei nosso artigo sobre como dimensionar seu gerador solar a partir da planta!

Alguns orçamentos não consideram esse fator. Por isso, propostas distintas com a mesma potência podem indicar uma produção de energia superior, o que não ocorre na prática. Assim, é possível verificar a produção média de energia em cada módulo no Inmetro, ponderando o fator produtividade.

Fique de olho nas novas tecnologias

A tecnologia evolui o tempo todo e lança, constantemente, novas possibilidades no mercado. Assim, muitas delas servem perfeitamente para beneficiar o uso da energia solar, principalmente quando se trata de preservar o meio ambiente.

Por isso, é fundamental escolher empresas distribuidoras que forneçam equipamentos de última geração. Dessa maneira, os ganhos em investimento e economia serão muito mais efetivos. Hoje em dia, já dispomos de sistemas que permitem o monitoramento do inversor por meio de um dispositivo, como smartphone ou computador.

Outras tecnologias, ainda, têm o objetivo de suprir as ocorrências de manutenção e troca, tornando essas necessidades menos frequentes. E isso também influi na economia de um investimento em equipamento de energia solar fotovoltaica.

Confira os detalhes dos itens utilizados

É muito importante, também, conferir os itens usados pela empresa, uma vez que todos precisam de aprovação pelo Inmetro. Além disso, é necessário manter um alinhamento com os objetivos e as necessidades do seu projeto.

Os equipamentos de energia solar fotovoltaica e acessórios oferecidos pela empresa devem ter boa procedência no mercado. Isso é relevante, tanto para ter um bom custo-benefício, quanto para garantir que tudo ficará em conformidade com as suas necessidades de produtividade. E, ainda, ter disponibilidade no estoque por um período maior.

Verifique a capacidade técnica

Fique de olho na equipe que fará a instalação do seu equipamento. Confira se os profissionais são terceirizados ou compõem o time da empresa. Pode não parecer, mas, esse detalhe afeta diretamente o atendimento pós-venda. Note, ainda, qual é a formação dos funcionários para ter certeza de que eles têm conhecimento sobre o assunto. A equipe deve ser capaz de avaliar o espaço reservado para o sistema, as características elétricas do imóvel, entre tantos outros aspectos técnicos.

Calculadora solar

Quer saber quanto você pode ganhar investindo em energia solar? É super fácil! Basta acessar a calculadora solar para facilitar as estimativas de dimensionamento do seu projeto.

Calcule seu projeto

Você só precisa preencher os dados de localização, consumo e custo de energia. Assim, você consegue descobrir o tamanho necessário do sistema para garantir o melhor aproveitamento possível para a sua residência ou negócio! Curtiu? Então não deixe de conferir nossa Calculadora Solar!

> Financiamento Santander na Aldo Solar

Agora, para agilizar os financiamentos de energia solar fotovoltaica, a Aldo investiu em tecnologia, integrando a API do Santander Financiamentos ao site da Aldo. Com isso, o cliente não precisa sair do site da Aldo para acessar o do Santander Financiamentos. Simule agora mesmo o seu orçamento pelo site!

Aldo Solar e Santander Financiamento

 

Isso mesmo! Tudo passou a ser integrado como se fosse uma coisa só. Assim, para o revendedor, é uma solução mais segura, rápida e ágil nos negócios. Ele pode, inclusive, mostrar a operação acontecendo para seus clientes, o que proporciona ainda mais segurança e confiabilidade nas operações.

Dessa forma, o cliente pode entender melhor a operação de compra: financiamento – instalação – ativação, tudo de forma integrada e a um clique de distância.

Por fim, se você gostou das nossas dicas para fazer um orçamento de energia solar, não deixe de conferir nossos produtos. Continue navegando no blog para saber mais novidades!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating