fbpx
Início » Vale a pena investir em um drone?

Vale a pena investir em um drone?

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

Você provavelmente já ouviu falar dos drones, pequenas máquinas que voam e que podem ser controladas remotamente, usando as suas lentes para filmar, fazer registros e transmitir imagens ao vivo. Dependendo do trabalho que queira fazer, essa será a sua melhor ferramenta.

Quer entender um pouco mais sobre o drone e as suas utilidades? Então continue a leitura!

Como você pode usar um drone?

As imagens de um drone podem ter diversas finalidades, dependendo do tipo de negócio que você conduz.  Aqui estão os 4 exemplos mais comuns:

1. Mapeamento imobiliário

Plantas de prédios nem sempre são reproduções precisas do terreno e da estrutura onde será feita uma construção. Na verdade, a maioria delas possui uma margem de erro que qualquer engenheiro gostaria de evitar. Usar um drone para avaliar o ambiente de construção ajuda a melhorar a precisão do espaço urbano, facilitando bastante o seu trabalho.

2. Monitoramento e segurança

Vigiar áreas muito grandes é sempre um problema para qualquer negócio, especialmente grandes áreas segmentadas e/ou abertas. Se você precisa de monitoramento quase constante de uma propriedade, então um drone pode resolver o seu problema, já que ele pode voar por várias horas seguidas.

3. Planejamento e acompanhamento de agronegócio

Em plantações, também é comum o uso de drones. Acompanhar o crescimento de um agronegócio e possíveis falhas na colheita e plantio é parte importante da rotina de quem trabalha nessa área. Se esse é o seu caso, então essa ferramenta vai ser muito útil para o seu negócio, pois será possível descobrir a melhor época para plantio, otimizar a irrigação e ver se há alguma falha no uso do espaço.

4. Cobertura de eventos

Essa provavelmente é a primeira utilidade que vem à cabeça de muitas pessoas quando pensam em drones. Por terem a capacidade de voar, eles podem ajudar a cobrir diversos tipos de eventos em áreas abertas sem gerar grande custo, como esportes e festas. Seria um pesadelo tentar fazer a cobertura de um evento desse porte sem um bom ponto de vista.

Quais são os cuidados a tomar com o drone?

Claro, usar um drone   não é sempre fácil. Assim como qualquer ferramenta, ele exige cuidados, preparo e planejamento, ou pode sofrer danos desnecessários. Se você pretende usá-lo em seu negócio, então é melhor ficar de olho nos seguintes pontos.

1. Tempo chuvoso e vento

Apesar de ser projetado para aguentar alguma pressão enquanto voa, nem todo drone é feito para funcionar com o mesmo desempenho no meio da chuva ou quando o vento está forte demais. Há um grande risco de que ele seja jogado de um lado para o outro e perca estabilidade . Se as condições não forem adequadas, é melhor deixar essa ferramenta guardada do que sofrer o prejuízo.

2. Alcance do controle

Outra preocupação é justamente a perda do controle do drone. Dependendo de qual método você use, haverá um alcance bem limitado para os seus comandos. Se o aparelho voar muito longe, você pode não conseguir trazê-lo de volta. Isso é mais comum em modelos que usam controles com sinal de rádio, pois além de sofrerem bastante interferência, o alcance deles é menor.

Alguns drones já possuem GPS e conexão à internet, permitindo que você o controle de uma distância maior ou que eles mesmos voltem ao ponto de origem quando perderem o sinal. Mas isso significa que tanto você quanto o aparelho devem ter um bom sinal de internet para manter a comunicação.

3. Qualidade do drone

Por fim, mas não menos importante, cada modelo de drone pode variar em relação a qualidade e funcionalidade. Alguns são mais baratos, mas não possuem baterias com boa longevidade, por exemplo. Certifique-se de escolher aquele mais adequado à sua demanda antes de assinar um contrato.

Como vimos, investir em um drone vale muito a pena. Para isso, basta fazer a melhor escolha, de acordo com as suas necessidades, e tomar os devidos cuidados para aproveitar ao máximo essa tecnologia.

Agora que você tem essas informações, pode começar a usar um drone sem dificuldades. E se quiser continuar recebendo mais dicas como as que você acabou de ler, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades. Até a próxima!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating