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O setor solar estava preparado para a Covid-19?

por Alessandra Neris

Em primeiro lugar, pelos moldes com que a crise se mostrou, o setor solar não estava preparado para a Covid-19. Ninguém estava.

A pandemia é sem dúvida, o momento mais desafiador dos negócios da ALDO Solar e da maioria das empresas que atuam nos dias de hoje. Neste sentido, as empresas consideradas de setores não essenciais acabaram sofrendo restrições impostas pelo isolamento social.

Uma análise um pouquinho mais profunda revela que a ALDO, desde sempre, mostra-se preparada não somente para crises, mas para crescimento também.

O setor solar estava preparado para a Covid-19?

Em outras palavras, uma parte desta preparação tem a base na própria história da ALDO Solar. Desde a fundação, a empresa passou por inúmeros planos econômicos, que prometiam verdadeiros milagres. Bem como inflação – em algumas épocas, os aumentos vinham da manhã para a tarde entre muitos outros desafios.

Então, o planejamento financeiro, associado à crença de manter os negócios no foco, fez a ALDO Solar sobreviver aos percalços e crescer. Ou seja, a empresa tornou-se especialista em fazer uma gostosa limonada de qualquer limão.

Portanto, o planejamento financeiro é essencial para a saúde de qualquer empresa e sempre foi um ponto fundamental para a ALDO Solar. Um alicerce desde os tempos da Kombi. Foram muitos sacrifícios para que a empresa tivesse reservas e fluxo de caixa para alavancar o próprio crescimento e possíveis crise, por exemplo. A empresa mostra-se conservadora no aspecto de planejamento financeiro e inovadora, audaciosa mesmo, nas ações comerciais.

Ações para alavancar o crescimento do setor solar

Ao mesmo tempo que a pandemia avançada, a ALDO investiu bastante nas redes sociais. A interação, ainda que pela internet, levou à percepção que, para muitos clientes, os negócios não pararam. Eles estavam em regiões onde as medidas de isolamento social não foram tão restritivas, ou porque havia negócios engatilhados, enfim, para alguns foi mais fácil.

Um exemplo de setor que sofre sim, mas não deixou de crescer por causa da pandemia, é o setor de energia solar, um dos principais campos de atuação da ALDO Solar. Aliás, como parte da estratégia para resistir à crise, foram realizados diversos webinars sobre o assunto e os equipamentos disponibilizados no Brasil pela ALDO. A empresa espera que os revendedores e instaladores tenham aproveitado os últimos meses para capacitação porque, os números não mentem, e o setor de energia solar cresce no país.

O setor segue crescendo, apesar da crise

Atualmente o setor de energia solar segue crescendo em ritmo acelerado no país. No mês passado, por exemplo, o Brasil ultrapassou a marca de 6 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica. O número leva em conta usinas de grande porte e pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos.

De acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a fonte já gerou mais de R$ 31 bilhões em investimentos privados no país, criando cerca de 180 mil empregos acumulados. E na Geração Distribuída, o Brasil superou a marca de 3 GW no mercado.

O avanço da fonte solar no Brasil foi impulsionado no ano passado por sistemas de menor porte, geralmente instalados por consumidores no telhado de residências e estabelecimentos comerciais ou em grandes terrenos.

Atualmente, a ALDO Solar tem uma participação bastante significativa no setor. A empresa já ultrapassou a marca de 86 mil geradores vendidos e continua com a política de conseguir os melhores preços em negociações diretas com os maiores fornecedores do mundo e contando sempre com os melhores revendedores e instaladores do Brasil, os clientes da empresa. Neste primeiro semestre, a divisão de negócios de informática da Aldo também cresceu 30%.

A Energia Solar como catalizador da retomada

Há quatro meses, o conceito VAI PASSAR estava muito distante, mas agora ele se apresenta mais próximo de uma realidade. A ideia ainda está apenas no campo da especulação, mas é cada vez mais forte a teoria de que o setor de energia solar pode ter uma grande participação na retomada da economia do próprio país, após a crise causada pela pandemia da Covid-19.

Em outras palavras, o setor solar segue mais prepardo e fortalecido para enfrentar a Covid-19.

A fonte solar ainda representa menos de 2% da matriz elétrica brasileira, segundo dados da Aneel, ou seja, ainda há muito o que crescer. E a ALDO Solar quer, não apenas fazer parte, mas incentivar este crescimento. Importante para o segmento de energia solar e importante para o país.

Sobre o autor

Aldo Pereira Teixeira é presidente fundador da ALDO, sediada em Maringá – PR, está há 38 anos no mercado e é uma das maiores distribuidoras de geradores de energia solar do Brasil. Possui também atuação em soluções em Tecnologia da Informação e é distribuidora autorizada da DJI. A ALDO possui as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, é associada à ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), ABRADISTI (Associação Brasileira da Distribuição de Tecnologia da Informação) e participa ativamente do PNRS – Programa Nacional de Resíduos Sólidos por meio do ALDO Crazy Recicla. Com o posicionamento “Para um novo mundo, uma nova Atitude”, a ALDO se prepara para comemorar seus 40 anos de atuação em 2022, ainda mais

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