Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
Drone na agricultura: como ele pode ajudar na produção? – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil Drone na agricultura: como ele pode ajudar na produção? – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » Drone na agricultura: como ele pode ajudar na produção?

Drone na agricultura: como ele pode ajudar na produção?

por Aldo Componentes Eletrônicos
Publicado Última atualização em

Os avanços da tecnologia são impressionantes, trazendo novidades para o mercado ano após ano. E poucos equipamentos evoluíram tanto, nos últimos tempos, como os drones. Antes considerados brinquedos, hoje são essenciais para diversas atividades. Este é o caso do drone na agricultura.

Cada vez mais utilizados nas plantações de alto rendimento, os drones cumprem funções essenciais no aproveitamento e no mapeamento dos empreendimentos agrícolas. Quer saber como eles podem ajudar na produção da agricultura? Então continue lendo este post!

O que é o drone?

Drones são veículos aéreos não tripulados, controlados remotamente. Podem ser de diversos tamanhos e ter uma infinidade de utilidades. O conceito de drone surgiu com a criação dessas aeronaves para uso militar, principalmente, para espionagem e monitoramento.

Nos últimos tempos, esse tipo de equipamento evoluiu e se popularizou demais, a ponto de se tornar muito acessível ao público, principalmente para a produção de multimídia, para fotos e vídeos. Mas essa tecnologia também atingiu o setor agrícola, revolucionando a maneira como se cultiva alimentos.

O drone pode então, ser utilizado na agricultura como uma ferramenta de apoio e gestão das fazendas, com o objetivo de incrementar os rendimentos e a produtividade das culturas. Ele pode ser utilizado para várias atividades, acompanhando a constante evolução tecnológica que, já há alguns anos, transforma o setor agropecuário no Brasil e no mundo.

Abaixo, listamos alguns dos principais usos do drone na agricultura.

Análise das plantações

Utilizar drones para analisar, por imagens, a situação das plantações é uma das funções mais populares dessa ferramenta. Como podem voar consideravelmente baixo, os drones conseguem fazer fotografias de alta resolução das culturas, facilitando a identificação de pragas, falhas no plantio, ou mesmo, excesso de irrigação.

Ainda é possível utilizar vários softwares para analisar as imagens produzidas, com técnicas de sensoriamento remoto que, antigamente, dependiam exclusivamente de imagens de satélite.

Demarcação de terras

A visão aérea proporcionada pelo ponto de vista de um drone auxilia muito para a demarcação das terras e, até mesmo, das próprias áreas de plantio. Assim, é muito mais fácil analisar as imagens e verificar quais partes da fazenda estão mais propícias para receber determinada cultura.

Monitoramento e vigilância

Esse tipo de uso é muito inspirado na função original dos drones militares. Como são pequenos e muito rápidos, usar drones para vigiar as divisas da propriedade se tornou muito mais fácil. Com esses equipamentos, é possível economizar muitos recursos e muito tempo no monitoramento das terras.

Encontrar recursos

Recursos naturais são muito importantes para o desenvolvimento de uma fazenda. Fontes e nascentes de água, por exemplo, são ativos cruciais para uma plantação e podem ser aproveitados ou marcados para proteção.

Telemetria e mapeamento

A demarcação e medição de terras é algo muito complicado e trabalhoso de ser feito manualmente, além de aumentar as chances de se incorrer em erros. Com o drone, essa tarefa fica muito mais fácil. Basta utilizar a escala correta nas imagens produzidas pelo próprio equipamento na análise posterior.

Como o monitoramento ativo dos drones ajuda na eficiência da plantação?

Em uma agricultura cada vez mais mecanizada e tecnológica, o planejamento e o monitoramento das plantações se torna crucial. Por isso, é muito importante ter em mãos recursos de alta qualidade, principalmente para realizar os diagnósticos da lavoura.

Como citamos, os drones podem voar em altitudes muito menores do que os antigos aviões utilizados para a realização de fotos aéreas. E esse recurso, aliado à grande qualidade presente nas câmeras dos drones, possibilita a realização de imagens de altíssima resolução.

Em posse desses dados, o agricultor consegue identificar qualquer tipo de falha ou problema nas suas plantações, corrigindo algo que, possivelmente, não teria sido percebido sem o uso do drone. Dessa forma, a produtividade e a eficiência da plantação crescem consideravelmente.

Vale mesmo a pena investir em drones para plantações?

Em um mundo no qual a população cresce em uma velocidade gigantesca, é fundamental que a produtividade agrícola consiga acompanhar esse ritmo. Além da própria necessidade de se produzir mais alimentos, é fato que a maioria dos empresários do setor agropecuário tem como objetivo o aumento da sua produtividade sem a necessidade de expandir suas terras, potencializando seus lucros.

O campo passou por diversas revoluções, desde o surgimento dos fertilizantes e pesticidas até a aplicação de máquinas pesadas na produção. Hoje, a grande revolução agrícola passa pela evolução tecnológica na análise de dados.

Por isso, aquele empresário que tem como objetivo aumentar sua produtividade sem precisar adquirir novas terras precisa investir forte no monitoramento de suas plantações. E, como falamos, não há ferramenta mais adequada para isso do que o drone agrícola.

Se há poucos anos, os drones eram apenas entretenimento, com poucas horas de bateria e câmeras de baixa resolução, hoje são verdadeiras ferramentas robustas de produção de imagens, com grande autonomia de voo. A “brincadeira” ficou tão séria que, para adquirir um drone, é preciso ter uma licença da Anatel e da Anac.

Como a Aldo pode ajudar na aquisição do drone para monitoramento agrícola?

Atualmente, existem dezenas de marcas e modelos de drones disponíveis no mercado. Cada um com sua característica específica, podem se adequar para diversos usos distintos. E é aí que as dúvidas começam a surgir. Afinal de contas, qual drone você precisa comprar para monitorar sua fazenda de maneira eficiente?

Nesse sentido, a Aldo pode auxiliar em todas as partes do processo! Como uma das principais empresas que comercializam drones, a Aldo trabalha com as melhores marcas do mercado, oferecendo equipamentos, acessórios e materiais que podem te auxiliar no uso do drone agrícola.

No mercado há mais de três décadas, a Aldo possui dezenas de grandes parceiros, sendo uma das principais empresas distribuidoras de drones e tecnologias semelhantes. Principal marca de drones do mundo, a DJI tem seus produtos comercializados pela Aldo e seus revendedores autorizados.

Agora que você já sabe dos grandes benefícios trazidos por essa tecnologia, avalie a possibilidade de comercializar essa solução e para isso, entre em contato com a Aldo, agora mesmo.

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating