Início » Como ganhar dinheiro com energia solar? Descubra aqui!

Como ganhar dinheiro com energia solar? Descubra aqui!

por Aldo Componentes Eletrônicos
Tempo de leitura: 12 Minutos

À medida que a preservação ambiental e a economia de energia se tornam temas cada vez mais importantes, mais recursos são investidos em ferramentas sustentáveis. Um bom exemplo disso são os sistemas solares, que transformam a luz do sol em eletricidade. 

Além de ser benéfico para o meio ambiente, também é um novo mercado a ser explorado, uma vez que há como ganhar dinheiro com energia solar de diferentes maneiras, hoje em dia.

Novas tecnologias sempre são vistas como oportunidades de negócios e geração de lucros, e com a energia solar não é diferente. Cada vez mais presente no nosso cotidiano, esse tipo de empreendimento é visto com bons olhos no mercado, que demonstra uma preocupação crescente com as causas ambientais.

No artigo de hoje, você vai conferir maneiras de ganhar dinheiro com energia solar, e algumas dicas práticas para isso. Vamos lá?

A importância da energia solar

É impossível negar que a energia elétrica é uma necessidade fundamental de todo ser humano. E a constante ocorrência de problemas e desastres ambientais envolvendo o uso de fontes não-renováveis, além do esgotamento delas, faz com que a busca por fontes alternativas seja cada vez maior. Afinal, os recursos disponíveis são limitados.

Nesse sentido, nada melhor do que utilizar o potencial inesgotável do sol. Transformar a incidência dos raios solares em energia elétrica é algo completamente renovável e limpo, pois não emite nenhum tipo de poluente em nenhuma das etapas do processo. 

O único impacto ambiental está na fabricação e na manutenção/reposição dos painéis solares, o que é facilmente compensado pelo valor que eles geram e também porque existem empresas especializadas, inclusive no Brasil, em fazer o descarte correto do eventual lixo gerado por painéis solares quebrados ou antigos.

Ganhe dinheiro revendendo energia solar

A captação dessa energia pode acontecer de forma indireta ou direta para o consumidor final: no primeiro modo, por meio de grandes usinas, que abastecerão a rede elétrica, até chegar às residências; no segundo, por meio de painéis fotovoltaicos instalados nos telhados, que captam a insolação para posterior transformação em energia elétrica.

Energia solar e o marketing verde

Como se não bastasse o ótimo aproveitamento da energia solar, ela ainda é uma grande maneira de valorizar empresas e centros empresariais diante do público geral. Um selo de sustentabilidade pelo uso de geradores solares é uma vantagem muito grande em um mercado de concorrência cada vez maior e com consumidores mais conscientes em relação às empresas que escolhem.

Para condomínios e residências, ter sistemas instalados para a geração da própria energia não apenas é um atrativo, como também um ponto de valoração do imóvel. 

Isso porque, após o investimento da instalação, o retorno em forma de economia na conta de luz é gigantesco, tornando-se um ponto muito positivo na hora de negociar uma casa ou apartamento. Basta observar que isso tornou-se uma tendência entre os projetos de engenharia e arquitetura.

Como ganhar dinheiro com energia solar

Agora que já falamos sobre as inúmeras vantagens do uso dessa tecnologia, é hora de irmos direto ao ponto: como ganhar dinheiro com energia solar? E a resposta é simples, é possível e essa já é a realidade de muita gente no Brasil. Basta saber que tipo de trabalho pode ser feito e como transformá-lo em dinheiro.

Abaixo, apresentamos as principais formas de rentabilizar a partir da energia solar.

Sendo um instalador de sistemas solares

A primeira maneira de ganhar dinheiro com energia solar é, talvez, a mais simples de ser alcançada: tornando-se um técnico especializado na montagem e manutenção de sistemas solares, você pode trabalhar de carteira assinada para alguma empresa do setor ou, até mesmo, prestar esse tipo de serviço de modo terceirizado. Considerando a crescente demanda do mercado, essa é uma ótima escolha.

como ganhar dinheiro com energia solar sendo um instalador

Com a alta demanda, trabalhar como instalador tornou-se uma excelente opção.

Enquanto um trabalho celetista pode dar a sensação de segurança financeira, prestar esse serviço como um colaborador terceirizado pode trazer mais instalações e, consequentemente, mais ganhos financeiros. Tudo dependerá de como você constrói sua reputação.

Como a demanda já é grande e apresenta uma forte tendência de crescimento, um técnico competente dificilmente ficará sem serviço, o que pode levá-lo a, inclusive, buscar um ajudante. 

O fato é que esse mercado emergente tem necessitado cada vez mais dessa mão de obra qualificada, o que se traduz em grandes oportunidades para quem pretende ganhar dinheiro com energia solar.

Montando sua própria empresa

Muitas pessoas simplesmente não se dão bem com a ideia de seguir a agenda de outros, ou não pretendem trabalhar na parte técnica para sempre. Há quem precise estar mais no controle administrativo e, se esse é o seu caso, há como ganhar dinheiro com energia solar montando uma empresa na área.

Diferentemente da opção anterior, se você tiver um capital inicial, é possível investir na criação de um negócio próprio. Primeiramente, é fundamental que você entenda tudo que envolva o fornecimento, montagem, funcionamento e manutenção dos geradores solares. Se você deseja criar uma empresa especializada nesse serviço, nada mais básico do que conhecê-lo como a palma da sua mão.

Em segundo lugar, está o investimento inicial. Com o capital disponível, é possível montar uma empresa que, de curto a médio prazo, trará retornos muito maiores. É claro que, sendo dono do próprio negócio, você precisará se preocupar com muito mais coisas do que um instalador, como gestão de material e equipe, divulgação, entre outras tarefas vitais para sua longevidade.

É fundamental criar um bom relacionamento com fornecedores de qualidade, além de ter uma equipe de instaladores capacitada e competente. Isso sem contar a equipe de vendas e, inclusive, de pós-vendas. 

Nesse ramo, trabalhar o momento do pós-venda é essencial, pois sempre existirá alguma tarefa de manutenção ou ampliação das instalações dos geradores solares, com destaque para os painéis.

Apesar de ser um trabalho consideravelmente maior, se você tiver o capital necessário e o perfil e disposição de um empresário, esse investimento terá uma alta probabilidade de retorno financeiro. Comece analisando as empresas existentes no mercado, aprendendo com seus erros e acertos.

Fazendo manutenção de sistemas de painéis solares

Se você não pretende montar uma empresa própria ou trabalhar diretamente com a instalação dos painéis, você ainda tem a opção de realizar manutenção de rotina em sistemas já existentes. Considerando o quanto esse negócio está crescendo e como ele deve ganhar proporções elevadas, sempre haverá bastante serviço na área.

O nível de especialização necessário para realizar a verificação e manutenção de um sistema de energia solar não é tão elevado quanto o conhecimento exigido para realizar a instalação de toda a estrutura, o que facilita um pouco seu ponto de entrada. Porém, isso não significa que a tarefa não exija especialização. Você ainda precisará estudar bastante para ser bem-sucedido nesse mercado.

Além disso, é bem natural que, depois de trabalhar com manutenção, você migre para outras áreas, criando sua própria empresa e aprendendo a fazer o processo técnico de instalação.

Criando uma usina solar

Esta é uma opção bem mais restrita e que não deve estar dentro da realidade de muitas pessoas. Contudo, para os mais ambiciosos, não é algo tão impossível quanto parece – ao menos, não em menor escala.

Uma usina solar, como o nome diz, é um local onde são instaladas dezenas (ou centenas) de painéis solares, com posicionamento e rotação otimizados para captar mais luz do dia e maximizar a conversão em energia. 

Com esse tipo de recurso, é possível tornar edifícios e pequenos espaços autossuficientes em relação à produção de energia, o que é ótimo para empresas e grupos comunitários.

como ganhar dinheiro com energia solar usina solar

Uma forma mais avançada de trabalhar com energia solar é criando uma usina.

Claro que, em consequência, o investimento nesse tipo de negócio é bem elevado. A quantidade de painéis solares necessários dependerá da demanda do local e do espaço disponível. Sem mencionar que o processo envolvido tende a ser bem mais burocrático, diferentemente do simples desconto na conta de luz.

Se você tiver disposição, pode correr atrás desse negócio no longo prazo. Se você começar com uma empresa própria, pode se capitalizar até ter o suficiente para investir em uma usina, além de construir seu nome e facilitar todo o trabalho com a papelada ao lado do governo.

Oferecendo consultoria e projeção de redes

Outra perspectiva para o futuro, mas que deve ser cultivada desde agora, é de se tornar um consultor na área de energia solar, focando na projeção destes sistemas em maior escala. 

Para isso, não basta ter conhecimento técnico específico sobre o setor; você precisará de muita experiência com a instalação e desenvolvimento de redes, além de um entendimento mais profundo sobre logística e gestão de projetos.

Nesse tipo de carreira, você poderá trabalhar com serviços de maior escala, projetando redes de energia solar para grandes empresas que desejam se tornar mais sustentáveis

Nesses projetos, você terá que fazer o planejamento da instalação, avaliar o local para garantir a viabilidade, definir quantos técnicos serão necessários e qual deve ser o orçamento previsto para sua conclusão.

Em geral, apenas profissionais que já atuam na área por alguns anos é que se tornam consultores. Afinal, é necessário ter experiência de campo para fazer a orientação. Sendo assim, vale a pena começar como técnico de instalação ou mesmo montando sua empresa.

Estes são os métodos mais comuns para tornar a energia solar um negócio lucrativo. Se você aprender o bastante sobre essa tecnologia e for criativo, certamente vai encontrar novas maneiras de fazer dinheiro utilizando esta tecnologia. E como ela continua evoluindo a cada ano, é de se esperar que novas opções surjam em algum momento.

Bônus: “Vendendo” energia solar às companhias de energia elétrica

A última maneira ganhar dinheiro com energia solar é voltada, principalmente, para o consumidor final. Pouca gente sabe como funciona esse tipo de transação, mas no final das contas é um processo bem simples.

Pegue como exemplo uma família que instalou painéis solares em sua casa, ligando-os na rede elétrica. A energia produzida será usada, indiretamente, para o funcionamento de lâmpadas, eletrodomésticos e afins. Então, duas coisas podem acontecer:

  • a energia produzida não ser suficiente e o complemento vir da rede externa;
  • a energia produzida ser suficiente para o abastecimento da casa e ainda criar um excedente.

No primeiro caso, o resultado é simples: a conta de luz ainda virá, porém, muito mais barata do que o normal. Já no segundo caso, o excedente é repassado às companhias de energia elétrica, que utilizarão essa quantidade produzida para o abastecimento de sua rede. Assim, a energia que você não utilizou virá nas próximas contas de luz como um desconto.

Ou seja, você ganhará dinheiro com a produção da energia elétrica a partir dos painéis solares, mas de forma indireta, como um desconto na sua conta de luz. 

Isso acontece porque a energia produzida é automaticamente injetada na rede elétrica da companhia, sendo que o seu uso doméstico é calculado a partir de um sistema de compensação. No médio a longo prazo, isso acaba se traduzindo em uma economia enorme, podendo até mesmo resultar em uma conta mínima.

Como a venda direta de energia para o governo em si é um processo muito burocrático, a melhor maneira de rentabilizar a produção ainda é o ganho indireto por meio da conta de luz reduzida, por esse sistema de compensação via companhias de energia.

como ganhar dinheiro com energia solar vendendo

Equipando sua casa com painéis fotovoltaicos, você pode, de certa forma, ganhar dinheiro com energia solar.

Dicas para ganhar dinheiro com energia solar

Se você se interessou por alguma dessas áreas e pretende atuar no ramo, separamos algumas dicas importantes e que são determinantes para o sucesso de alguém que trabalha com energia solar.

Invista em capacitação

Precisamos ser sinceros e encarar que não basta querer para entrar no ramo de energia solar. Como já mencionamos, trata-se de um assunto complexo, e, por isso, exige muito estudo por parte de quem vai exercer o trabalho.

Comece entendendo a Resolução Normativa nº 482 de 2012, proposta pela Aneel, conhecida por ser a legislação que regulamenta a energia solar no Brasil. Será essencial ter esse conhecimento para saber quais seus direitos e deveres, seja você atuante no ramo ou consumidor.

A Resolução é um ótimo ponto de partida, especialmente porque ela já explica em linhas gerais como funcionam os processos de geração, de compensação e equipamentos, para que depois você se aprofunde nesses temas.

O próximo passo é estudar de maneira mais específica esses processos. Hoje, há uma série de bons cursos na internet sobre energia solar, desde os mais básicos aos mais avançados. Ao aprender, você estará saindo à frente da concorrência e assegurando que prestará um bom trabalho.

Atualize-se constantemente

A geração da energia solar é algo recente em todo o mundo. Por essa razão, é um ramo que continua em constante avanço, com novas pesquisas e tecnologias todos os dias para oferecer equipamentos mais eficientes e sustentáveis.

Além disso, no Brasil, a Resolução Normativa nº 482 foi criada em 2012, mas já teve duas revisões e tem previsão para uma terceira. Esse fato gera novos debates todos os dias entre autoridades, especialistas e a sociedade civil, para que se chegue sempre a um denominador comum.

Graças a essa volatilidade nos detalhes que cercam a energia solar, é impossível que você trabalhe no ramo sem que faça leituras, assista a vídeos e acompanhe as novidades relacionadas. 

como ganhar dinheiro com energia solar atualize-se

Ao trabalhar com energia solar, procure estudar e fazer leituras sobre o tema.

Faça prospecção dos clientes certos

Seja qual for a área, boa parte do sucesso de um negócio começa muito antes da prestação do serviço, na captação e na seleção dos clientes. Esse processo é conhecido como prospecção e deve garantir que você invista seu tempo e esforço nos trabalhos certos, evitando negociações que não estejam dentro do seu planejamento.

Por exemplo: você entrou em contato com uma empresa cuja localização está dentro da sua área de cobertura, disposta a investir um bom orçamento. Entretanto, ao analisar o telhado, você percebe que a estrutura não comporta o tipo de produto com o qual você trabalha. 

Para evitar problemas futuros com manutenção, mesmo que o consumidor cumpra todos os outros requisitos, o ideal é que você, no momento do atendimento, oriente o cliente de que o seu produto não é o mais indicado.

Quando fizer um plano de negócios, trace um perfil ideal de clientes, de acordo com as possibilidades que você tem à disposição, como área de cobertura, orçamento, estrutura. Em seguida, comece a prospecção seguindo essas características.

Tenha bons fornecedores

Se você pretende seguir carreira no ramo de energia solar, ter um bom fornecedor é provavelmente um dos pontos mais importantes do seu trabalho. 

Primeiramente porque, como você deve saber, os materiais e equipamentos relacionados à energia solar não são baratos. Para fazer grandes negociações, é ideal que você encontre uma empresa que transmita confiança e segurança.

Ademais, também é preciso ter boas condições com relação a pagamento, financiamento e logística.

Se você está à procura de como ganhar dinheiro com energia solar, seja um revendedor da Aldo Solar! O cadastro é simples e pode ser feito por meio do site utilizando seu número de CNPJ.

A Aldo é uma empresa com quase 40 anos de história, representante de grandes marcas do mercado de energia solar, como Growatt, Fronius e SMA, entre muitas outras. Para fazer seu cadastro, clique no banner abaixo!

como ganhar dinheiro com energia solar

Compartilhe:
35 comente

Notícias relacionadas