Início » Como funciona o monitoramento de energia solar?

Como funciona o monitoramento de energia solar?

por Alessandra Neris
Como fazer o monitoramento de energia solar

A tecnologia de monitoramento de energia solar garante diversas vantagens na utilização de sistemas fotovoltaicos. Além disso, assegura ao usuário o total monitoramento de energia solar produzida ao longo dos dias, meses e anos de aproveitamento do sistema.

Esse monitoramento ativo é de grande importância para quem opta por investir nessa modalidade de produção de energia. A partir dele, se compreende melhor a dinâmica de operação do sistema, sua performance geral, o real retorno da geração energética e economia de recursos.

Atualmente, softwares e equipamentos eletrônicos, associados ao gerador, fornecem toda a visibilidade e controle que o usuário necessita para monitorar sua instalação. Desse modo, qualquer alteração pode ser detectada e corrigida rapidamente.

A seguir, preparamos um artigo completo para mostrar a você como funciona o monitoramento de energia solar e por que essa ação é tão importante. Continue a leitura e confira!

O que é o monitoramento de energia solar?

Em linhas gerais, o monitoramento de energia solar é a capacidade que o usuário tem de avaliar os dados de performance do sistema.  Por meio de informações concretas, ele pode conhecer o comportamento do sistema ao longo de um período de avaliação. Para exemplificar: o monitoramento pode verificar qual é a quantidade de energia gerada e a economia proporcionada.

Assim sendo, ao instalar um sistema de energia solar em determinado local, o monitoramento é a chave para se avaliar o retorno do investimento. Isso permite conhecer os dados detalhados de produção energética, que são compartilhados por meio de plataformas online, em sua grande maioria.

Como funciona esse monitoramento?

O monitoramento é uma ferramenta primordial para que o cliente acompanhe o desempenho do seu sistema de geração. Como dito, é essa funcionalidade que permite ao usuário avaliar os dados de produção de energia, de forma online, emitindo relatórios baseados em períodos especificados.

Para se ter uma ideia de seu funcionamento, em sistemas mais completos, como o Aldo Solar 365, é possível obter uma análise completa da planta.  É possível, também, levantar dados de consumo, entrada, carga das baterias e, até, programar o consumo da energia em horários de maior demanda.

Além disso, dada a evolução da tecnologia e da energia solar, atualmente, as grandes marcas do mercado trabalham com base em aplicativos para plataformas mobile. São elas: Android e iOS, que fornecem um acesso completo ao monitoramento do sistema, por meio de uma interface personalizada, de simples navegação e leitura.

Qual a importância de monitorar os geradores de energia solar?

O monitoramento de energia solar tem uma série de implicações positivas no aproveitamento do sistema. Além de tornar a gestão da energia utilizada no ambiente mais simples e transparente, esse monitoramento é extremamente útil nos pontos listados a seguir. Confira!

Melhor aproveitamento dos recursos

Com base em dados concretos, coletados dos geradores de energia solar, podemos saber mais precisamente a dinâmica de produção de energia em localidades próximas. Nesse sentido, a empresa que fornece o sistema pode realizar o dimensionamento de novos projetos de maneira mais efetiva. Pode, ainda, entregar mais economia e precisão aos seus clientes.

Garantia da qualidade da energia

O monitoramento do sistema também está intimamente relacionado com a qualidade da energia produzida. A grande quantidade de dados passíveis de avaliação, com auxílio desse recurso, fornece um bom panorama de geração e utilização do sistema. Da mesma forma, facilita a compreensão de como a energia está sendo aplicada no ambiente.

Assim sendo, é possível identificar pontos de atenção e oportunidades de redução de consumo e custos. É igualmente admissível estabelecer um calendário de geração de energia, dos períodos do ano de queda da produção motivada por fatores externos, como os climáticos.

Tudo isso garante um uso mais consciente e eficiente do projeto fotovoltaico. Assim, o equipamento pode ser adaptado de forma ainda mais precisa à realidade do ambiente e da localidade em que se encontra.

Facilidade de manutenção

Outro aspecto bastante positivo do monitoramento de energia solar está relacionado à capacidade de identificação de falhas e inconsistências nos geradores instalados. O revendedor poderá, também, criar uma única planta com todos os sistemas para gerir as informações de forma consolidada.

De maneira remota, por exemplo, é possível ter acesso aos dados de cada sistema. Esses dados consistem em tensão, corrente, geração solar por MPPT, produção diária, comparativos entre instalações, análise de desempenho, etc. Isso permite entender melhor a performance deles, se comparados com sua capacidade.

Assim, sempre que constatadas quaisquer alterações nessa relação, a empresa responsável pode verificar quais são as eventuais causas de quedas na produtividade do sistema. De certa forma, o monitoramento remoto evita que instaladores se desloquem até o local de instalação apenas para avaliar o sistema. Isso resulta em uma grande economia de tempo e de recursos, além de oferecer um serviço ainda mais qualificado ao cliente.

Quais os recursos utilizados para fazer a monitoria?

Nos padrões atuais, para realizar esse monitoramento, é necessário que a planta esteja conectada à internet. Por isso, as grandes marcas de inversores solares, como as comercializadas pela ALDO Solar, já oferecem o monitoramento integrado por meio de interfaces próprias.

Equipamentos ainda mais modernos já contam com a opção de Wi-Fi. Para necessidades mais específicas, como as usinas, é possível conectar vários inversores em um mesmo monitoramento. Isso cria uma rede integrada, que fornece uma visão geral da planta, além de viabilizar uma redução de custos no projeto.

Hoje o monitoramento é de fácil compreensão, uma vez que os aplicativos oferecem as informações de forma clara e didática para o usuário leigo. Ao mesmo tempo, permitem aos instaladores acesso a informações mais técnicas e, apesar disso, o monitoramento precisa ser configurado desde o seu primeiro uso. Esse processo sempre deve ser realizado por um profissional qualificado e que tenha conhecimento sobre sistema fotovoltaico.

Por fim, o monitoramento de energia solar está diretamente associado à qualidade do sistema e à boa execução do projeto. Os dados fornecidos ajudam profissionais e empresas do segmento a prestarem serviços ainda mais robustos, garantindo visibilidade ao usuário quanto ao retorno do valor investido.

Nesse sentido, a Aldo Solar busca oferecer os equipamentos mais modernos, alinhados aos padrões atuais e que garantam a máxima performance das suas instalações.

Veja abaixo o link para as plataformas de monitoramento dos geradores comercializados pela Aldo:

Entre em contato conosco e conheça nossa linha de equipamentos e serviços! Estamos à disposição para auxiliá-lo.

Compartilhe:
0 comentários

Notícias relacionadas

Deixe um comentário