Início » Qual a importância das unidades de medida de energia solar?

Qual a importância das unidades de medida de energia solar?

por Alessandra Neris
A importância das unidades de medida de energia solar

Neste artigo vamos compartilhar com você mais informações sobre sobre a importância das unidades de medida para a energia solar. Além disso, explicaremos o que se deve levar em conta na hora de escolher um sistema fotovoltaico para a geração de energia solar.

Importância das unidades de medida

Para começar, é preciso entender as unidades de medida para assim analisar o seu consumo de energia mensal. A partir desse momento, você terá informações suficientes para escolher um sistema fotovoltaico que atenda suas necessidades no consumo de energia elétrica, seja para produzir toda ou parte da energia consumida.

Você sabe a diferença entre Watt, kW?

As unidades de medida mais usadas no setor de energia solar envolvem a potência elétrica, simbolizada pela letra W, de Watt, que equivale a 1 joule por segundo. A potência é uma grandeza que indica a quantidade de energia que é transformada por unidade de tempo.

É bastante comum vermos a caracterização de equipamentos elétricos por meio da potência, por exemplo, lâmpada incandescente de 100W, lâmpada LED de 12W, chuveiro elétrico com 5.000W e geladeira com 300W.

Portanto, a unidade de medida Quilowatt, ou kW equivale a 1.000 Watts ou 1.000W.

KWh: saiba como identificar o consumo em sua conta de luz

Quilowatts hora (kWh) é uma medida relacionada à energia que é consumida. Digamos que você comprou um chuveiro elétrico com 2kW (2kW = 2.000W) de potência, e utilizou por 2 horas em um dia, sendo assim o seu consumo deste equipamento naquele dia foi de 4.000Wh (watt hora) ou 4kWh (quilowatt hora). Considerando que você utilize esse chuveiro todos os 30 dias do mês por 2 horas ao dia, você irá consumir 120kWh (2Kw*2 horas*30dias=120kWh). Essa unidade de medida é a utilizada pelas concessionárias de energia para informar o consumo em nossas contas de energia.

O que quer dizer kWp?

Para os sistemas de geração de energia fotovoltaica, outra importante unidade de medida é o kWp, sendo que Wp significa Watt-pico. O Watt-pico é o máximo da potência que um módulo fotovoltaico é capaz de produzir, o que normalmente acontece ao meio-dia. Em condições de laboratório o kWp é calculado a uma temperatura da célula de 25ºC, espectro de massa de ar 1.5 e irradiação solar padronizada de 100W/m2, de acordo com a STC (Standard Test Conditions).

Agora que você já conhece a importância das unidades de medida de energia solar, está preparado para escolher os geradores de acordo com suas necessidades de consumo.

Para concluir, você sabia que a ALDO Solar é uma das principais distribuidoras de equipamentos para geração de energia solar do país? São mais de 12.000 diferentes modelos de geradores de energia solar disponíveis na ALDO com equipamentos dos maiores fabricantes globais.

Compartilhe:
0 comentários

Related Posts

Deixe um comentário