Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
PL propõe que veículos híbridos e elétricos sejam isentos de imposto de importação – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil PL propõe que veículos híbridos e elétricos sejam isentos de imposto de importação – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » PL propõe que veículos híbridos e elétricos sejam isentos de imposto de importação

PL propõe que veículos híbridos e elétricos sejam isentos de imposto de importação

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

A qualquer momento a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pode votar o PL 403/2022, proposto pelo Senador Irajá, do PSD- TO. Esse PL propõe que veículos híbridos e elétricos sejam isentos de imposto de importação, fabricados no Brasil, até 31 de dezembro de 2035. Vale dizer que, em 2016, o governo federal reduziu ou zerou a cobrança do tributo a fim de incentivar o consumidor brasileiro a comprar carros elétricos.

O Senado também aprovou em março, a criação da Frente Parlamentar pela Eletromobilidade, proposta pelo Senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL). Seus titulares, por enquanto são os senadores Jayme Campos (DEM-MT) e Carlos Viana (PL-MG).

> Avanço da eletromobilidade: Senado cria frente parlamentar para defender o tema

Isentos de imposto de importação

No entanto, a isenção tributária deixou de valer no início deste ano. Irajá, então, chamou a atenção para o fato de que 80% da matriz energética brasileira pertence a fontes renováveis. Os exemplos são as fontes hidrelétricas, eólica, solar e de biomassa. Portanto, não se justifica a falta de incentivo para o uso de veículos elétricos. Assim, é fundamental que esses carros sejam isentos de imposto de importação.

Dependência de peças importadas

O Senador Irajá ressaltou que nosso país depende da importação de peças para realizar a montagem dos carros híbridos ou elétricos. Ele destacou que ainda não temos uma indústria consolidada na fabricação de insumos, equipamentos e componentes suficientes para dar conta dessa tarefa.

Dessa forma, muitos desses itens são importados da Europa e da Ásia. Por isso, seria muito proveitoso se tivéssemos condições de fazer com que esses equipamentos fossem isentos de imposto de importação. E, é exatamente isso que o projeto propõe. Assim, o impacto seria em torno de 35% do imposto que já é cobrado sobre esses produtos comercializados internamente aqui.

Carros elétricos isentos de imposto de importação

Caso os carros fossem isentos de imposto de importação, conforme pretendido, o custo para o consumidor final brasileiro seria reduzido de 10 a 20% no preço dos veículos elétricos e híbridos. No entanto, ainda há uma distância considerável da viabilidade econômica desses carros. Isso porque a frota movida a combustível fóssil ostenta preços muito menores que os que são movidos a eletricidade, por exemplo.

> Leia mais: Energia hidrelétrica será substituída pela energia solar nos próximos anos

Proibição de motores a combustão a partir de 2035

Vale, também, destacar que a comissão europeia proibiu novos veículos movidos a combustão, incluindo os híbridos, a partir de 2035. A medida também foi adotada por alguns estados norte-americanos.

Sendo assim, o PL propõe que veículos híbridos e elétricos sejam isentos de imposto de importação e seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados. E, sem passar pelo plenário do Senado, caso a comissão de assuntos econômicos a aprove. De acordo com o Senador, o objetivo do PL é aumentar a abrangência do benefício já concedido pelo Poder Executivo.

Dessa forma, pode garantir segurança jurídica para as empresas, uma vez que, transformada em lei, tal incentivo não poderá ser removido sem que o Congresso Nacional autorize.

Carros elétricos isentos de imposto de importação e SP 1ª do ranking em eletromobilidade

Enquanto aguardamos que os veículos sejam isentos de imposto de importação, a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) parabenizou o governador João Doria (PSDB) pela iniciativa em São Paulo. Esse gesto foi divulgado em nota que cumprimentou o governador pelo fomento da eletromobilidade.

Ainda, de acordo com a ABCVE, essa decisão deverá incentivar o crescimento do setor de caminhões, ônibus e veículos eletrificados. E, como São Paulo reduz ICMS para veículos elétrico, o Estado assume a liderança nacional da eletromobilidade.

Apoio às tecnologias limpas e carros elétricos isentos de imposto de importação

Isso acontece em função do apoio direcionado às tecnologias limpas para transporte individual, público e de carga. Dessa forma, estamos dando um grande passo rumo ao incentivo da inovação na indústria paulista. E, da mesma maneira, no sentido de reduzir a poluição do ar, além do nível de ruídos nas cidades. Agora, esperamos, ainda, que os veículos elétricos sejam isentos de imposto de importação.

> Energia hidrelétrica será substituída pela energia solar nos próximos anos

Frota total circulando no país

Esses resultados, portanto, apontam uma frota total de eletrificados circulando no Brasil, que chegou a 56.168 veículos entre 2012 e junho de 2021. Agora que São Paulo reduz ICMS para veículos elétricos, esperamos que esses números aumentem cada vez mais e a nova era dos elétricos chegue para ficar definitivamente.

Essa mudança não pode mais ser adiada ou dificultada por interesses individuais, já que muitos problemas herdados pelo consumo irracional estão apresentando suas contas. Já é tempo de cuidar do planeta e lutar por uma vida mais digna para todos os habitantes do mundo.

Estratégia de descarbonização da VW

De acordo com a estratégia de descarbonização proposta pela Volkswagen, suas emissões de CO2 serão neutralizadas até 2050. E, assim, futuramente, os modelos elétricos se unirão aos híbridos e ao flex com etanol na região.

Em termos de eletrificação voltada à mobilidade sustentável, muitas novidades surgirão em nosso mercado. Assim, vale lembrar que a estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina teve início com o lançamento do Golf GTE híbrido plug-in no Brasil, em 2019.

Em 2021, a apresentação do e-up totalmente elétrico no Uruguai foi o segundo passo. E, o Brasil, recentemente, foi escolhido como sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis destinado aos mercados emergentes.

A Aldo Solar na missão de impulsionar o carro elétrico no Brasil

A Aldo Solar apoia a eletromobilidade por entender que é um caminho sem volta, que maximiza os benefícios de sustentabilidade e economia. Ainda mais caso os veículos híbridos e elétricos sejam isentos de imposto de importação.

São inúmeros os benefícios da energia solar e eletromobilidadeprincipalmente com relação ao baixo investimento dos geradores de energia solar quando comparados aos preços dos carros eletrificados.

Para comprovar esses benefícios, a Aldo possibilita acesso a tecnologias e soluções para impulsionar os veículos elétricos  no Brasil. Um dos exemplos é a garagem solar instalada na sede da Aldo.

1ª garagem solar pública do país

isentos de imposto de importação

A garagem foi montada no modelo de carport solar. É uma estrutura construída com painéis fotovoltaicos para cobrir áreas de estacionamento e gerar energia a partir da luz solar.

Dessa forma, a solução oferece um ganho duplo. Enquanto protege os veículos do sol, as placas captam a luz solar, convertendo-a em “combustível” para abastecer os carros elétricos ou híbridos, que agora podem ser isentos de imposto de importação,

A garagem fica aberta ao público na sede da Aldo 24 horas por dia, de segunda a domingo, de forma totalmente gratuita. Conta, ainda, com três vagas para abastecimento de carros elétricos.

> Como a energia solar atua na recarga de veículos elétricos?

Soluções da Aldo Solar para impulsionar o carro elétrico no Brasil

isentos de imposto de importação

Outra solução que promete impulsionar o carro elétrico no Brasil, são os novos geradores fotovoltaicos com estação de recarga, disponíveis na Aldo SolarDessa forma, eles chegam ao mercado com a tecnologia avançada dos inversores Growatt e módulos fotovoltaicos da Jinko Solar.

E, para quem já está a caminho da sustentabilidade, os novos modelos geradores fotovoltaicos com estação de recarga para carros elétricos Growatt constituem uma fantástica solução para maximizar ainda mais os benefícios da energia solar com uma estação própria de recarga seja em empresas ou residências.

Tudo isso porque são inúmeros os benefícios gerados pela eletromobilidade somados a geração própria da energia por meio do sol para subsidiar o consumo do carro elétrico maximizando o ROI com muito mais praticidade, economia e sustentabilidade. Sem falar nas vantagens os veículos elétricos sejam isentos de imposto de importação.

> Aldo lança geradores fotovoltaicos com estação de recarga para veículos eletrificados

A força que vem do sol

Agora que você já conhece os esforços de vários setores para impulsionar o carro elétrico no Brasil e que estes sejam isentos de imposto de importação, conheça mais sobre energia solar. Comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

isentos de imposto de importação

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Confira também as opções de financiamento da Aldo Solar com a Caixa Econômica Federal!

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating