Deprecated: Required parameter $instance follows optional parameter $active in /var/www/www.aldo.com.br/wp-content/themes/soledad/inc/widgets/posts_tabs.php on line 163
13,7% da GD solar já se concentra no campo – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil 13,7% da GD solar já se concentra no campo – Seja bem-vindo ao blog do maior distribuidor de energia solar do Brasil
Início » 13,7% da GD solar já se concentra no campo

13,7% da GD solar já se concentra no campo

por Alessandra Neris
Publicado Última atualização em

Você sabia que 13,7% da GD solar já se concentra no campo? Neste mês celebramos o Dia do Campo, uma data criada para conscientizar a sociedade sobre a relevância do meio rural para a economia nacional. Além disso, é uma oportunidade de homenagear todos os trabalhadores diretos e indiretos, envolvidos com atividades do setor.

Em atenção a essa data, vale conferir um levantamento sobre como a GD solar já se concentra no campo e nas propriedades rurais do país todo. A energia solar ocupa até mesmo o terceiro lugar no ranking de potência instalada em geração distribuída de energia solar.

> Saiba mais: Energias Renováveis em alta: saiba mais sobre esse setor

GD solar já se concentra no campo: dados da ANEEL

A GD solar já se concentra no campo com um número expressivo. Os dados trazidos pela ANEEL indicam que essa é a classe de consumo responsável por cerca de 13,7% da potência instalada no Brasil. Assim, são mais de 75,8 mil sistemas fotovoltaicos instalados e aproximadamente 109,1 mil unidades consumidoras recebendo seus devidos créditos.

São propriedades rurais que hoje respondem por um pouco mais de 1,44 GW. 13,7% da GD solar já se concentra no campo e fica atrás apenas da potência instalada nas residências e nos estabelecimentos comerciais. Esses sistemas contam, hoje, respectivamente, com 4,8 GW e 3,37 GW.

GD solar já se concentra no campo: de janeiro a abril

Segundo a ANEEL, apenas entre os meses de janeiro e abril de 2022, 12.837 sistemas fotovoltaicos foram instalados nas propriedades rurais do país. E isso foi um incremento de 208.221,67 kW de potência instalada. Em abril de 2021, o segmento rural apontava cerca de 819 MW de potência instalada. Então, até abril de 2022, GD solar já se concentra no campo com um aumento de mais de 75%.

> Saiba mais sobre energia solar nas granjas

OFF GRID: Estrada livre para o desenvolvimento

No universo da energia solar, quando se fala em criar oportunidades, um exemplo prático é garantir que essa tecnologia chegue em áreas remotas. Como é o caso de algumas áreas rurais, já que3,7% da GD solar já se concentra no campo. As áreas rurais apresentam potencial de desenvolvimento e geração de renda, no qual a rede de energia elétrica convencional não chega.

Os sistemas de geração de energia solar OFF GRID são ideais para essas situações, uma vez que não possuem conexão com a rede pública de energia, liberando o usuário da conta de luz. Um conjunto de baterias estacionárias armazenam o excesso de energia gerado pelas placas fotovoltaicas. Os inversores fotovoltaicos em conjunto com os controladores de carga preparam essa energia para ser utilizada a qualquer momento, alimentando o que for necessário, mesmo nos momentos em que o sistema não esteja gerando energia.

Sistemas OFF GRID para o campo suas utilizações

Geradores com bomba solar ou motobombas

GD solar já se concentra no campo

Você sabia que é possível utilizar um gerador de energia solar para o bombeamento de água? Esse gerador permite a alimentação por meio de corrente contínua (energia solar) e alternada (energia padrão). Além disso, proporciona maior eficiência com a possibilidade de funcionamento 24hs por dia.

O bombeamento por energia solar dispensa o acesso à rede elétrica, além de ter baixa manutenção e não necessitar de combustíveis fósseis para seu funcionamento. Sua instalação também é simples e rápida, sem falar nas qualidades da fonte de energia: limpa, inesgotável, silenciosa e renovável. Além dessas vantagens, apresenta baixo investimento inicial, excelente custo-benefício e menos tempo de retorno do investimento.

Baterias: armazenamento de energia solar

O armazenamento de energia por baterias ganhou espaço enquanto os preços das baterias recuam. De acordo com dados da Bloomberg New Energy Finance, o preço de baterias de íons de lítio despencou mais de 75% entre 2010 e 2018. E, é a segunda tecnologia que mais barateou no setor elétrico mundial.

GD solar já se concentra no campo

As baterias são usadas como backup para viabilizar o consumo nos horários de pico. Além disso, são úteis para proteger as instalações fotovoltaicas contra surtos e falhas de fornecimento.

Também são usadas para armazenar a energia gerada, eliminando a necessidade de conectividade na rede elétrica, como é o caso do meio rural. Portanto, isso significa dar aos consumidores maior liberdade e autonomia, além de contribuir para ampliar a participação da fonte solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira.

Dados do momento

Agora, de acordo com dados da ANEEL, os estados em maior destaque são:

  • Minas Gerais, com 393.571 kW;
  • Rio Grande do Sul, com 211.446 kW e
  • Mato Grosso, com 153.521 kW.

A GD solar já se concentra no campo e o produtor do campo já compreendeu que a energia elétrica é um elemento essencial para a lucratividade das propriedades rurais. Dessa forma, ao gerar sua própria energia, todos podem economizar com eletricidade e aproveitar para investir em outras necessidades do negócio.

Linhas de crédito

Com as adesões crescendo cada vez mais, a energia solar tem recebido novas linhas de financiamento junto a bancos e ao Governo Federal. Nesses contratos, as taxas de juros são bem atrativas e os prazos de pagamento, diferenciados.  Além disso, 13,7% da GD solar já se concentra no campo, o que potencializa as oportunidades para os produtores rurais.

Cooperativas

Temos as atrativas linhas de crédito rural juntamente com as cooperativas de alimentos, que incentivam novos produtores de peixes, aves e suínos. Isso tudo faz da energia solar no campo um dos melhores negócios desse mercado. Se destaca, portanto, como um dos maiores potenciais do setor.

Alternativa para redução da conta de luz

Tivemos aumentos constantes das tarifas de energia elétrica nos últimos meses. Dessa forma, muitos produtores continuam procurando, cada vez mais, a energia solar fotovoltaica como alternativa para reduzir a conta de luz. Com isso, melhoram os resultados financeiros e contribuem com a questão ambiental, gerando a própria energia com impactos mínimos à natureza. Não à toa, 13,7% da GD solar já se concentra no campo.

Confira, a seguir, os números relativos à GD solar rural e à GD total:

Rural GD solar:

  • Número de sistemas: 75.881
  • Sistemas recebendo créditos: 109.114
  • Potência instalada: 1,44 GW

Total GD solar:

  • Número de sistemas: 984.852
  • Sistemas recebendo créditos: 1.243.709
  • Potência instalada: 10,51 GW

Marco regulatório é favorável a energia solar no campo

A GD solar já se concentra no campo. Assim, conforme temos acompanhado, a geração de energia solar por meio da GD é objeto da lei 14.300/2022 que disciplina seu marco regulatório. Com isso, será possível definir regras que facilitem a vida de pequenos produtores rurais, proporcionado segurança jurídica para esse setor.

As interrupções do fornecimento de energia solar no campo acarretam prejuízos incontáveis para os produtores rurais, principalmente os de aves, leite e suínos. Por isso, os micros e minigeradores deverão custear apenas a tarifa sobre o consumo excedente.

> Leia mais: Avicultura movida à energia solar avança no Paraná

Energia solar como melhor alternativa

A matriz energética do país tende a se transformar cada vez mais, em razão da crise hídrica. Já chegamos a um patamar em que não podemos mais contar apenas com as usinas hidrelétricas, que nem sempre chega até a zona rural.

Nesse cenário, a energia solar é a melhor alternativa disponível e já é uma realidade em mais de 37 mil estabelecimentos rurais no território nacional.  Assi, 13,7% da GD solar já se concentra no campo e é uma fonte que reduz significativamente os custos, ajuda na produtividade e melhora a qualidade de vida do agricultor.

A força que vem do sol

Agora que você já sabe que  13,7% da GD solar já se concentra no campo, conheça mais sobre energia solar. Comece agora mesmo a traçar o seu plano de ação para aderir a essa fonte renovável. Por isso, acesse o site da Aldo Solar e confira os produtos.

GD solar já se concentra no campo

Caso prefira, entre em contato com nossa equipe de vendas. Se for consumidor final, acesse a CALCULADORA ALDO SOLAR, faça uma simulação do produto e agende uma visita técnica que um revendedor da Aldo irá atendê-lo. Confira também as opções de financiamento da Aldo Solar com a Caixa Econômica Federal!

> Leia também: Como se tornar uma revenda Aldo Solar!

Notícias relacionadas

Leave feedback about this

  • Rating